8º dia

North America » United States » Utah » Moab
August 26th 2005
Published: September 20th 2005

A longa caminhadaA longa caminhadaA longa caminhada

Aqui vamos nós em filinha, tentando aguentar o imenso calor e só a pensar numa coisa: RIO!!
09h00 - Desta vez, pudemos acordar mais tarde e, como todas as nossas tendas estavam à sombra de umas rochas enormes, mantinham-se frescas. Estávamos, portanto, de baterias carregadas para o resto do dia, que seria preenchido com uma descida no Rio Colorado, numa zona de rápidos bastante violentos. O plano era fazermos uma mochila (para andar às nossas costas) para os dois dias seguintes. Ou seja, tinhamos de levar saco cama, colchão, uma muda de roupa, botas, sandálias, etc... E íamos ter longas e pesadas caminhadas pela frente, avisou-nos o Dave. "Por isso, tentem poupar no peso do que levam na mochila", acrescentava ele.
Entretanto, o pequeno-almoço começou a ser feito. Sim, o mesmo de sempre... mas que sabia mesmo bem, embora em Portugal eu não tenha a mania de comer este tipo de coisas. Mas era dos ares, que faziam abrir o apetite.

11h00 - Arrumados os grandes sacos no Jeep, restou-nos a mochila nos ombros para seguirmos viagem. Começámos então a caminhada, sob um Sol escaldante... só pensávamos em chegar ao Rio o mais depressa possível. O mais difícil foi a última parte, em que descemos um monte altíssimo a pique, com o Rio ali em baixo a
Preparados para a descidaPreparados para a descidaPreparados para a descida

... e o rio também preparado para nos engolir. É pena não ter fotos (ainda) dos rápidos fantásticos. Assim que tenha, ponho aqui.
olhar para nós. Todo o cuidado era pouco, por forma a não escorregarmos nas pedras soltas. À medida que íamos andando, as pernas tremiam cada vez mais... não de medo, mas sim de esforço, já que a descida era mesmo muito íngreme.

12h30 - Atingimos a margem do Rio e ficámos ali debaixo de umas árvores a almoçar. Muito gostavam eles de nos dar sandes e tudo servia para meter dentro das duas fatias de pão. Mas com o apetite com que estávamos, eu era capaz de comer aquelas sandes (que até eram bastante saborosas) a todas as refeições.
Depois de comermos, vestimos os coletes e entrámos nos barcos insufláveis. No meu barco ficou o Artum, a Sara e a Pia, com a guia Kelly (sim, a Heidi sardenta estava de novo connosco).

13h30 - A Kelly começa por dizer que íamos apanhar 30 rápidos!! Bem, ficámos mesmo todos excitadíssimos, já que ia ser quatro vezes mais dos que tinhamos feito no outro dia. E ainda por cima, bastante mais violentos.
Bem, a partir daqui qualquer descrição, por mais pormenorizada que seja, não faz jus ao que se passou no Rio. Foi mesmo uma sensação única, entrarmos em
Rio abaixo a motorRio abaixo a motorRio abaixo a motor

Depois da tempestade... a bonança. Cansados que estávamos, sabia mesmo bem ir de boleia no barco a motor.
rápidos selvagens, rodeados de canyons enormes, com ondas de quase 3 metros, a sentirmo-nos sacudidos por todos os lados, mas sempre a remar com toda a força que conseguíamos.. "Paddle Hard" - fartava-se de dizer a Kelly.
Num dos rápidos, o barco virou-se praticamente todo de lado, tanto que eu pensei que ia mesmo virar. Vem então uma onda que me apanha a mim e à Sara, que íamos na parte esquerda do barco, e nos atira à água, no meio do rápido. Fomos levados abaixo de água e provavelmente passámos por baixo do barco. Quando vim à tona, rapidamente consegui agarrar as cordas do barco e puxaram-me para dentro. Isto tudo sem nunca ter largado o remo das mãos. Entretanto, salvámos também a Sara das águas turvas e violentas e, num ápice, recomeçámos a remar todos, de forma a sairmos do meio do rápido.
A queda na água, no meio do rápido, foi uma sensação excelente!! O melhor do dia, definitivamente.
Apanhámos mais alguns rápidos violentos e houve mesmo num, em que tentámos virar o barco, para ir tudo à água. De facto, tentámos esse rápido 2 vezes. Saímos e levámos o barco por terra, até ao início do rápido novamente, para tentarmos virá-lo. Mas o que é certo é que nos esforçámos e ninguém foi à água.

17h30 - O último rápido era daqueles de meter respeito, com enormes rochas e ondas violentas, onde era preciso ter a destreza suficiente para as ziguezaguiar. Neste rápido apanhámos um banho completo... houve uma onda que nos passou completamente por cima. À saída do rápido, ríamos que nem uns perdidos, resultado da adrenalina causada pela experiência empolgante.
Só depois de pararmos de remar é que vimos como estávamos cansados. Agora sabia mesmo bem ir o resto do caminho no barco a motor.

19h00 - Chegámos, por fim, a uma praia de areia fina e branca do lado direito do rio. Era o local do nosso acampamento. Num ápice, o pessoal que vinha connosco no barco começou a montar a cozinha, enquanto eu e o Sasha fomos arranjar lenha para acender a fogueira. Havia também umas grelhas com carvão onde se começaram a assar umas carnes, fazendo libertar um aroma que invadiu toda a praia. A acompanhar o barbecue tinhamos batata assada, cebola salteada, arroz e salada... e no fim um bolo de chocolate acabado de fazer!! O que é que nós queríamos mais??

21h00 - Depois de nos regalarmos com aquele manjar (que repeti duas vezes), fomos para perto da fogueira, que já ardia com bastante intensidade. Ali, começámos a contar histórias macabras uns aos outros, acerca de espíritos, acerca de assassinos à solta, etc. Qualquer história impressionava as raparigas do grupo e havia mesmo uma que ficava com a cara repleta de lágrimas: sim, era a Sara, a espanhola chorona. 😊 Contaram-se também diversas histórias de antigos índios ali da zona e da tentativa deles em afastar os intrusos das suas terras.

00h00 - Estivemos ali no calor da fogueira durante mais um bocado e depois fomos deitar-nos, que o dia de amanhã ia começar cedo. Desta vez não tinhamos as tendas connosco e, portanto, dormimos sob um céu repleto de estrelas, apenas com o saco cama. Foi espectacular, o facto de adormecer a olhar para as estrelas e para uma lua cheia enorme, que iluminava completamente o rio, dando-lhe uma tonalidade prata.

Tot: 0.115s; Tpl: 0.011s; cc: 5; qc: 46; dbt: 0.0547s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb