Visita ao Paço de São Cipriano : Maio 2010

Portugal's flag
Europe » Portugal » Northern » Porto
May 26th 2010
Published: July 2nd 2010

No cumprimento de mais um evento do nosso programa cultural, fomos no sábado, dia 15 de Maio, visitar o Paço de S. Cipriano localizado em Tabuadelo no concelho de Guimarães. Lá estava o zeloso Peter ao portão da Quinta, com o seu telemóvel, não fosse algum de nós continuar viagem.

O Paço de S. Cipriano, que está ligado à TURIHAB (Turismo de Habitação), é um Conjunto Histórico constituído por Casa (classificada de interesse público), Jardim Histórico e Capela Barroca e deverá ter as suas origens mais remotas nas “Villas Romanas”. A actual família proprietária terá tomado posse da Casa no ano de 1415.

Às 15hoo iniciámos a nossa visita acompanhados pela Srª D. Maria Teresa, proprietária do Paço. Começámos pelo Jardim Histórico onde apreciámos as várias e lindas espécies de plantas e árvores, seguindo-se uma descrição do Parque de Floresta e Natureza onde se distinguem Bosques de Carvalhos e Azevinhos.

Visitámos seguidamente a Capela Barroca considerada a mais bela capela privada de Guimarães. Na realidade, o seu altar é lindíssimo.

A Casa, por onde continuámos a nossa visita, é constituída por sete quartos, decorados com peças familiares de valor afectivo e histórico, várias salas de estar e sala (antiga cavalariça) onde são servidos pequenos almoços e lanches.

Numa das salas de estar achámos interessante a existência de uma ampla lareira, onde outrora se cozinhava, e um forno antigo. Foi precisamente neste local que nos serviram um belo e tradicional lanche com óptimos bolos confeccionados no próprio Paço.

Depois de uma mini-reunião onde o Peter agradeceu à Srª D. Maria Teresa e sua filha, Srª D. Ana Isabel, a afabilidade com que nos receberam, e lembrou as próximas iniciativas da OBA, regressámos com a sensação de uma tarde bem passada entre Amigos. Mais uma vez ficamos gratos à Anabela e ao Peter pela excelente organização.

Felisbela e Fernando

Tot: 0.155s; Tpl: 0.012s; cc: 5; qc: 44; dbt: 0.1149s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb