Fa e Fe

seraquechegamos

Somos um casal de brasileiros que, como muitos outros, compartilha a paixão por viajar, se desafiar, conhecer o diferente e questionar a forma de ver as coisas. Desde o início de nossa relação, cultivamos um sonho: o de fazer uma volta ao mundo.

Também como muitos outros, nos dedicamos bastante em estudos e carreiras, buscando sucesso profissional, para construir uma vida bem estruturada e bem provida de tudo o que se faça necessário no futuro.

Com o passar dos anos, seguindo sempre por um mesmo caminho, evoluindo em determinados campos de conhecimento e de vida, começamos sentir a necessidade de desenvolver novas habilidades, sair de nossas zonas de conforto para não correr o risco de cair no lugar comum, sendo levados pela correnteza. Era hora de tomar uma decisão: se quiséssemos colocar nosso sonho em prática, teria que ser naquele momento.

Apesar de todas as incertezas e dificuldades, sentimos que era hora de vivenciar experiências diferentes, de mudar um pouco o rumo de nossas vidas antes de continuar.

O que vem daqui para frente é incerto, mas convidamos vocês a seguirem nossas aventuras nesta experiência. Certamente daremos inúmeras cabeçadas ao longo da jornada, mas esperamos que elas também nos ajudem a voltarmos pessoas melhores.

Vamos em busca das cores, culturas e sabores dos mais diversos povos ao redor do mundo e, mais do que isso, em busca de crescimento pessoal e de um novo olhar.

E, quem sabe, talvez também possamos inspirá-los a realizarem seus respectivos sonhos.

Será que chegamos?

Europe » Spain » Galicia » Ourense June 28th 2012

Depois de um mês acordando cinco e tantas da manhã, caminhando entre 20 e 30 km por dia e carregando a “vida” nas costas, precisávamos de um pouco de descanso e fomos busca-lo no melhor lugar possível: na casa dos Abuelos (do Fe), ali mesmo na Galícia. No estado em que nos encontrávamos, uma simples noite de sono em uma cama macia com lençóis limpinhos e mantas quentinhas, num quarto silencioso, escuro e privativo, após um longo e revigorante banho com água quente e abundante, encerrado com uma toalha felpuda e um pijama cheirosinho já era tudo com o que sonhávamos! Mas na casa dos abuelos, isso foi só o começo. Numa missão clara de voltar a rechear nossas bochechas, trazendo de volta nossos quilinhos perdidos, além de garantir dois novos fanáticos pela deslumbrante gastronomia galega, ... read more
Castanhas ao forno
Trilhas galegas
Coto do Castro

Europe » Spain » Galicia » Santiago de Compostela June 23rd 2012

A única mudança que programamos fazer em relação ao roteiro do guia foi fazer em 3 dias um percurso sugerido para 2 dias, nos 67km que antecedem Leon. Com o físico melhor nessa altura do caminho, até poderíamos encarar os dois dias, mas achamos mais prudente evitar possíveis contusões por um excesso de confiança. As manhãs estavam bem frias nessa etapa da jornada e chegamos a nos arrepender de não termos trazido luvas. Mas o tempo melhorou ao longo do dia e fomos muito bem neste trecho. Passamos Sahagun, famosa por suas igrejas feitas com tijolos à vista e que estava preparando terreno para sua corrida de touros (similar à de Pamplona, mas realizada no dia de San Juan) e paramos em Bercianos del Real Camino. O pueblo não tinha nada demais, mas foi uma grata ... read more
Textura da castilha
Campos de cereias : León
Ponte de Órbidos

Europe » Spain » Castile & León » Burgos June 6th 2012

Acordamos bem cedo no dia 5 de caminhada. As bolsas de gelo e anti-inflamatórios – que, aliás, são bem mais baratos aqui na Espanha do que no Brasil - parecem ter feito efeito e resolvemos seguir adiante de acordo com o que nossos corpos permitissem. O dia se iniciava com um trecho de subida intensa e depois uma descida mais longa e (graças a Deus) menos íngreme, num longo trecho de 29Km. Como nossa situação era incerta, já mapeamos uma possível parada de pernoite anterior 8km antes. A estratégia de sair bem cedo, num ritmo bom antes de o sol ficar mais forte funcionou bem e avançamos rapidamente. O ponto negativo foi que tão aguardada fonte do Monastério Irache, com torneirinhas servindo água e vinho – isso mesmo, vinho!! - para os sedentos peregrinos, ainda estava ... read more
Pablito e a Fá
Logrono
Campo florido

Europe » Spain » Navarre » Estella May 28th 2012

Pouco tempo após entrarmos no agradável e tranquilo bosque que, segundo dizem, outrora fora palco de violentas caças às bruxas, já chegamos a um primeiro pueblo, onde encontramos um mercadinho aberto para comprar um iogurte como café da manhã. Seguimos por belos bosques, campos e pequenos pueblos e, antes que nos déssemos conta, já havíamos percorrido mais da metade do percurso do dia, e selecionado, entre os galhos caídos, aqueles que seriam nossos primeiros cajados da jornada. Fizemos uma parada de meia hora para recobrar as energias e seguimos adiante. Porém, com o passar das horas, a paisagem vai mudando, o sol se colocando a postos e a mochila vai ficando cada vez mais pesada. Uma passagem um pouco mais descampada e um sol mais forte na nuca já foram suficientes para que tivéssemos que nos ... read more
Zubiri
Pamplona
Pico del Perdón

Europe » Spain » Navarre » Roncesvalles May 23rd 2012

Após essa breve passagem pelo país basco, finalmente chegamos ao momento que tanto aguardávamos: o início do Caminho de Santiago. Esse seria o verdadeiro início de nossa viagem, mergulhando mais a fundo em uma experiência realmente diferente e transformadora. O flerte com o caminho já existe há muito tempo, principalmente pela origem galega de um de nós (Fe). Todo o desafio físico, mental e até espiritual que uma peregrinação dessa duração representa, sempre foi um estímulo muito grande para nosso imaginário. Principalmente nesse caso, podendo ser uma verdadeira virada de página para nossa nova fase de vida. O caminho de Santiago nasceu como uma peregrinação religiosa por volta do século IX. Segundo se conta, após a ressureição de Cristo, os apóstolos começaram a espalhar suas palavras em terras desconhecidas e Tiago seguiu até Finisterrae, ponto ... read more
Estrada Pamplona/Roncesvalles
Albergue velho de Roncesvalles
Roncesvalles

Europe » Spain » Basque Country » San Sebastián May 18th 2012

San Sebastián - ou Donostia, em basco - é uma charmosa e divertida cidade de aproximadamente 190 mil habitantes, localizada no litoral do país basco espanhol, muito próximo à fronteira com a França. Tranformada na capital do reino de Navarra em 1174, a até então vila de pescadores começou a se desenvolver e, graças à sua estratégica localização, se transformou em palco de inúmeras batalhas, conquistas e reconquistas durante séculos subsequentes. A última retomada foi das mãos de Napoleão, em 1813, quando a cidade foi toda incendiada, restando apenas uma rua do bairro antigo, a calle 31 de agosto, nome que relembra a data do incêndio. A partir daí, sua reconstrução foi totalmente planejada, ganhando uma forma octagonal já implementada com sucesso em Paris. A arquitetura das ruas do bairro antigo foi preservada, mas as fachadas ... read more
Catedral de San Sebastian
Gastronomia premiada
Peine de los vientos

Europe » Spain » Basque Country » Bilbao May 15th 2012

Já pensando em mergulhar de cabeça nessa nova fase de vida, nossa ideia foi começar a jornada pelo Caminho de Santiago de Compostela, uma experiência que buscávamos há tempos - da qual falaremos mais em um próximo post - e que se inicia, tradicionalmente, na froteira entre Espanha e França. Assim sendo, resolvemos aproveitar a oportunidade para já conhecer algumas das principais cidades do País Basco espanhol, região localizada a norte do país e muito conhecida pelos seus movimentos autonomistas e indepedentistas. Os Bascos tem, de fato, um senso de identidade cultural muito forte, o que fica evidenciado pela valorização do idioma local, o Euskara, e pela falta de identidade que costumam sentir com o resto do país. A região histórico-cultural basca contempla as comunidades autônomas do País Basco e de Navarra, na Espanha, e o ... read more
Casco Viejo
Rio Ibaizabal
Pintxos

South America » Brazil » São Paulo » Campinas May 14th 2012

Somos um casal de brasileiros que, como muitos outros, compartilha a paixão por viajar, se desafiar, conhecer o diferente e questionar a forma de ver as coisas. Desde o início de nossa relação, cultivamos um sonho: o de fazer uma volta ao mundo! Também como muitos outros casais, nos dedicamos bastante em estudos e carreiras, para construir uma vida bem estruturada e bem provida de tudo o que se faça necessário no futuro. Crescemos, evoluímos, amadurecemos bastante. Mas após alguns anos seguindo sempre por um mesmo caminho, evoluindo em determinados campos de conhecimento e de vida, mas não tanto em outros, começamos sentir a necessidade de desenvolver novas habilidades e sair de nossas zonas de conforto para não correr o risco de cair no lugar comum, sendo levados pela correnteza. Era hora de tomar uma decisão: ... read more

Tot: 0.325s; Tpl: 0.007s; cc: 17; qc: 79; dbt: 0.2068s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb