Mudaram as estações

France's flag
Europe » France » Aquitaine » Bordeaux
October 27th 2010
Published: May 29th 2011

Mudaram as estações – mês de outubro

Em meio aos passeios (Cadillac, Périgueux), visitas ilustres e aprendizados enológicos, o mês de outubro passou, e passou rápido. Já estava instalado, já não era mais o primeiro mês... mas mesmo assim não faltaram novidades, e o mês ficou longe de entrar numa rotina. Vamos aos fatos principais (eu e os resumos... quem sabe até o final do intercâmbio eu aprenda a fazer um digno do nome).

Caso alguém queira relembrar os meses anteriores:
- Setembro: Ça bouge - primeiro mês em Bordeaux;

Ofiicializado:

Por mais que eu tenha vindo do Brasil com o visto que me permite ficar 1 ano, era preciso, uma vez aqui na França, validá-lo. Trata-se de um procedimento obrigatório para todos que vão ficar mais de 6 meses, e quem se encarrega é o OFII (Escritório Francês de Imigração e Integração). Para tal, ainda nas primeiras semanas tivemos de preencher e enviar um formulário, e depois disso era esperar a resposta com a convocação para a entrevista.

Diziam os rumores que a resposta poderia demorar bastante, mas creio então que tive sorte, pois ainda em setembro recebi a carta com a convocação logo para o dia 15 de
Amanhecer visto de casaAmanhecer visto de casaAmanhecer visto de casa

Quase 8h30 da manhã
outubro. Requisitavam alguns documentos a mais, e o selo mais caro da minha vida: 55 euros por um minúsculo pedaço de papel, sem cor e sem-graça.

No dia, cheguei um pouco antes da hora prevista e descobri uma sala de espera já cheia, a maioria com cara de estudante também. No programa, passar por 2 enfermeiras, uma médica e enfim a secretária que daria a palavra final. Estava marcado para 14h30, mas só fui chamado cerca de meia hora depois, pela primeira enfermeira:

“- De onde você é?
- Do Brasil.
- O que?!
- Sou brasileiro.
- Assim?! Com essa cara? Não pode!
- Sim, sou brasileiro.
- Ah, mas seus pais então são...
- São brasileiros também!
- Nunca vi brasileiro loiro de olho claro!
(refleti um pouco para buscar uma resposta adequada)
- A família do meu pai era italiana...
- Hum... mas não, os italianos também não são loiros!
(respiração e reflexão profunda para não dar uma resposta malcriada)
- Ahh, sim. Mas não, eram do norte. Ali, quase na fronteira...
- Ahhh...”

¬¬

Acho que ela estava esperando que eu dissesse que era filho do padeiro! Ou melhor, do padeiro não, pois
Village 1Village 1Village 1

Chez moi durante esse ano
os padeiros são geralmente portugueses e os portugueses também não costumam ser loiros...

Passada essa primeira etapa, as outras foram tranquilas. A parte médica teve até radiografia do tórax, que pude trazer para casa de lembrança depois. Tem um amigo meu que gostou tanto da sua que até pendurou na parede... “para apreciar sua beleza interior”, segundo o próprio. Melhor não contestar. Sorte dele que não fizeram também um exame psicológico! Enfim, nem meia hora depois de ter sido convocado pela primeira enfermeira já estava lá, sentado face à secretária, ouvindo as palavras mágicas: “Bon séjour en France!” Irrá, feito, estava ofiicializado! 😊

A dura vida de estudante intercambista:

As aulas do mês: francês para estrangeiros, condicionamento físico e teatro. Sim, antes que duvidem, eu estou mesmo numa faculdade de engenharia. Mas tendo apenas o estágio a cumprir, sobra tempo e disposição para participar das outras atividades oferecidas pela escola.

As aulas de francês, dadas numa outra escola do Instituto Politécnico, não eram obrigatórias, tínhamos o direito de participar segundo nossa disponibilidade e interesse. Embora a ideia de voltar a estudar gramática não me desse um grande frisson, fui e confesso que gostei. A turma
Soirée preto e rosaSoirée preto e rosaSoirée preto e rosa

Mais uma das festas temáticas da faculdade
era bem pequena (7 pessoas), o que permitia uma boa interação com a professora (uma figura meio doida, mas extremamente simpática) e, além de revisar vários assuntos que eu já não lembrava muito bem, vimos algumas novidades na gramática e, sobretudo, vocabulário.

Quanto aos “clubes”, começaram enfim as aulas de teatro! O grande objetivo é preparar uma apresentação para o Pot de Noël, uma confraternização entre alunos, professores e funcionários realizada em dezembro, antes das férias de final de ano. Nas aulas fazemos vários exercícios e jogos teatrais, para treinar dicção, tons de voz, expressões de sentimentos, entre outros. Está sendo uma experiência bem interessante e desafiadora, pois nunca fiz teatro na vida, e fui começar logo em francês! Se alguém quiser se divertir, eis dois trava-línguas que tivemos que “declamar” logo na primeira aula:

Dis-moi, petit pot de beurre, quand te depetipodebeurrerriseras-tu? Je me depetipodebeurrerriserai quand tout les autres petits pots de beurre se depetipodebeurrerriseront !

Les chaussettes de l’archiduchesse sont-elles sèches ou archi-sèches, sachez ça !

Um último acontecimento: tivemos a chance, eu e Fernando, de nos juntarmos a uma turma do 2º ano para uma visita técnica em uma estação de tratamento de esgoto das redondezas. Bem moderna, toda fechada e com sistema de tratamento de gases para evitar odores incômodos para a vizinhança. De fato, do lado de fora não havia cheiro algum.
Estação de tratamento de esgotoEstação de tratamento de esgotoEstação de tratamento de esgoto

Aspecto bem diferente das que já visitei no Brasil
Já no interior, não há milagre que possa ser feito (afinal, é esgoto) - o lugar fedia, mas nada que nós já não tivéssemos encarado (só no último semestre antes do intercâmbio eu visitara 3 estações de tratamento de esgoto e 2 aterros sanitários, então...). No entanto, para os franceses essa era a 1ª vez, e as reações foram um tanto quanto expressivas: todo mundo com cachecol e casaco tampando o nariz, com uma cara de profundo desgosto e sofrimento. Achei um exagero, afinal, ao menos para sim, o cheiro do tram em hora de rush de um dia quente (= perfume “Cecê nº 5”) é muito pior e ninguém parece estar incomodado!

Quanto ao estágio, é como se estivéssemos fazendo um projeto para a escola, já que não temos local de trabalho e nem horários a cumprir. Temos uma data e uma meta a alcançar, fora isso era débrouillez-vous (virem-se). Fazemos o nosso plano de trabalho, nosso cronograma, e a cada 15 dias (em geral) temos uma reunião com nossa mestre de estágio para discutirmos nosso avanço. Como o primeiro trabalho a ser feito era o diagnóstico da atual situação de gestão dos resíduos, pudemos visitar todos os
Nossas queridas VcubNossas queridas VcubNossas queridas Vcub

Luvas? Gorro? Mas até uns dias atrás eu estava de bermuda!
laboratórios e salas do prédio, e constatar as diferenças de recursos para o aprendizado entre eles aqui e nosso querido ENS: eles têm laboratórios enormes apenas para as aulas, e inúmeros aparelhos que na UFSC são compartilhados (disputados, talvez eu devesse dizer) entre os pesquisadores (e os estudantes sequer tocam) aqui eles têm acessíveis para realizar práticas.

A vida bordelaise:

Em setembro, eu bem disse “Bordeaux, ça bouge”, pela quantidade de eventos ocorrendo na cidade. Em outubro, com o fim de verão, o ritmo diminuiu um pouco, e a verdade é que prestigiei bem menos as atividades (até porque também passei bem menos tempo passeando por aqui).

Por outro lado, posso enfim dizer “Bordeaux, je bouge”: tendo enfim feito o título do transporte, agora posso aproveitar ilimitadamente os trams, os ônibus e as bicicletas (nossas amigas Vcub). O passe anual para estudante sai por 192 euros (16 por mês), mais 15 euros como anuidade para as bikes. Pode parecer bastante se você pensar em desembolsar uns 200 euros assim de uma vez assim nos primeiros meses, mas garanto que vale muito à pena, e andar de bike pela cidade virou hábito cotidiano, seja só pelo prazer de andar de bike (Fernando que o diga), ou porque o tram estava em greve, então não nos restava outra alternativa (não é Tany?). Por falar nisso, não me assusta greve ser uma palavra vinda do francês, pois eita povo para gostar de uma! Acaba o verão (ou seja, as férias) e começa a temporada de greves por aqui – depois dizem que brasileiro é que não gosta de trabalhar!

A grande atração do mês ficou por conta dos Quinconces: montaram de uma semana para outra um parque de diversões super completo, com desde roda-gigante e barracas de doces (tipo algodão-doce e maçã do amor) até montanhas-russas (sim, no plural) e uns brinquedos alucinados que dão piruetas e giram as pessoas de todas as maneiras possíveis. O divertido é que mesmo a vários quarteirões de distância dava para ouvir as pessoas gritando!

Por fim, com outubro veio o outono: as árvores ainda estão em sua maioria verdes, mas o tapete de folhas já cobre o chão; os casacos passaram da mala para o armário, pois as temperaturas baixaram e os dias chuvosos ficaram mais frequentes; pouco a pouco o inverno se aproxima. Há quem se deprima com o
Jardim nos quaisJardim nos quaisJardim nos quais

O parque de diversões ali no fundo
outono pois ele significa o fim do verão, há quem torça para que ele passe logo para aproveitar os prazeres do inverno, e quem simplesmente aprecia e sabe aproveitá-lo (época de colheitas, das árvores coloridas, entre outros). Mudaram as estações, não resta dúvida – vejamos como a cidade se comporta.

Os visitantes de outubroOs visitantes de outubro
Os visitantes de outubro

Meus pais e o outono
EvolutionEvolution
Evolution

Segundo a Fran: "Brinquedo assassino! Mas eu e a Tany sobrevivemos... quase vomitamos, quase que perdi minha cabeça, quase que o sangue sai pela orelha...mas faz parte!"
Detalhe da entrada da igreja de St-SeurinDetalhe da entrada da igreja de St-Seurin
Detalhe da entrada da igreja de St-Seurin

Mais uma das inúmeras de Bordeaux
Linha férreaLinha férrea
Linha férrea

Cruzando a vinícola, ao lado aqui de casa

7th June 2011

Nostalgia
LEGAL!!! Curti teu post! Mas me deu tipo uma saudade de uma parada que nunca mais vai voltar... uma nostalgia de leve... :( Mas tudo bem né, situações como estas virão, não iguais, mas legais também!! Ja to com saudade disso tudo... Abraço!!

Tot: 0.281s; Tpl: 0.013s; cc: 21; qc: 136; dbt: 0.1258s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.5mb