Pausa para o Café .. Assuntos que converso quando saio para um cafezinho (v.1)


Advertisement
Brazil's flag
South America » Brazil » São Paulo
June 29th 2016
Published: June 29th 2016
Edit Blog Post

Adoro tomar café. Aproveito este momento para conversar com pessoas que chegam até a mim para "Trocar ideias". rs

Bom, sempre tenho a impressão que estou devendo "textos" a serem compartilhados. Enquanto não escrevo sobre as minhas histórias, resolvi compartilhar aqui um resuminho, pinceladas de alguns assuntos que converso durante estes famosos e gostosos Cafezinhos. "Pausa para o Café".

Obs: vou atualizar este post com os meus próximos cafés. Rs




VOLUNTARIADO

Este é o assunto quem mais querem saber. Vou fazer uma versão mais "completa" (inclusive para o ViraVolta), mas enquanto não vem. Rs.

# Recomendo começar a fazer um na sua cidade primeiro. Por que ir tão longe para começar? O bom de começar aqui é que já entende um pouco do que gosta de fazer, já fala a lingua, já entende um pouco mais da cultura da região .. além de já dar uma aquecida no corpo e na mente. Rs.

# Recomendo estar bem consigo mesmo para poder se entregar num voluntariado. Principalmente com criança, elas sabem quando vc não está legal.

# "Por onde eu começo Angelina?" Depois da sua cidade, como eu já disse, onde ir? Onde o seu coração falar! Ele fala de algum lugar .. de algum país ou região.. As vezes ele fala inclusive em qual causa atuar. Eu, por exemplo, um dia sonhei com refugiados da Síria .. fui até a fronteira e trabalhei com eles.

# "Meu coração não diz onde ir. E ai?" .. qualquer lugar do mundo que você for terá alguém precisando de ajuda. Se é realmente isso que quer fazer, você encontrará algo. Garanto!!

# "Devo ir com alguma agência?": sou suspeita para dizer isso. Mas Não. Não recomendo. Acho que o seu dinheiro será melhor utilizado quando você estiver atuando de fato. Você vai ver isso. Acho sim que as agências tem que cobrir os gastos dela .. mas acho quem lê agora o que EU escrevo não está buscando "volunturismo". Rs. Acho que busca muito mais do que pintar parede de escola pública.. Inclusive deve estar perguntando "O que posso fazer além de ensinar Inglês"?.

# Voltando ainda sobre o tema da agência. No final de 2006 fui para a India através da Aiesec, uma organização de jovens universitários que auxiliam nos intercâmbios. Fui a primeira turma a ir com o propósito social. E assim não deixo de indicar. Mas lembrando, é uma organização de jovens que fazem muito bem o trabalho .. mas estão em constante aprendizado. http://aiesec.org.br/ . Esta dica vale também para acalmar os corações dos pais que não querem que vc vá por conta própria! Ajuda!

# "O que posso fazer no meu voluntariado?" Temos milhões de habilidades e não damos oportunidades para descobrimos. Por muito tempo eu dizia que era bancária e "ponto". Com o decorrer do tempo me permiti descobrir que gosto de fotografia, que poderia seguir talvez a mergulho (sendo instrutora), que poderia ser garçonete .. descobri que gosto de analisar projetos sociais e ajudar no seu desenvolvimento. Como descobri tudo isso? Me permitindo fazer coisas "diferentes" .. e ainda permito .. porque sei que posso descobrir ainda mais do ue eu sou capaz de oferecer para o mundo.

# Acomodação e alimentação: "você conseguiu de grátis nos Projetos"? Depois da minha primeira experiência dormindo na casa de abrigo, vi que eu preferiria separar o trabalho voluntário da minha "vida pessoal". Foi lindo estar com as crianças 24h / dia. Mas tem uma hora que eu queria ter tempo só para mim e eu não tive. Ademais, os lugares que voluntariei não eram caros. Valia a pena pagar para ter um quartinho sozinha. Exceção foi wwoof e permacultura abaixo. Além de pessoas que abriram as casas delas para eu ficar por 1 mês sem pagar nada!!

# "mais perguntas?" Não sei agora..



WWOOF (world wide opportunities on organic farms)

Sempre tive vontade de ter a experiência com wwoof e a primeira vez que fiz foi na Geórgia (país). Trabalhei por 3 semanas em uma fazenda orgânica no meio de um pequeno vilarejo. Até então minha relação com a natureza foi somente plantar feijão no algodão. Pasmem!! É verdade!!

Ter o contato com a Natureza foi essencial para quem sou hoje. Comer comida orgânica é Outra-Coisa!! E quem diria. ... acordar as 6am para alimentar porcos gigantes. Haha.

http://www.wwoof.net/

http://www.wwoofindependents.org/



PERMACULTURA

Enquanto fazia WWOOF conheci 3 permacultores. ("Perma o que?" Procurem na internet). Isso abriu a minha mente. Queria fazer o curso PDC (Permaculture Design Course). Fiz então no Malawi (África) e foi fantástico, pois aplicava o que eu aprendi nos cursos em escolas pública do vilarejo que eu estava. Depois disso nunca mais fiz wwoof e comecei a seguir os projetos de permacultura que tinha nos países que eu visitava. Encontrava no google mesmo.

Trabalhei com Permacultura no deserto da Jordânia, no Mar Morto e também em duas fazendas no Nepal, uma fazenda urbana em Kathmandu e outra de café orgânico em Pokhara. Recomendo muuuuito fazer o curso. No mundo inteiro é meio caro mesmo. No Brasil as vezes tem alguns que saem por uns R$1mil. Na época paguei USD 600 na África! o Curso dura de 10 a 14 dias e você aprende muito sobre como nos relacionarmos melhor com a Mãe Natureza.

Neste site tem links para outros centos de permacultura pelo Brasil: http://www.permacultura.org.br/ Eu já visitei o IPEMA e gostei muito do Instituto. Vou visitar outros e compartilho aqui.



ECOVILAS

Por causa da minha experiência com WWOOF e Permacultura, recebo também perguntas relacionadas ao tema, principalmente aqui no Brasil. Eu nunca fiquei em uma morando mas segue um mapa muito legal.

http://ecoaldeasabyayala.blogspot.com.br/

Um que muitos indicam, porque já foram, é Piracanga. http://piracanga.com/

Outro que sei que é bom é Aldeia, que tem um querido amigo lá: https://vimeo.com/88385374

E mais um que já escutei bem Terra Una.. http://www.terrauna.org.br/ecovila.html

http://www.ecovilasbrasil.com.br/as-10-ecovilas-e-comunidades-visitadas-pelo-ecovilas-brasil/





OUTROS TRABALHOS EM TROCA DE HOSPEDAGEM / ALIMENTAÇÃO

Na Albânia eu trabalhei em 2 hostels um em Tirana e outro em Saranda. Eu precisei fazer isso pois estava caro pagar R$ 13 euros por dia de acomodação sendo que eu estava fazendo trabalho voluntário nas Casas de Abrigo. Muitos sabem mas não gosto muito de ficar em Hostel. Me sinto velha.. Hahah. (E hostel não tem essa de idade). Mas eu também fico cansada das mesmas perguntas "where are you from?" "How long have you been here?" "where are you going next?" e por a vai. Aaaaa .. e claro não tenho mais idade para aguentar jovens bêbados causando no quarto. Rs. Já passei por tudo isso. Não acho que exista uma "idade ideal", mas cada um sabe do que gosta. Se gosta de ambiente jovem e descontraído, trabalhar em hostel pode ser bem legal .. tem 2 sites que a galera usa. Eu consegui os meus falando diretamente com o dono do albegue, não usei site nenhum. Foi bem fácil =).

https://www.worldpackers.com/

https://www.workaway.info/



COUCHSURFING (CS)

Comecei a dormir na casa da pessoas quando o hospitality club era mais famoso que o CouchSurfing isso lá em 2003. Comecei a usar para não gastar grana. Hoje (2016) ainda uso, mas muito mais para conhecer pessoas e costumes locais. Fiz muito CS mais me hospedando do que recebendo, mas ambas as experiências são ótimas. O que eu recomendo. Leia o perfil da pessoa que você está solicitando o "sofá". CS não é um "hotel/hostel de graça". As pessoas que te recebem também querem saber um pouco mais sobre você. Leio também as referências. Se a pessoa não tem nenhuma referência eu não solicito couch. Já pedi, mas hoje prefiro evitar. Eu já tive inconvenientes com o CShost. Mas nada de "grave" aconteceu e estes ocorridos não mudaram a minha maneira de viajar. Ainda gosto e uso muito esta plataforma. Recomendo deixar o seu perfil bem preenchido (infos e fotos). E para aqueles que não possuem referência .. seria legal começar a receber pessoas na sua cidade, mesmo que for para um cafezinho e/ou mostrar a cidade. 😊 Refil de amigo é bom, mas de "desconhecido" é melhor.

Para mulheres, evite paises muçulmanos. Não é tão cultural eles receberem mulheres nas casas. Mesmo os mais "ocidentalizados" podem quere algo mais "ocidentalizado". Não sei se ainda tem isso, mas antes quando eu chegava em um país muçulmano eu já recebia convites para ficar na casa deles. Desabilitei isso nas configurações. Achei bem inconveniente. Recebi muuuuuitos convites. Por isso comecei a evitar. Prefiro pagar um hostel/hotel.

A pergunta "E rola algo Angelina?" Pode rolar. Se os 2 quiserem pode acontecer. Mas já tive situações que foram "constrangedoras" e eu não queria nada. Não rolou e nem fui forçada a nada.

"E no caso acima, por que vc não dá referencia ruim?" Olhava as outras referencias e eram boas. Pensava se foi só comigo .. e além do mais ele também poderia mentir na minha referencia e não queria stress naquela época. Bom.. Faz tempo que nada de ruim acontece comigo. Hoje eu faria diferente.

Mesmo assim: Recomendo!!!

https://www.couchsurfing.com/





CARONA

Assunto complicado de falar, mas vamos lá. Comecei a viajar de carona na Nova Zelândia em 2004. Custou eu colocar o meu polegar para fora. Hahah. Não conseguia de jeito nenhum esticar o braço e pedir carona!! Mas um anjo da guarda me ajudou nessa* . Com a ajuda de alguém e na NZ aí fica fácil. Hahah. Mas depois de viajar a NZ comecei a viajar o Leste Europeu de carona. Polonia, Esváquia, Bulgaria, Romenia .. e por ai vai. Ai não foi nada fácil. Por 5 vezes quase me dei mal. Mas consegui me safar. Depois disso decidi não viajar com caminhoneiros (eles ficam muitos dias/meses sem ver as companheiras). No Brasil viajei bastante de Carona curtas e longa distâncias, mas nunca aconteceu nada. Nem "papinho" estranho não teve. E claro, na minha viagem de 20 meses viajei com algumas caronas também .. e principalmente na África. Nada aconteceu.

Não sou de recomendar caronas, honestamente acho que tem um "certo perigo". Mas eu vou no meu feeling. Se sinto medo não vou para a estrada. Se estou confiante vou (98%!d(MISSING)as vezes). Sendo mulher a carona vem mais fácil do que para homens sozinhos e mesmo para casal. 2 homens mais difícil. Normalmente eu consigo uma carona em 15 minutos, mas já esperei por 3 horas no meio do nada na Eslováquia! Uma vez desconfiei do cara então dei de louca e disse que iria para a outra direção. Rs. Normalmente não tenho placa para onde quero, mas ajuda se tiver. Evito carona que passem de 2-3 horas. Pois você não pode dormir!! Muitos dão a carona para te conversar com alguém e escutar a sua história, além de ser "perigoso" dormir. Mas já peguei caronas de mais de 12 horas. Tudo Ok. Não sou muito de pedir em Posto de gasolina mas funciona bem para a maioria. Eu fico na estrada mesmo .. procuro um lugar em que o carro consiga me ver e possa parar logo em frente. Longas distancias, é bom ter um mapinha em mãos. Assim, vc vai quebrando as caronas .. é mais fácil com o mapa na mão.

http://angelinayamada.blogspot.com.br/2010/11/01022004-nova-zelandia-minha-primeira.html



VIAJAR PELA AFRICA (PARTE LESTE)

Meu sonho era conhecer a África Parte Oeste .. Senegal, Mali, Guine Bissau ... mas o destino fez eu viajar toda a parte Leste. Viajei do Egito até a África do Sul por terra e sem pegar ônibus para turistas. Só com os locais. A África virou o meu lugar #1 .. sempre me imagino voltando para lá. Difícil generalizar, mas viajar de pais a pais não é tão fácil. Mas sim, Quenia <> Uganda é fácil, Quênia <> Tanzania é fácil, Namibia <> Africa do Sul é fácil... mas Rwanda <>Tanzânia não foi fácil, Egito <> Sudão não foi nada fácil ... Viajar sendo mulher não foi um problema, tirando no Sudão que são muçulmanos não acostumados com turistas como o Egito ou Marrocos. Lá eu tive que tomar mais cuidado e inclusive me cobrir com lenço. Na parte das praias do Quênia e Tanzania, os homens achavam que eu estava em busca de turismo sexual. Muitas mulheres sozinhas vão em busca disso (ou melhor Daquilo). Os transportes são demorados, fora dos horários, as vezes não aparece, os preços não são fixos e para quem tem cara de turista pode dobrar (imagina eu com esta cara japa! Ainda bem que sei barganhar! Háha). Acomodação: nao tem hostels como na Asia, mas os quartos eu pagava em torno de 5 a 10 dolares. Nao me pergunte do grau de higiene!! Comida: nao tive problema em comer comida local, mas aqui no Brasil eu já como churrasco de gato deste pequena. Ajuda, ne?

O que eu indico mesmo não tendo feito. O famoso overland tour. Eh turistico sim, mas vc conhece mais lugares .. e ir para safari sem um jipe não eh uma boa idea. Rs. Segue a dica de quem já fez:

http://kikiaroundtheworld.com/paises-fotos-e-videos/africa-do-sul-overland-tour/



MEDITAÇÃO

Durante a minha viagem muitos me perguntavam qual era a minha religião, para qual Deus eu pedia as coisas .. Não tenho religião que sigo e não peço para Deus algum as coisas que quero mudar em minha vida. Porém , de uma certa forma não ter religião me intrigava. Até que vi um Buda gigante no Sri Lanka e tive a certeza que era isso. Iria mais a fundo na filosofia budista. Foi que não consegui me inscrever em nenhum mosteiro/templo budista no período que eu queria. o que daria para fazer era Vipassana. Quando escutei a primeira vez sobre esta meditação que ficava 10 dia meditando sem falar, ler, escrever .. eu disse para a pessoa. "Boa Sorte" e pensei "Jamais faria uma meditação dessas". Cuspi para cima e caiu na testa. Não só fiz 1 retiro de 10 das como fiz mais 3! Nunca falei muito sobre a meditação em si .. mas seguem dois relatos de duas pessoas queridas:

http://projetoviravolta.com/vipassana-10-dias-de-meditacao-do-silencio/

http://www.asaseraizes.com.br/2016/05/02/sobre-vipassana/

Vipassana Website:

https://www.dhamma.org/pt/



CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Sempre achei que faria o Caminho de Santiago de Compostela quando eu tivesse 40 anos. Em abril de 2014, meu ex pergunta "Por que com 40 anos? Por que não antes". Desliguei o skype e pensei: "Verdade. Por que não agora?". No mês seguinte ambos embarcariam para Madrid de onde começaríamos o nosso Caminho Francês desde Saint-Jean-Pied-du-Port. Foram 30 dias de grandes aprendizados. Desde lá eu sabia que o Camino é uma metáfora da vida. O relacionamento não durou, mas os ensinamentos e a vontade de voltar a fazer o caminho ficou. Só não imaginei que voltaria tão cedo. Assim foi que em março de 2016 comprei a passagem e abril já estava em Portugal. Desta vez faria o Caminho Central Português. Ainda estou devendo escrever como foi a minha experiência este último caminho. Mas se for com relação a dicas de viagem. No google tem várias. Haha. Sempre digo que tem pessoas que dão dicas melhores que as minhas. Ainda mais porque eu viajo sem guia e sem preparo físico. Rs.

Segue abaixo uma história do meu último Camino que ilustra um pouco o que é estar no meio de pessoas do Bem.

https://www.travelblog.org/Europe/Spain/Galicia/Santiago-de-Compostela/blog-938342.html

Advertisement



Tot: 0.129s; Tpl: 0.012s; cc: 12; qc: 28; dbt: 0.0708s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb