Mochilon-introduction


Advertisement
Europe
March 23rd 2011
Published: June 20th 2011
Edit Blog Post

Idéias malucas estao sempre presentes em minha vida, mas tenho que admitir que essa foi uma das melhores que já tive: Mochilar 5 meses na Europa. Bem, já para a minha mae, não foi a melhor idéia do mundo, pois quando ela me perguntou quais eram os meus planos para o próximo semestre, e eu respondi que a partir do final de Marco, até voltar pro Brasil em Agosto, irei viajar sem parar pela Europa, ela deve ter pensado que tinha tomado muita cerveja no dia, ou que o frio estivesse afetando meus neurônios... felizmente, nada disso! Veja bem, na verdade, comecou assim ó:

Era uma vez um menino que queria ir para a Alemanha, e por sorte, conheceu uma família alema que era amiga da amiga de sua mae, e que após trocarem alguns e-mails, decidiram fazer um intercâmbio bem informal: simplesmente, trocaram de família. Mas a menina que veio para o Brasil, não queria passar mais de 6,7 no Brasil, e já o menino, queria ver todas as estacoes da natureza por lá, e passar exatamente um ano fora, e assim foi decidido, que ele ficava um ano com eles, e a menina voltava mais cedo, sem problema, todos felizes.

Maaaaas, desde o comeco, sabia que seria meio estranho e teria muita gente em casa a partir do segundo semestre de intercâmbio, onde a menina já estivesse de volta pra casa, e após várias tentativas frustradas em conseguir estudar em outra cidade no seguinte semestre, o menino não sabia muito o que fazer, se continuava em Aalen, estudando e morando com os estudantes internacionais, ou com a família mesmo, ou mudar pra outra cidade na loucura, ou casar com uma princesa e morar num castelo da família, etc...

Até que num belo dia, lá pra Dezembro, voltando pra casa a pé, devido às favoráveis circunstâncias, rolou aquele "clic" na cabeca: pois tinha perdido o ônibus pra casa, pois estava sem a chave de casa, que havia perdido na festa no dia anterior, e depois da Gastmutter ficar bem bravinha de ter perdido o chaveiro favorito dela, e também não havia ninguém em casa para abrir a porta, etc, e acumulando com outros stresses ocorridos previamente, somando o frio desgracado, a fome, a ressaca, a neve escorreadia, cansado, mais frio, sem chave... bi... bi, bi , bibibibibi ...

BOOOOOOMMMMMMM!!!! Tchau Aalen, nossa relacao chegou ao fim!

Engracado com algumas coisas aparentemente ruims acontecem, mas que no final, se não fossem por elas, teríamos feito outra escolha, que levaria a vida para outro caminho totalmente diferente. Escolhas são coisas poderosas! E isso é uma coisa a se pensar....

Na caminhada de 1 hora para casa meio puto da vida, lembrei de uma conversa que tive com a minha Gastmutter, sobre como eu tinha parado na Alemanha, e como tive a sorte de ter uma família com que morar, blá blá, papo de velha. Ai lembrei que nos protótipos de idéias de vir para cá há alguns anos atrás, uma foi

“bem, muito simples: viajar, chegar visitando cada parente meu por 2 semanas, e quando o número de parentes acabar, eu volto pro Brasil... que ideia maluca eu tinha, não? eheheh”

Mas processando essa conversa ao voltar caminhando puto pra casa, pensei: ué, não é que essa ideia é boa, mesmo??? Depois de algumas semanas matutando sobre a idéia, fiz um esboco dos amigos da família e parentes que potencialmente eu poderia visitar, e fazendo as equacoes, derivando x, y dias por anfitriao, deu que a soma do quadrados do catetos era igual a porra do mochilao que iria fazer caralhooo!!!!

O que acontece, é que sou MUITO sortudo. Meus avós por parte de pai alemaes, mesmo morando do outro lado do oceano, sempre mantiveram contato com muitos parentes, e são muito queridos por todos, consequentemente, o netinho exótico-brasileiro deles é mais que bem vindo para visitá-los! E o número de familiares que tinha aqui, triplicou-se desde quando cheguei na Alemanha, com somente alguns números de alguns familiares mais chegados dos meus avós. Mas quando fui ligando de um em um, dizendo pra ficar esperto, que tou na área, fui apresentado a irmaos, avós, tios, coelhos (…), e praticamente, cada um mora num canto diferente na Europa - coisa muito comum aqui, diferente do Brasil onde, geralmente, a grande parte da família se encontra na mesma cidade, ou mesmo estado. Por sorte minha, isso aqui não acontece muito, e descobri que tenho amigos e parentes espalhados por toda a Europa ocidental. Junta-se essa galera com alguns amigos dos meus pais que eu conhecia do Brasil, mas que moram aqui também, e caso nao haja lugar para ficar, sempre tenho na manga o www.couchsurfing.com , e vualá!

Não disse que eu era sortudo?

Estava pensando em fazer um mochilao desde o comeco (claro! drrr, vir pra Europa só pra estudar??? ...) mas pensei também: se eu estiver estudando na faculdade, e tiver só os finais de semana livres, vou torrar uma grana imensa para passar só 3 dias fora e ter que voltar pra Aalen, ou seja, as viagens iam ser caras e curtas. E se deixasse pro final, teria somente 1 mês para viajar, e tem coisas na vida que melhor nao fazer com pressa, correto? Nesse mochilao, poderia passar um tempo consideravelmente maior em cada cidade, e tentar fazer um percurso, entre as cidades e países, o mais linear possível (mas ôo coisinha difícil!), pois tempo tenho de sobra, mas custos, no meu caso, é um fator beeem limitante (será que sou o único com esse problema?).

E detalhe crucial: sem o maldito frio e neve!!! =D

E foi assim que outra ideia maluca nasceu! Eeeeê! Depois de matutar sobre o assunto, peruntei pro meu Gastvater o que ele achava da ideia, e ele me deu o maior apoio! Quando o questionei sobre ficar mais um semestre na faculdade, e aprimorar meu currículo, ele disse que eu iria aprender muuuito mais numa viagem dessa do que sentado na sala de aula, e se eu tenho essa oportunidade, era melhor que eu a agarrasse!

Passei os meses de Fevereiro e Marco pesquisando roteiros, precos, ligando pra galera e vendo se podia chegar na casa deles, precos de passagens, blog de viagens ( destaque: http://thedromomaniac.com/ esse cara merece um nobel! O meu Guru de viagens, vale muito a pena ler o que ele tem pra dizer - meio que um tiro no pé botar esse link aqui, pois o cara é o ninja das viagens, e espero que vcs nao abandonem meu humilde travelblog após ver o site dele! 😊 ,bem, voltando - essas semanas antes do mochilao foi um puta trabalho e tive que repensar e refazer várias vezes o quebra cabeca dessa viagem! Pois tenho vários "compromissios" e datas a cumprir, e nao estaria tao solto assim a ponto de ir para qualquer lugar que me desse na telha! (bem, só algumas vezes ^^)

É, quem acha que estou de férias, se engana! :p

Também tentei arrumar algum emprego para dar aquele help nos custos, mas no inverno, tudo na vida fica mais difícil e devagar, e nem rolou um extra financeiro.. mas de boa, pensamento positivo: melhor pensar pelo lado que - simplesmente- teria apenas que utilizar minhas técnicas de murrinhagem mais vezes! e outra máxima: é na murrinhagem que mora a aventura! Se fosse milionário, nao tivesse que calcular precos das coisas, iria sempre com meu jato particular, e a viagem nao teria adrenalina alguma... Tinha grana acumulada de trabalhos e festas, and the time has come para investí-los!

(SIM!!!! Se você um dia reclamou dos precos das festas lá de casa, que estava caro, ou que o Erik é um porco capitalista que cobra 5 reais, agora, você ve onde o dinheiro é investido, e hoje, disponibilizo um blog cultural e de 0800 somente pra você! =D

Bem, finalizando aqui, nos últimos dias antes do Mochilao comecar, pela minha expressao, eu não parecia tao animado assim, pois no primeiro dia oficial da viagem, quando sentei no trem em direcao ao aeroporto, estava tremendo de nervosismo. Pela primeira vez em minha vida desde que saí da barriga da minha mae, não tinha ideia do que iria acontecer/do que esperar nos próximos 5 meses, e meu record de tempo fora de "casa" era de 2 semanas, e se parar pra pensar, 5 meses é coisa pra caralho! Lembro do meu aniversário de 5 meses de Alemanha, e pensava o quanto tinha vivido e visto (e isso morando em Aalen!!!! ) nesse tempo, agora imagina mais 5 meses unleashed pela Europa? Só de pensar era o suficiente para o meu sono chegar 2 horas mais tarde todas as noites...

Nos 7 meses de Alemanha e viajando bastante nos finais de semana, peguei os macetes gerais do velho continente (e acreditem, isso faz uma puta diferenca em comparacao ao viajante de primeira viagem!), somando isso com uma barriga gigante e acumulada de reservas de carboidratos e lipideos, estava mais que preparado... Pelo menos, era isso que eu achava antes de acordar para o mundo com o meu primeiro destino: Londres. E acho que não tinha cidade melhor para ter comecado meu mochilao, pois deu para ter uma BOA nocao do que estava por vir nos próximos meses...

Perguntas frequentes:

Quem te financia?
-mim mesmo e minhas murrinhagens de longos anos no Brasil, e com algumas poucas excecoes e devido a restricoes de pagamento, cartao de crédito do papai.

Na lata: Quanto de grana vc tem?
- com tudo, tento acabar o mes com 450€ (na verdade, poderia ser um pouco mais, mas para medidas de seguranca: 15€ mesmo)

Orientacao de países?
- primeiro por familiares/caminho mais lógico/distancia entre destinos/interesse pelo país/salário mínimo do país (resumindo: Portugal e países nórdicos estao fora de cogitacao)

Sozinho? Nao é difícil nao?
- Sim! Ficar de boca fechada e aprender a conviver consigo mesmo é um puta exercício, e solidao é muitas vezes vista como algo ruim pela sociedade, mas eu já a vejo como necessária e importante para o crescimento . No primeiro mês, essa solidao de multidao foi foda pra caralho!!! Estar num lugar bacana, e nao ter ninguém do lado com quem falar alguma merda, zuar um turista japa zela, ou comentar da deusa ruiva nórdica passando de bicicleta... foda... Mas como -quase- tudo na vida é uma questao de costume, aprendemos a curtir com nós mesmos, e de boa! 😊 Mas sempre sei que à noite, tenho meus ótimos diversificados anfitrioes para trocar uma boa conversa sobre o lugar e histórias da vida.

Essa é uma grande discussao, e varia de pessoa para pessoa qual é o melhor jeito de viajar. No meu caso tinha que ser sozinho, ainda mais sabendo que muita gente nao encara os extremos de murrinhagem e muito menos, topam umas idéias malucas que eu tenho. E viajando sozinho, nao perco tempo nenhum discutindo com alguém sobre o que fazer, interesse de cada um, etc, também, conheco muuito mais pessoas ao andar sozinho pois simplesmente, as circunstâncias favorecem que vc se relacione com desconhecidos. Ou seja, é de BOA!!!

Por que viajar?
- a vida tem que ser vivida, e acredito que ao viajar, conhecendo gente de tudo que é tipo, passar por lugares e situacoes diferentes, e mais infinitas coisas que rolam, é uma das melhores experiências que a vida tem para oferecer, e boas oportunidades estao sempre passando por nossos olhos, a diferenca é se agente as deixa passar ou as agarra.

Espero que compartilhando esses textos, possa despertar um pouco do espírito de aventura e de busca do desconhecido em voces, meus caros leitores! E nao necessariamente precisa ser na Europa ou em alguma viagem, mas no dia a dia mesmo, o que vale é o espírito! O Blog serve para mim também como uma válvula de escape para todas as coisas que estao processando em minha pobre cabeca, e me "livrar" delas aqui é um puta alívio mental! (e mal o tamanho do texto ai galera, to me empolgando demais aqui, mas a culpa nao é minha, é que simplesmente, tem muita coisa rolando na minha vida no momento! E acreditem, poderia estar escrevendo 3 vezes mais...

Isso ae, Rockn Roll! Espero que vcs curtam! Comentem, reclamem, elogiem, xinguem, me zoem, etc.. E nao se preocupem comigo: sei que Deus gosta de mim, e ainda tenho duas avós rezando pelo seu netinho. The Force is with me. Yeah

Um graaaaaaaaande abraco, e porra, sempre: muitas saudades!!!
Erik

Advertisement



Tot: 0.235s; Tpl: 0.013s; cc: 7; qc: 44; dbt: 0.0352s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb