Portugal 2 - COMPLETO


Advertisement
Portugal's flag
Europe » Portugal » Lisbon & Tagus Valley » Lisbon
May 28th 2010
Published: May 28th 2010
Edit Blog Post

Portugal



Bom, devido a uma falha técnica do site, a visita a Portugal vai ficar sem muitos detalhes. Segunda tentativa, vamos lá! =)



Bom, dia 14 de maio (agora que me dei conta do tempão que faz que eu não escrevo!!!!) foi dia de festa aqui. Saí com a Tina e algumas amigas dela pro Atahualpa. Como sempre, barra libre - drink all you can - até as 2:30 da manha. Meu trem saía as 4:30, então ficamos lá ate ali pelas 3 da manhã. Antes de ir para casa paramos para comer kebab. Nunca tinha comido. É simplesmente uma delícia! Acho que vou viciar nisso! Ainda bem que tem algumas opções bem light como a que eu escolhi, só com verdura. Bem saudável! =P Depois de comer, pegamos um taxi (a Tina é quase minha vizinha) para vir para casa. Peguei minhas coisas, troquei de sapatos (coloquei um tênis, claro) e fui para estação que é quase do lado de casa. Cheguei até bem cedo na estação. Acho que ainda era quase 4 da manhã. Tomei um leite quente com chocolate por que
estava MUITO frio!



Tinha bastante gente na estação. O trem chegou pontualmente às 4:34, horário marcado na passagem, e eu entrei e sentei no meu lugar. Achei ótimo ter bebido algumas cervejinhas antes, assim consegui dormir muito a viagem toda. Só acordei em Coimbra por que o trem ficou parado quase meia hora na estação por algum motivo desconhecido. Quando o trem já estava chegando em Lisboa, comecei a ouvir uma brasileira conversando com um português contando dos problemas que ela já tinha tido na imigração. Histórias tristes. Permaneci acordada com medo de passar da minha estação e me perder por Lisboa no primeiro dia. Cheguei na estação Oriente (que agora eu conheço como a palma da minha mão - sabe, assim como o Barajas?) bem depois do previsto e a Tata e o Tio Sérgio já estavam me esperando. Foi tão tão tão bom ver os dois! E o melhor, ver que o Tio Sergio já tinha percorrido um longo caminho na sua recuperação! fomos direto para o carro (estacionamento eu e a tata já percebemos que não é a nossa praia, né tata?), e de lá para a casa deles em Estoril.



Diferentemente do que eu pensei, Estoril é bem perto (de paulista) de Lisboa!



A partir daqui vou fazer diferente do que eu tinha feito da primeira vez que escrevi. Antes tinha descrito dia por dia como tinha sido. Agora não, vou fazer um pequeno resumo dos lugares que eu visitei, das minhas impressões e, claro, falar das coisas mais legais.



1. Torre de Belém: incrível! De longe parece tão pequenininha! Nem parece que tem aquele tanto de degrau! Ainda bem que a Tata já tem todos os macetes desses pontos turísticos todos! Subimos de uma vez até o ultimo andar, de onde se tem uma vista maravilhosa do Rio Tejo, e fomos descendo andar por andar vendo o que cada um tinha de interessante. Cada andar é uma surpresa, mas nem preciso dizer que o mais alto é o mais bonito, né? =)



2. A “padaria” dos Pastéizinhos de Belém: estou aqui pensando em uma palavra para descrevê-los mas não consigo encontrar! Só comendo para saber! So sorry, guys, you have to come! =) Adianto, apenas, que não tem nem comparação com nenhum outro que eu já
comi, seja aqui ou aí!

Não resisti e comi 2. A tata, como estava de regime (e eu devo dizer que já está magrinha o suficiente para poder ter comido pelo menos mais uns 2 ou 3) comeu um só. Tomamos um café cada uma. O garçom custou a acreditar que não íamos comer mais nenhum. A tata pediu 6 para levar e fomos para o próximo ponto turístico.



3. Mosteiro dos Jerônimos e Igreja: De tirar o fôlego! O melhor foi pensar que o Papa tinha estado lá, bem nos lugares por onde eu estava passando, apenas 3 dias antes! A igreja é muito bonita! É grande e com muitos detalhes. Tem um órgão imenso no centro. Lá estão os túmulos do Vasco da Gama e do Luís de Camões. Ao lado dela fica o Mosteiro, que também é muito bonito! O pátio central é super bem cuidado e a forma arquitetônica me lembrou muito as coisas que eu vi em Salvador na viagem com a faculdade em 2008. O melhor de fazer todos esses passeios com a Tata foi que eu ganhei free AMAZING history lessons! =) Impagável!



4. Centro cultural de Belém: Esse centro Cultural, junto com os números 1, 2 e 3 acima, mais a praça central, formam um complexo. Tudo bem pertinho um do outro. Visitas obrigatórias para quem vai a Lisboa. No CC, apesar de não termos visto muita coisa, foi possível perceber contrastes e similaridades arquitetônicas com os outros edifícios ao redor.



Aproveitamos para tomar um lanche no café de lá e para ir à livraria procurar um livro que a Tata queria. O preço dos livros é de cair o queixo de tão baratos! Livros de arquitetura que no Brasil custariam em torno de R$100, R$150, lá custavam €20, €15. Só não fiz a festa por que são livros muito pesados, e eu penso que seriam um problema na hora de fazer a mudança pro meu próximo destino. Mas eu ainda vou dar um jeito nisso!



5. Pavilhão Atlântico (espetáculo Walking with Dinosaurs): bom, só para ver o Pavilhão já valeria muito a pena ter ido para aquela parte da cidade. O espetáculo então…! Fiquei deslumbrada com a perfeição dos dinossauros e com como eles eram controlados. Tudo muito bem feito! Iluminação, narração…tudo perfeito! Muchas gracias Tata,
Tio Sérgio e Christian pelo convite! =)





Parte da minha noite foi em frente a esse pavilhão. Eu com a minha super habilidade de ser pontual e de perguntar informações, fiz o favor de perder o trem para Salamanca. O jeito foi esperar o próximo, que saía no outro dia de manhã, ali mesmo na estação. Enquanto estava de dia, tudo tranquilo, mas depois que escureceu veio o medinho de ficar na rua. Dei uma volta no Shopping Vasco da Gama, mas já estava quase tudo fechado, então sentei em um banco entre o shopping e o pavilhão, ao lado de um carro da polícia que estava parado ali. Comecei a reparar que o lugar estava começando a ficar estranhamente cheio. Várias pessoas vestindo camisas pretas do Metallica chegando e entrando no pavilhão. Pensei comigo: será possível que hoje tem show? Esperei. Quando o público virou uma multidão, não tive mais dúvidas! Esperei mais um pouquinho e pude curtir, mesmo baixinho, um pouco do show do Metallica ali de fora. Sonho ou não? Fico me perguntando se algum dia isso aconteceria comigo aí no Brasil...Talvez? Nunca?



6. Estação Oriente: sim, local onde passei algumas horas no último dia em Lisboa! Ela é linda demais! Fiquei até mais conformada com o trem perdido só por estar lá, realmente VIVENDO o projeto de um dos melhores arquitetos do mundo!



Para os curiosos, o nome dele é Santiago Calatrava. Ele é espanhol e é dele o projeto que eu mais gosto no mundo e que espero visitar em breve: a Cidade das Artes em Valencia. Enfim, o projeto da estação é incrível! Tudo conectado: trem, metrô e a estação de ônibus. O lugar onde fiquei esperando pelo trem é um corredor enorme que dá acesso ao estacionamento e liga a estação de trem à de ônibus. Ele conseguiu unir serviços, dois tipos de circulação, acessos internos e externos, áreas de permanência, tudo de um jeito supreendentemente funcional! Por isso é meu arquiteto preferido! Em ordem: Santiago Calatrava, Jean Nouvel e Frank Lloyd Wright. =)

Além curtir o lugar, aproveitei para fazer novas amizades! Virei best friend dos policiais que estavam de serviço. Papai tem que ficar orgulhoso de mim! Tão preocupado comigo, fiz direitinho o que ele pediu! Tentei ficar no lugar mais seguro que eu pudesse!



Graças a Deus deu tudo certo. Passei a noite sem dormir e no outro dia peguei o primeiro ônibus para Salamanca às 7:45. 7:45! O infeliz que me vendeu a passagem me falou que o ônibus sairia às 6:45, então depois da hora que eu pensei que fosse a hora certa, ainda tive que esperar mais uma horinha na companhia de uma portuguesa de mal com a vida que era a responsável pela companhia de ônibus. Excelente! =/



****Uma pausa nos lugares para falar que eu cheguei bem em Salamanca. Às CINCO horas da tarde! Devo lembrá-los a hora que saí de Lisboa??? =/



7. Parque das Nações e Pavilhão de Portugal: já estou começando a ficar sem adjetivos para descrever tudo que tenho visto vi. Se eu já estava repetitiva antes, agora então…



Estar nesses dois lugares foi a realização de mais um sonho! Muitos estudos de projeto para apresentar na faculdade sobre eles...



Mais um arquiteto incrível! O Pavilhão de Portugal do Álvaro Siza é encantador! Simples e racional. Por ele é possível ter uma vista maravilhosa do Rio Tejo. O tamanho do vão com
pilares tão finos e apenas nas laterais impressiona. O Parque das Nações, que passa por ele, tem equipamentos divertidos (como os bancos listrados e as fontes coloridas), espelhos d’água, esculturas e a pavimentação é toda de pedra portuguesa - linda!!!!!



Foram mais dois lugares que eu pude experimentar do jeito que eu sempre quis. Depois de perder o trem, já que estava ali ao lado, sentei em um dos bancos no Parque das nações de frente para o pavilhão de Portugal e vi o anoitecer de um jeito que não sei mais se terei a oportunidade de ver na vida! Incrível!



8. Oceanário: Definitivamente passeio OBRIGATÓRIO para quem vai à Lisboa. É simplesmente perfeito! Muito mais legal do que eu sempre imaginei que um oceanário fosse! O aquário principal, as simulações dos habitats pelo mundo e os aquários menores (onde eu encontrei o Nemo!) são lindíssimos! Foi maravilhoso ver os pinguins nadando como peixes, ver um peixe quase do meu tamanho tanto em largura como altura, o peixe amarelo dos olhos estufados que gostou da gente, né Tata? Vi uma lontra (que havia perdido seu companheiro fazia pouco tempo) se alimentar e, aparentemente, tomar
banho, um tubarão tão pertinho de mim... Saí de lá extasiada! Devo ter falado uma meia hora na cabeça da Tata depois que saímos de lá sobre tudo o que vimos!! Mas quem já foi há de concordar comigo, o passeio é sensacional! =)





9 - Teleférico: bom, eu sempre gostei de teleféricos. Desde Campos do Jordão há pelo menos 10 anos que sou apaixonada. Esse de Lisboa, nem preciso dizer, né? É mara! Dele é possível ter uma vista priceless de todo o complexo da Expo98, além da ponte Vasco da Gama. Toda vez que vejo uma ponte que gosto, lembro do Jack e da Mary em São Paulo, quando fomos para o show do Coldplay. Lá, disse a eles que gostava muito daquela Ponte Estaiada, e eles me perguntaram: o que ela tem de mais? É só uma ponte! Bom, eu aprendi na faculdade a admirar essas coisas. Gosto muito de pontes, e a Vasco da Gama é imensa e muito, muito, muito bonita!



Do teleférico também é possível ver o Pavilhão Atlântico inteiro. Ele é enorme! Só mesmo desse ângulo para ter noção do verdadeiro
tamanho! Sensation no Pavilhão vai ser o máximo, tenho certeza!



9. Centro de Lisboa: em um dos dias que passei em Estoril, acordei cedo e o Tio Sergio me levou à Praça Marques de Pombal, no centro de Lisboa.

Essa praça fica em frente a um parque que se chama Parque Eduardo VII. No dia estava tendo a Feira do Livro de Lisboa, e por todos os caminhos da praça tinham tendas de livros, espaços para leitura e lojinhas de comida. Dei uma passada de olho rápido nos livros, atravessei a praça e cheguei ao stand do City Tour Hop-on Hop-off. Perguntei qual era o próximo ônibus que sairia e peguei ele mesmo. Por €11 ele passava por 20 pontos turísticos da cidade.



Foi ótimo, apesar de ter passado por alguns lugares que eu já tinha ido, pude vê-los de outra perspectiva. Não desci em lugar nenhum, esperei chegar no ponto final e desci. De lá já sabia os lugares que queria visitar e passar mais tempo. Desci e peguei o metrô. Desci na estação Restauradores. Minha ideia era procurar a estatua do Fernando Pessoa que a Tata já tinha me falado q era ali perto. Não atingi meu objetivo, mas vi muita coisa legal! Logo na saída da estação fica o Hard Rock Café. Turista, sabe como é, né? Não resisti e acabei parando para comprar um souvenir. Comprei um boné lindo que pretendo usar no Rock in Rio.



De lá andei por alguns calçadões imensos. A cidade estava super movimentada. Há muitos cafés nesses calçadões, e eles estavam praticamente todos cheios. Foi aí que eu achei a loja das camisetas legais (algumas pessoas já viram as fotos). Pena que estava fechada…=/ Fica pra próxima. Depois de andar por horas e ver coisas lindas, me deparei com o Museu do Design e da Moda (MUDE) de Lisboa. Estava acontecendo a exposição de um designer português, Antônio Garcia. Muito interessante! Ele fez desde peças publicitarias a projetos inteiros de arquitetura, passando eh claro pelo design de mobiliário. Foi A descoberta do dia! Fiquei satisfeitíssima!



10. Supermercados, IKEA e Media Market: Bom, nos supermercados que eu fui em Lisboa não foram só os preços das coisas que me impressionaram. O sistema self service de pagar a conta eh invejável! Fiquei encantada! Não tem caixa em uma
determinada parte do supermercado. Você mesmo passa os seus produtos na máquina, põe no seu carrinho, paga e vai embora. Simples assim!



Do IKEA só tenhoa dizer que é a loja dos meus sonhos! Tem TUDO que eu gosto, do jeito que eu gosto (isso não é muito difícil, já que lá tem uma quantidade inimaginável de produtos a preços bem acessíveis)! Para ver tudo da loja com calma é preciso ter tempo, viu? Para ir para realmente mobiliar uma casa, talvez sejam necessários dias e dias! Tudo que tem lá é legal! Acabei comprando algumas coisinhas, não resisti! Por exemplo, paguei €3.50 por uma luminária linda! Rosa, a minha cara! Comprei também umas velinhas aromáticas e colheres medidoras para receitas culinárias. Mais felicidade com as minhas aquisições!



A Media Market é mais uma loja que, caso você queira ver tudo que tem, melhor reservar um dia! Muita coisa legal, muita novidade, de tudo um pouco. Desde livros e dvd’s até acessórios para vídeo games, hd’s externos, e por aí vai. Legal demais!



11.Estoril: a cidadezinha é linda! A praia então, nem se fala! A areia é limpinha e a água, transparente. Não tive coragem de checar se a água era gelada ou muito gelada, fica para uma próxima visita! O lugar é excelente para sair e andar no finalzinho da tarde, tem um calçadão com um lindo beirando a praia com vista maravilhosa pela frente. Sentar ali, pertinho do mar e ficar pensando na vida...acho que eu poderia me acostumar com isso! =)



A casa da Tata, do tio Sergio e do Christian, e a hospitalidade deles são definitivamente a melhor parte de tudo. A Tata fez cachorro quente e arroz com feijão e carne para mim. Não comia tanta coisa que eu gosto fazia tanto tempo! Não fossem eles, quase tudo q eu fiz não teria sido possível. Muchas gracias a ustedes!



O ultimo comentário é sobre o transporte público da cidade. É excelente! Tudo interligado! Consegui voltar facilmente de Lisboa para Estoril de trem depois de ter andado muito sozinha pela cidade de metrô, e tudo com uma tranquilidade tremenda! Além de eficiente (pelo menos para turistas como eu), é barato, o melhor de tudo!





Bom, esse foi o “pequeno” relato da minha viagem a Lisboa. Valeu cada segundo dentro do trem e do ônibus! Espero voltar mais vezes! =)


Additional photos below
Photos: 59, Displayed: 33


Advertisement








8th June 2010

Novo IKEA
Oi, Juju, Só pra dizer que abriram uma nova loja IKEA em Loures (pertinho, no caminho do Porto) que, segundo dizem, é maior do que aquela que eu te levei. Nem fui, vou esperar sua próxima visita, ok? Besos, guapa!

Tot: 0.095s; Tpl: 0.013s; cc: 7; qc: 45; dbt: 0.0407s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb