Chegada em Brasov

Romania's flag
Europe » Romania » Transilvania » Brasov » Brasov
May 29th 2005
Published: September 10th 2010

Voltamos à estação e pegamos o trem para BRASOV (pronuncia-se Bráchov, de novo aquele S com cedilha). A estação fica fora do centro histórico, então percebemos que não conseguiríamos ir a pé até o albergue como gostaríamos. Acabamos topando pegar um táxi que nos cobrou um preço absurdamente alto. Chegando na Kismet Dao Hostel (10 euros), o proprietário, que era um americano de origem coreana, perguntou-nos o preço da corrida e deu um esporro monumental no taxista. Enfim, o dinheiro já era.

O albergue era razoável. Os quartos tinham muitos beliches (acho que nosso quarto comportava 10 pessoas) e havia poucos banheiros. Além disso, as meninas da recepção não eram as mais simpáticas. Mas eles davam uma hora de internet grátis em um local ali perto, então fomos até lá para mandar notícias para a família e os amigos e confirmar as reservas nos outros albergues.

Caminhamos até a praça central, a Piata Sfatului, passando pelo Portão Schei, um dos marcos medievais da cidade. Jantamos num agradável restaurante com mesas do lado de fora. Comi peito de frango com legumes e batata frita, acompanhado de uma Ursus, uma das brejas mais consumidas lá na Romênia. A Piata Sfatului lembra muito as praças das antigas cidades européias, que sempre atraem muitos turistas: há uma grande área vazia, com um monumento ou estátua no centro, alguns bancos para os pedestres, e muitos restaurantes e cafés ao seu redor, com mesas do lado de fora. É meio manjado, mas eu, particularmente, acho essas praças sensacionais. O movimento de pessoas, os restaurantes etc. É sempre um lugar muito bom pra tomar uma cerveja e observar o vai e vem (ou o que os guias turísicos chamam de “people watching”). A Piata Sfatului é assim. Muito legal. Surpreendeu também a existência de caixas eletrônicos na rua, que funcionam 24hs por dia. Pra nós, brasileiros, que só temos caixas dentro de bancos ou em espaços fechados, que fecham às 22hs, foi, no mínimo, algo inesperado.

Na volta para o albergue, passamos pelo Portão Ecaterina, também da Idade Média, e tiramos mais algumas fotos.

Tot: 0.182s; Tpl: 0.048s; cc: 10; qc: 46; dbt: 0.0542s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 2; ; mem: 1.1mb