Dia 1 – O ataque à costa alentejana

Portugal's flag
Europe » Portugal » Alentejo
September 10th 2012
Published: October 30th 2012

Ao contrário do que planearmos – descansar umas horas antes da partida – foi com entusiasmo e excitação, que chegamos à estação das Devesas, com as nossas bicicletas equipadas, cerca da 1h da manhã. A partida no comboio regional estava agendada para a 1h35min. Não poderíamos começar de forma mais baralhada toda a programação logística: devido a incêndios que lavravam áreas por onde passavam os comboios os atrasos eram muitos e as incertezas da realização da nossa viagem eram grandes. As 2h15min da manhã fomos informados que estava prestes a chegar às Devesas, o comboio que nos levaria à Gare do Oriente, em Lisboa; tudo estava em aberto. Depois do congestionamento e esperas em algumas estações da linha, chegamos a Lisboa às 7h35min. De imediato tomamos o comboio da CP que faria a ligação à estação Roma-Areeiro. Nesta estação às 8h43 min entramos no comboio da fertagus, que nos levaria até Setúbal, onde chegamos às 9h30min. Chegados a Setúbal, eis o pequeno-almoço! Após a passagem pelo castelo de S.Filipe, rumo ao Portinho d’Arrábida. Subida atrás de subida, descida atrás de subida, é isto que nos espera?!! Mas vale a pena…que praias!!!! Figueirinha, maravilhosa Galápos e, por fim, o deslumbrante Portinho. Areia branca, mar azul transparente, uns 30ºC e a água do mar bem fresquinha! Um belo mergulho pra descer a temperatura e uma bebida refrescante. Com enorme resistência, abalamos de novo a Setúbal, onde tomamos o ferry das 14h55min rumo a Tróia. Ali chegados, a nacional 261 tornou-se a nossa maior aliada e confidente. Diz quem lá esteve que algumas gotas de suor nela eram vertidas. Pedalamos, pedalamos e pedalamos. As informações que tínhamos eram que o parque de campismo da praia da Galé (onde planeáramos pernoitar) ficaria a poucos kms após Melides. Quase a chegar a esta localidade perguntamos a sua localização exata. E repetimos a mesma pergunta duas ou três vezes porque nos recusávamos – completamente exaustos – aceitar que o parque da Galé estava para trás 4kms e que do cruzamento ao parque propriamente dito seriam mais 4kms. Eram quase 20h, estávamos desidratados, sem dormir, cansados e só queríamos um banho e dormir. Não sabemos onde fomos buscar forças, mas eram 20h15min quando fizemos o check-in na recepção do parque. O resto pouco interessa: banho, jantar reforçado e não nos lembramos de adormecer na nossa tenda (pelo sim, pelo não um voltarem no bucho).

Tot: 0.076s; Tpl: 0.009s; cc: 10; qc: 53; dbt: 0.0432s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb