Sol, praia, WEI!

France's flag
Europe » France » Aquitaine » Vieux-Boucau-les-Bains
September 23rd 2010
Published: December 1st 2010

É a volta às aulas. A faculdade é invadida por calouros, que perdem-se pelos corredores à procura de suas salas de aula. Os veteranos, por sua vez, divertem-se com as atividades de recepção aos recém-chegados. As primeiras semanas de aula são também as semanas de trote (seja ele solidário, lúdico, sujo ou seja lá o que for).

Até o momento, eu poderia muito bem estar descrevendo o que ocorre na UFSC a cada semestre. Mas não, me refiro à rentrée scolaire da ENSCBP, Bordeaux. Com direito até a trote sujo – basta trocar a praça do Bar do Pida pela Place Saint-Projet, em pleno coração da área de pedestres do centro da cidade. Um breve aviso para alertar as senhoras que estavam sentadas num banco e voilà, os ovos ganham asas e salve-se quem puder.

Mas calma, eu não dedicaria um post inteiramente a isso se fosse exatamente igual ao que vemos no Brasil. Eis algumas diferenças, então:

- o trote ocorre sempre numa sexta-feira, e já é previamente sabido por todos os calouros. Nesse dia eles possuem a tarde livre, e devem vir fantasiados: pessoal de BA (Biologia-Alimentação) com algum motivo alimentar, e pessoal de CP (Química-Física) à la cientista maluco. A tarde eles são divididos em grupos e seguem para o centro, onde ocorrerão algumas atividades lúdicas (sem sujeira). Por fim, todo mundo se reúne na tal praça para o trote sujo;

- finda a sujeirada, os calouros podem voltar para casa, enquanto os veteranos (em especial os membros do BDE) põe a mão na massa, ou melhor, nos baldes, panos e rodos, para fazer a faxina e deixar o local com ares de normalidade. Achei isto bem interessante.

- a noite é momento de festa num bar da cidade. Mas, ao contrário da UFSC, em que a festa encerra as atividades do trote, por aqui ela é apenas o começo do famoso WEI, o Fim de Semana de Integração (‘Week-end intégration’): um final de semana num clube de férias!

WEI, WEI!

Apesar da festa da noite anterior, às 8h do sábado o estacionamento da escola já estava repleto de gente. Era, afinal, o momento de partida para o WEI. Os veteranos já haviam sido informados o local e poderiam ir direto, se quisessem. Já os calouros teriam que descobrir o caminho, de quase 200km, por meio de uma folha com charadas! Quanto à nós, brasileiros (fomos eu, Fran, Tany e o Fernando), conseguimos carona com as pessoas do BDE, então o trajeto foi tranquilo (se dependesse de advinharmos as charadas estaríamos até hoje à procura, imagino eu).

O destino: a cidade litorânea de Vieux-Boucau-les-Bains, situada no departamento de Landes, ao sudoeste de Bordeaux. Sua paisagem é a típica da costa das Landes (a chamada ‘Côte d’Argent, ou Costa de Prata), com o Atlântico e as dunas a oeste, e o começo da floresta de pinheiros a leste, mas com o diferencial da presença de uma pequena laguna. O clube de férias onde ficamos situava-se ao lado da mesma, bem próximo às ruas centrais, e a uns 15 minutos a pé do mar, ou seja, bem localizado. A cidade é pequena, mas bastante simpática, e possui aquele inegável ar de estação de veraneio.

O WEI tinha um programa bastante livre, estando previstos horários apenas para as refeições e para a festa de sábado a noite, então no geral podíamos aproveitar como queríamos. Apesar de o sábado ter começado meio frio, nublado e com bastante vento, aos poucos o sol apareceu e a temperatura subiu, logo
Nós 4Nós 4Nós 4

Fernando, eu, Tany e Fran
consegui desfrutar devidamente o último final de semana do verão, com o meu último banho de mar do ano (a água já estava bem gelada)! Agora só daqui a alguns meses, talvez abril ou mesmo maio. Hora de começar a passear pelo interior, então! 😊

TroteTrote
Trote

Pessoal de BA, com direito até ao tigre da Kellog's
TroteTrote
Trote

Calouros de CP e seus jalecos

Tot: 0.069s; Tpl: 0.009s; cc: 13; qc: 23; dbt: 0.0249s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 2; ; mem: 1.1mb