Sábado, dia 24 de Abril - Rota do Românico - 3ª Parte

Portugal's flag
Europe » Portugal » Northern » Porto
May 13th 2010
Published: June 26th 2010

No dia 24 de Abril realizou-se a terceira visita - Rota do Românico do Vale do Sousa.

Partimos de camioneta (21 pessoas) com destino a Penafiel, começando por visitar o Museu Municipal desta cidade. Logo aí, tivemos a surpresa de encontrarmos um museu “Espectacular” como dizem os meus alunos, situado numa bonita casa senhorial, interiormente transformada para acolher o museu pelo Arquitecto Fernando Távora, trabalho depois continuado pelo seu filho. Ficamos deslumbrados, penso que não exagero, com a forma como o espólio deste museu está exposto, obra do designer Francisco Providência. O acervo é constituído por colecções de Arqueologia, Etnografia e História local, tendo sido acompanhados na sua interpretação por uma Historiadora. Este Museu já passou à segunda fase num processo de candidatura internacional a museu do ano.

Dirigimo-nos, depois, à Igreja de S. Pedro de Abragão, onde reencontramos a Drª Elsa e o Dr. Duarte, respectivamente Historiadora de Arte e Técnico de Turismo, que já nos guiaram o ano passado no segundo périplo pela Rota do Românico. A cabeceira desta Igreja é o único elemento Românico que resta dessa época, sendo um elemento significativo deste estilo arquitectónico da região. No interior, no espaço da cabeceira encontra-se um interessante retábulo barroco.

Seguimos para o almoço no Restaurante Solar do Souto, em Abragão. Quando paramos em frente ao restaurante, tive uma decepção, imaginara um restaurante numa casa rústica e via, na frente, um edifício modernaço, tipo Taveira de província, no entanto, como sei que tudo é criteriosamente planeado pela Anabela e Peter, não desanimei. A verdade é que o almoço foi inesquecível, tanto pela qualidade, como pela abundância dos alimentos. Destaco, nas entradas, umas pataniscas de bacalhau de saborosa e generosa textura, servidas quentes, uns rojões deliciosos e a desfazerem-se na boca e uma salada de polvo muito tenro e bem condimentado, além de outras iguarias, como camarões, que nem cheguei a provar. Já nos sentíamos quase almoçados, quando veio uma canja, mais um prato de óptimo bacalhau e, finalmente, uma saborosa vitela assada no forno. Tivemos ainda, como sobremesas, uns quantos doces e uma fresquíssima salada de frutas. Já estávamos atrasados e a pensar sair, quando apareceu a cozinheira do repasto e, um dos convivas, o sócio José Alberto Pais, que tem uma bela casa em frente à Igreja de Abragão, perguntou-lhe se não havia o leite creme da casa. A cozinheira, não querendo deixar os créditos por mãos alheias, propôs-se ir logo fazer este famoso doce da casa, sentados de novo à mesa, aguardamos a guloseima que não demorou muito, valendo bem a espera.
Atrasamo-nos, mas como o ambiente era óptimo, ninguém tinha pressa de chegar a casa, decidiu-se cumprir o resto do programa.

Visitamos a Igreja de S. Gens de Boelhe, muito bem localizada junto ao rio Tâmega, possuindo uma interessante decoração do românico rural e apresentando numerosas siglas de canteiro nos seus muros. Dirigimo-nos à Igreja do Salvador de Cabeça Santa, onde além das explicações da Drª Elsa, tivemos o acompanhamento do simpático Sr. Rocha, dono de uma bonita e bem arranjada casa ao pé da Igreja.

Por fim, fomos à Igreja de S. Miguel de Entre-os-Rios, maravilhosamente localizada na margem direita do rio Tâmega, dominando sobre o verde da paisagem envolvente. Está situada num importante território da época da Reconquista, anterior à fundação do Reino de Portugal. É um exemplar que se insere no Românico de resistência, apresentando soluções do gótico rural concomitantemente com soluções construtivas próprias da época românica.

Em conclusão: mais uma óptima organização da Associação Porto-Bristol, da responsabilidade da Anabela e Peter; um agradável convívio entre os participantes; uma linda paisagem, de início de primavera, verde, salpicada de flores campestres; casas com varandas e jardins floridos, em geral bem cuidadas, facto a que não será alheio o exemplo da recuperação de monumentos, bem todo o trabalho desenvolvido pela Associação de Municípios do Vale do Sousa..
A todos um abraço.

Maria do Céu Oliveira

Tot: 0.073s; Tpl: 0.015s; cc: 6; qc: 24; dbt: 0.0323s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb