"Senta que la vem historia!" - Labro


Advertisement
Italy's flag
Europe » Italy » Lazio » Rome
August 17th 2003
Published: July 10th 2006
Edit Blog Post

Labro è um “paese” (vilarejo) medieval todo de pedra, em geral construidos na parte mais alta de uma colina, pois assim era mais facil avistar e proteger-se dos invasores, dos mosquitos de malaria e das pestes.
A Italia tem uma divisao geografia estranha porque era toda retalhada. Até a sua "unificaçao" (no papel) no inicio de 1900, as cidades eram independentes umas das outras e estavam em constante guerra por poder e territorio.
Ainda hoje se conserva praticamente a mesma divisao, pois seria impossivel unir de verdade um povo que so' aprendeu a odiar o vizinho.
Em ordem decrescente é assim: Republica - Regioes - Provincias - Cidades - Vilarejos - Fraçoes de vilarejos - Localidades.
Conheci um "paese", onde moram apenas 10 pessoas.... DEEEEEEEZ!!!

Bem, em Labro tem um castelo, que sempre pertenceu a uma familia nobre italiana, os “Nobili-Vitelleschi”. Porém, nos anos 40, o primeiro dono da era moderna do castelo foi ser consul da Italia no Brasil; e levou consigo mulher, crianças, gatos e outros animais...
Dentre os filhos, estava o “Seu” Ricardo, que hoje è o dono do castelo. Ricardo se naturalizou brasileiro, abandonou a cidadania italiana e nao diz que nasceu aqui. Nao suporta italianos e criou filhos e netos a base de arroz com feijao, porque “massa faz mal pra saude pra caramba!!!”. Casou-se com uma brasileira e teve filhos brasileiros.

Com a morte dos parentes que restavam em Labro, Ricardo teve de voltar para a Italia e transformou o castelo em atraçao turistica, onde tambem mora.
Tudo é ainda original, moveis, obras de arte renascentistas, pergaminhos originais escritos à pena com marcas de cera da nobreza, carta dos Papas ameaçando a familia (o vaticano queria transformar o castelo em igreja e realmente ordenou a derrubada de uma parte importante do predio com a familia dentro e tudo)..... Historia pura!

A irma do Ricardo ainda no Brasil casou-se com um arquiteto belga que se apaixonou por Labro em uma visita de férias e comprou 2/3 da vila meio abandonada. Depois, vendeu aos pedaços a outros belgas que foram restaurando tudo pouco a pouco. Hoje vivem todos là, e em Labro se fala “brasiliano” e frances, porque aqui, portugues de Portugal eles acham que é outra lingua. Os italianos que ainda giram por la sao meio "estrangeiros”.
Durante a nossa visita à torre do castelo seu Ricardo, de vez em quando olhava para baixo e me dizia: “olha, olha aquele! Viu a cara de mal-humorado? Entao, aquele ali é italiano!". E caia numa risada sufocada pelos 40 cigarros diarios que fuma.


That’s all folks!


Advertisement



Tot: 0.148s; Tpl: 0.01s; cc: 10; qc: 55; dbt: 0.094s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb