Machu Picchu - Imprevistos antes da viagem!

Brazil's flag
South America » Brazil » São Paulo » São Paulo
December 14th 2006
Published: December 14th 2006

Queridos amigos,

Não me contive a relatar alguns fatos antes da viagem iniciar. Na verdade, como já disse, a viagem já começou desde o primeiro planejamento.

Dormir já tem se tornado uma tarefa difícil. Há poucos dias da viagem, o único pensamento que se passa quando eu deito na cama é como será toda essa doidera. A mente viaja em pensamentos bons, nas expectativas e na preocupação se tudo dará certo.

A preocupação aumenta não só pelo desconhecido, mas por toda uma série de acontecimentos que vem me preocupando a cada dia. Já há algum tempo os vôos tem sido atrasados e cancelados constantemente em nossos aeroportos, deixando um planejamento de datas e horários sem validade e certeza alguma. Se já não bastasse tudo isso, na Bolívia acontece outro caos. Além dos aviões por lá também estarem inconstantes e as recomendações serem para que as pessoas optem pelo transporte rodoviário, a região de Puerto Suárez foi atingida, no último sábado, pelo efeito El Niño, provocando uma forte chuva de seis horas seguidas. Isso acarretou numa inundação que poucas vezes foi vista na história da região. Pelas informações que tenho lido nos jornais bolivianos, não se passa nenhum tipo de transporte rodoviário entre Puerto Suárez/Santa Cruz, e até mesmo a linha férrea está abaixo d'água. Há quatro dias após a violenta chuva, dois quilômetros de ferrovia ainda estava inundada. Para se ter uma idéia, a defesa civil está levando alimentos para os desabrigados em Puerto Suárez de avião. Os jornais falam de super lotação nos hotéis da cidade e pessoas que dispõem de pouco dinheiro já não sabem o que fazer tendo que passar tantos dias no mesmo local. Eu estive durante todos esses dias acompanhando com esperança de que as águas fossem voltar ao leito do rio e a ferrovia liberada. Afinal, ainda restam alguns dias até minha partida. Porém, a previsão do tempo é de mais chuvas durante a sexta, sábado, domingo e segunda-feira. E com isso, a probabilidade do trem voltar a funcionar é bem pequena.

Tenho uma grande preferência pelo transporte terrestre e faço questão da viagem ser feita pelo trem da morte, mas com isso não tive muitas opções. Reservei hoje uma passagem aérea para Santa Cruz de La Sierra saindo de Campo Grande. Não posso me dar ao luxo, tendo pouco tempo, de ir até Puerto Suárez e ficar esperando a volta das operações do trem. Vou me dar ao luxo de viajar de avião. Que contraste esse luxo! Tentarei fazer a viagem pelo trem da morte na minha volta. A passagem aérea de volta já está comprada, pois saiu mais barato comprar ida/volta do que somente ida. Vai entender essas promoções! Ainda assim, se o trem estiver funcionando e nenhum imprevisto acontecer, estarei voltando pelo trem da morte, na segunda classe, como tenho planejado. A viagem não seria completa sem essa parte!

O restante do roteiro continua em pé. Vou passar abaixo detalhes de onde estarei passando para quem quiser e puder ir acompanhando. Lembrando que estarei atualizando, sempre que possível, o blog no endereço www.doidera.com/blog.

"É certo que não podemos mudar a direção dos ventos, mas podemos alterar a posição das velas" - L. Navarro

BRASIL
19/12 - Partida de ônibus para Campo Grande
BOLIVIA
20/12 - Partida de avião para Santa Cruz de la Sierra
21/12 - Partida de ônibus para La Paz
23/12 - Partida de ônibus para Copacabana
24/12 - Ida à Ilha do Sol e passagem do Natal na Ilha.
PERU
25/12 - Volta para Copacabana e partida para Puno, Peru.
26/12 - Ida à Ilha Taquile e passagem de 1 dia e 1 noite na casa de nativos
01/12 - 3º dia da trilha inca
02/12 - 4º dia da trilha inca e chegada à Machu Picchu
03/12 - Volta para Cusco e partida para Arequipa
04/12 - Arequipa
05/12 - Escalada ao vulcão El Misti (1º dia - escalada e parada no acampamento base a 5300m)
06/12 - Escalada ao vulcão El Misti (2º dia - ataque ao cume e volta para Arequipa)
07/12 - Partida para Tacna e depois Arica
10/12 - Segundo dia no Salar de Uyuni
11/12 - Terceiro dia, chegada à Uyuni e partida para Potosí
12/12 - Partida para Santa Cruz de la Sierra
13/13 - Tentativa de voltar pelo trem da morte ou voltar de avião para o Brasil

Para quem quiser receber informativos sempre das atualizações do meu blog, cadastre seu email aqui: http://www.travelblog.org/alert.html?blogger=Renato%!D(MISSING)oidera&blogger_id=25675&popped=1

Um forte abraço e bons ventos
Renato Doidera
www.doidera.com

20th December 2006

Uma boa viagem nunca saí como o previsto, aliás, isso é ótimo, pois acabamos tento aventuras, barreiras e o melhor e tudo é poder superá-las e com certeza você conseguirá! Boa sorte pra você nessa viagem e esperamos você em breve com as novidades... Como você sempre diz, Bons Ventos!!! Abraço e até a volta!

Tot: 0.071s; Tpl: 0.009s; cc: 12; qc: 53; dbt: 0.0309s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb