Minha bicicleta é mais bonita que a sua!

Italy's flag
Europe » Italy » Lazio » Rome
November 11th 2008
Published: November 15th 2008

Presidente LulaPresidente LulaPresidente Lula

Confindustria, Roma.
No dia 11 de Novembro 2008, participei do “Forum de Negócios Brasil - itália” que incluia um encontro com o Presidente Lula, na Confindustria de Roma.
Apesar da “organização” all’italiana, com a qual não consigo me acostumar, o evento foi muito produtivo.
O Presidente Lula, mito da esquerda européia falida, forte e carismático, era esperado com ansiedade e foi muito aplaudido.
Atualizei meus dados e constatei orgulhosamente que o Brasil é cada vez mais gigante, estável, rico e poderoso. Os danos da crise atual no Brasil é brincadeira de criança perto do que está acontecendo na Europa, porque as leis brasileiras não dão a mesma margem para especulação. O Presidente Lula, ao explicar nosso sistema bancário, ouviu gritos de "bravo!" e mais aplausos. Infelizmente, porém, os italianos presentes perderam um pouco o foco da apresentação no final de tudo e acho que sei por quê.

O Brasileiro parece uma metralhadora ao falar dos seus problemas e erros, mas quando fala dos seus feitos e glórias, quase se envergonha. Me vem em mente a imagem de “Jeca Tatu” nas páginas dos livros de Monteiro Lobato, de cabeça baixa diante do latifundiário. Procura uma justificativa para dizer o quanto cresceu. Coloca-se em
Emma Emma Emma

O Presidente Lula no palco.
posição humilde, supervaloriza o seu interlocutor, começa a elogiar-lo para dividir com ele os seus acertos.
E assim, Paulo Skaf, presidente da FIESP, "lamentou-se" da forte entrada dos espanhois no setor bancário Brasileiro - Santander (que feio!), como que dizendo, "olha a oportunidade que voces perderam!", e praticamente atribuiu e agradeceu a Francesco Matarazzo, o progresso de São Paulo (e do Brasil).
Opa! 'pera ai! Mas não é a do “Chico”, assim como a do simpático português Valentim Diniz, fundador do Grupo Pão de Açucar, mais uma, de tantas outras histórias de imigrantes bem-sucedidos no Brasil?

Os imigrantes chegaram e ainda chegam nas “terras Brasilis” em busca de salvação ou de fortuna, receberam e recebem toda a nossa cooperação e tantas vezes conseguiram e conseguem até em dobro o que queriam... e NÓS é que agradecemos?
Recentemente ocuparam nossa costa de norte a sul (basta trazer 50 mil míseros dólares e receber visto permanente), com pousadinhas e restaurantinhos, fazendo rios de dinheiro... e NÓS é que agradecemos?

Naquela época, quem é que comprava a banha de Matarazzo ou os doces do “seu Santos”? Quem lhes alugou casa e loja? Quem trabalhou e fez crescer seus negócios? Quem lhes emprestou dinheiro e lhes deu crédito? Os povos e os bancos italianos e portugueses?!?!?

O agradecimento precisa achar rapidinho uma via de retorno, isso sim!

De fato, nos EUA, os imigrantes aproveitam o “Thanksgiving Day”, para agradecer aos norte-americanos as oportunidades que lhes foram dadas alí, e não o contrário. Bem, me parece óbvio: “eu te deixo entrar (legalmente, claro!) e te ofereço uma oportunidade, agora aproveita e faça o melhor que puder!”

Certo, agradecer sempre SE te deixa entrar e sempre SE te oferece uma oportunidade, coisa que, por acaso, não acontece com os imigrantes na itália (mesmo se legais), muito pelo contrário!
Emprego? Faxineira e lava-pratos, não importa se voce é engenheiro!
Aqui ninguém nos agradece pela nossa produção nem pelos impostos absurdos que pagamos todos os meses. Mais fácil é encontrar “caras-tortas”, “costas viradas” e anúncios do tipo: “Aluga-se apartamento. Não estrangeiros.”

Matarazzo recebeu o título de Conde, porque o dinheiro que ganhava no Brasil, no auge dos negócios em 1917, ele mandava para a Itália para alimentar a 1ª Guerra Mundial. Um império assim tão sólido, virou fumaça sem muita explicação... por que será?

Oras, basta com esse “baba-ovismo”... que coisa mais cafona!!!!
O Brasileiro talvez pensa que esse é um modo educado, amigável de ser, mas só ele é assim, ninguém entende. Nenhuma outra sociedade que eu conheça se comporta desse jeito. E na visão dos outros, acredite, faz o papel do “puxa-saco” ou do “capacho”, pronto para ser sacaneado!

O evento foi mais ou menos assim: de um lado os Brasileiros, pulando slides, correndo preocupados com o tempo, pois começamos com 1 hora de atraso (que dúvida!), enquanto os italianos subiam no palco e não paravam mais de falar! Mas de quem era a apresentação afinal????

A Ministra Dilma Rousseff, em Português e Inglês impecáveis, mostrou rapidamente idéias e números do PAC, deixando que o público tirasse suas próprias conclusões. É mais elegante, eu sei, mas não impressiona!! É preciso ilustrar o que se diz, comparando com dados antigos, com dados de outros países, enfatizando conquistas, dando exemplos reais, impostando a voz, movimentando o corpo... o cursinho de “como falar em público, do Al Gore”, não faria mal!

Por sua vez, o Sub-secretário de Economia e Desenvolvimento italiano, Adolfo Urso, dissimulado como o governo que representa, subestimou seus interlocutores, e sem um slide, fonte ou prova que fosse, mas com voz grossa e peito inchado, olhou nos olhos do público e contou um monte de vantagens infantilóides "minha bicicleta é mais bonita que a sua", tipo “a itália é o primeiro do mundo nisso e naquilo; está na frente da Alemanha e França nisso e naquilo”... Affff
Tenho certeza que os Brasileiros acreditaram em tu-di-nho!!
O público italiano, porém, se agitou nas poltronas, pois era tudo balela, para impressionar a comissão Brasileira e para total irritação dos universitários no auditório, que assistiram recentemente, ao invés de crescimento econômico, o mais vergonhoso corte de verbas para a Educação.

Claro que não é pra mentir e contar vantagem de criancinha, mas precisamos ser mais enfáticos, diretos e não perder o foco nos próprios interesses.

O Brasil veio apresentar a continuação de um plano iniciado em 2007, que me pareceu muito interessante, para concretizar o sonho do “superpower brasuca”: PAC - Plano de Aceleração do Crescimento, e suas oportunidades para investidores externos na construção de estradas, ferrovias, extração de petrólio do pré-sal, produção de etanol, etc.

Alguns italianos conscientes, contudo, comentaram que a visita foi meio perda de tempo, pois a itália não tem hoje a menor condição técnica, econômica e principalmente moral para participar do PAC. Talvez a comissão Brasileira também soubesse disso e não fez uma apresentação melhor... sei lá!

Só sei que o Brasil estava alí, pedindo apoio à uma entidade (Confindustria) cuja presidente, Emma Marcegaglia, na manhã do próprio evento, foi chamada a responder ao Fisco, pelas suas 17 contas correntes secretas na Suiça.
O Brasil estava alí, dizendo que queria aprender com um empresariado que, segundo o XI relatório da Confesercenti, mantêm suas empresas nas mãos de criminosos, sempre mais perigosos por causa da crise.
O Brasil estava alí, buscando investimentos de um país em crise profunda e recessão, PIB negativo ha anos, altissima taxa de desemprego, sistema politico vergonhoso...

E qual cooperação para extração no pré-sal ou para montar usinas de àlcool o Brasil pode pedir a um país que não tem reservas e importa o caríssimo petróleo que usa? E que pensa que o Etanol é uma maravilhosa invenção Made in USA, do governo Bush, como eu já cansei de ouvir?

Como o Brasil pode trabalhar em união com um país que não sabe fazer nem mantêr estradas, que além de ruins e perigosas, são construídas por pequenas empresas “super-boladas”, favorecidas por este ou aquele político aparentado, quando não são totalmente mafiosas?
Acordos para construir ferrovias? Mas ninguém contou para a Ministra Rousseff que a itália há tempo não faz ferrovias aqui e que a Trenitalia está à beira da falência?

Eu fico pensando... o trabalhador Brasileiro é honesto, se preocupa em dar o melhor de sí para garantir seu emprego, procura fazer tudo certinho e tem um alto senso de responsabilidade.
O empresário Brasileiro se preocupa em treinar e reciclar seus funcionários, trabalha em um mercado livre, com o perfume do concorrente sempre no ar e sabe que não pode falhar.
Que sinergia o Brasil pode haver com um país que trabalha na base da improvização, onde a competência acadêmica e profissional beiram o ridículo, onde os empregados se penduram nos sindicatos e fazem o mínimo impossível, onde a ganância e a desonestidade substituem a responsabilidade, e o conceito de mercado não existe além de uma rede de cartéis, máfias e leis reguladoras que protegem cada setor?

E pra completar, o Presidente Lula disse que combinou com Silvio Berlusconi , que sequer foi recebê-lo no cerimonial de chegada, de desenvolver projetos em outros países.

Um primeiro-ministro detestado por toda a Europa, metido em escandalos de todos os tipos, motivo de chacota no Parlamento Europeu, extremista de direita, racista, xenófobo, que envergonha italianos famosos, enfim felizes de terem abdicado à cidadania italiana (Carla Bruni). Um chefe-de-Estado que manobra o povo através da mídia impressa e eletrônica, que é toda sua. Será que o Presidente Lula não notou a ínfima cobertura jornalística que lhe foi dada, nos seus dias por aqui?
Um figurão que manipula o parlamento através de uma rede de corrupção e favorecimentos, para aprovar e modificar leis que o salve das condenações e acusações contra ele. Um “governante-empresário”, que utiliza a máquina do governo com o objetivo de favorecer suas próprias empresas e a de seus discípulos, tantos também condenados, indagados, enviados à justiça. O homem que colocou a itália de joelhos após seu primeiro mandato, mas que ao mesmo tempo enriqueceu incrivelmente e se livrou da prisao.

Pirou, Luis Inácio?
FIQUE LONGE de Berlusconi! O senhor já teve péssimas experiências com corrupção, dinheiro na cueca e tal, dentro do seu próprio partido, durante o seu mandato... afaste-se de confusão!

O Brasil não tem NADA a esperar, nem a copiar da itália. Ao contrário, tem muito a ensinar, posso garantir. Eles é que precisam de muita ajuda para sair da montanha de lixo em que se meteram.

E de fato, ouvimos todos neste mesmo evento, que desde a visita do Presidente Lula em 2005, para apresentar as reformas que favoreceriam investimentos estrangeiros, o resultado foi que a itália aumentou em 40%!s(MISSING)uas exportações para o Brasil, mais do que todos os outros países para aos quais exporta. Ué!?! Mas não somos nós o pobres?
Enquanto isso, por aqui, para se achar uma latinha de guaraná ou uma farinha de mandioca, temos que escalar o Appennino!

O Presidente também disse no evento, que os italianos imigraram pra pegar febre amarela no Rio Grande do sul... Até tu, Lula??? Por favor! Eles foram é fugir da derrota, da miséria total e do abandono no qual a “tão adorada” itália os deixou! E levaram tantas novas doenças (malária, lepra, ancilostomose, bouba); e chegaram com tanta melancolia que pintaram para os seus descendentes um quadro que aqui nunca foi exposto. Os próprios italianos dizem por aqui, que a itália dos imigrados é inventada, e pior... os detestam, os chamam de "traidores", "covardes", "gentalha"... !!! Seus descendentes gastam rios de dinheiro pela cidadania, mudam para a italia achando que serao recebidos como contavam seus avos e sao tratados como "seres inferiores"... boom... cai o castelinho!!! E lhes esta' bem, pra deixarem de ser tontos!!!!

Ah, mas e o Governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, gente! (Nome de batismo: Andrea Puccinelli. Mas ia pegar mal, né? Andrea no Brasil é de menina!). Tão orgulhoso de ser italiano, encheu a boca para convidar os empresários compatriotas a passarem até 30 dias de férias no Brasil, TUDO por conta do governo! "Aeeeeeeeee!!!"
Sim, sim o mesmo governador que cortou o programa social do estado em 2007 por "falta de verbas". O negócio me pareceu assim: "eu te mostro aqui uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro na casa dos tontos que me acolheram (e elegeram) e ainda te pago para ir lá conferir se é verdade." E tudo dito em italiano fluente, "não esqueço minha língua-materna", disse ele. Que fique bem claro!

E' mesmo incrível como os Brasileiros se consideram tão “irmãos” dos neandertalianos, sem saber, porém, que é uma estrada de mão única, onde quem ousa pegar a contra-mão, encontra pela frente repugnação, antipatia, preconceito e tanta, tanta indiferença.

15th November 2008

Amiga este era longo! kkkkkkkk
Mas LINDOOOOO!!!!!!!! Que orgulho de ser sua amiga. KJ para presidente do Brasil! T adoro. Lucinha Fontes
16th November 2008

Querida. Fiquei besta com os vd. Qdo conseguir fechar a boca te deixo uma mensagem legal. Bjs
17th November 2008

Excelente texto! Vc se supera a cada post. Kelly, manda essa maravilha para o Globo. Tenho certeza q irao publicar. ;) Bjs!
17th November 2008

Concordo com a amiga aqui de cima. vc deveria trabalhar para algum jornal, mulher. Sua presença aí é fundamental sabia? Mas eu quero q vc volte logooooo :-(

To passada.
que é esse lixo todo no meio da rua? Que nojo. Coisa mais absurda, minha gente.
17th November 2008

"Não gatos, cachorros e estrangeiros". Que absurdo heim? E aqui a gringaiada é tratada que nem patrão. Fala sério.
18th November 2008

EXCELENTE
E tem muita gente ignorante que diz que a gente tem de agradecer os empregos que eles deram. Fala sério, brasielrio não conhece a própria história mesmo pq aquela época a gente importava gringo pq faltava mão de obra. Tinha emprego até pra gato e cachorro. Beijos enormes com saudades, Kel, você é demais menina. Continue assim.
19th November 2008

é verdade sim
na minha cidade Natal tem só é gringo e muito italiano. são donos de tudo. e eles traz os amigos sujos deles pra pegar menina na praia. daqui a pouco ta tudo falando outra lingua vai vendo.
19th November 2008

o texto é um tapa na nossa cara.
Me fez acordar. Confesso que lendo o seu texto olhei para mim mesmo. Sou engenheiro, trabalho numa multinacional e giro as filiais da minha empresa no mundo em reuniões, seminários, etc. Inconscientemente é assim mesmo que eu faço nas minhas palestras, me sinto exatamente como você descreveu, um Jeca Tatu, mesmo sendo uma cabeça importante na empresa. Que coisa mais cafona mesmo. Porque somos assim? E digo mais. Os estrangeiros se aproveitam desta nossa ridícula humildade e para os que se destacam nos oferecem como “prêmio” uma transferência para a matriz no exterior, por metade do salário que receberiam aqui, mas TODOS querem. Só na minha empresa ano passado foram 20 para a França. Os cabeças vão embora do Brasil, pra viver num cubículo, são tratados com discriminação porque todo mundo aqui sabe, mas ligam contando quanto é o máximo estar lá. Queria te agradecer por essa “abertura de olhos”. Luis Ricardo
28th November 2008

AFE
A Italia é PODREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
5th December 2008

Parabéns!
EU ODEIO A ITALIA,vivo nessa bota por 10 anos....e sem me integrar,é um auto-bloqueio!!!na verdade eles nunca suportaram Brasileiros em suas terras...é a mais pura verdade!
9th December 2008

Concordo plenamente
Italianos detestam brasileiros, especialmente as mulheres brasileiras. Gente ruim. As italianas moooooooooorrem de inveja pela nossa fama de bonitas e elas são feias, baixas, fedidas e peludas. Os homens però acham que somos todas liberais. Até dei tapa na cara de uns porcos aki. Adoreiiiiiiiiiii pq eles merecem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
18th June 2009

A-DO-REI
Concordo com tudo que voce escreveu. Eu morei na Inglaterra por 3 anos e a situacao eh completamente diferente. As oportunidades existem e eh um pais onde as pessoas vao para fazer, fazem e crescem. Conheci la meu namorado, faz 7 meses que estou aqui nesse antro que eh a Italia. Meu namorado mesmo diz que esse pais eh bom em vender aquilo que eles nao tem. Exatamente. Eu estou indo embora em alguns dias e estou feliz da vida. Odiei isso aqui, a maioria das pessoas que conheci aqui sao limitadas, grosseiras e incompetentes. Nao fui mto bem tratada aqui. Nao tive oportunidades. E nao gostei da cultura. O Brasil tem problemas sim, mas pessoas dispostas a crescer, a resolver. Aqui eu nao conheci quase ninguem que queira algo da vida. Que me agragasse alguma coisa.
6th October 2009

minha bike e + linda q a tua
ela custa .1.500
15th April 2011

Perfeito!
Nossa que post, parabéns, sensacional! é possível desenhar a clareza.

Tot: 0.068s; Tpl: 0.013s; cc: 8; qc: 23; dbt: 0.0301s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb