Minas: Caxambu, São Lourenço e Araxá


Advertisement
Brazil's flag
South America » Brazil » Minas Gerais » Araxa
January 17th 2018
Published: January 17th 2018
Edit Blog Post

Caxambu e São Lourenço São cidades próximas entre si Araxá fica mais distante mas todas possuem um passado riquíssimo e memorável que merecem ser visitado e revisado.



São todas as três cidades estâncias hidrominerais ou seja possuem Parque de Águas minerais naturais oriundos do solo riquíssimo de Minas Gerais.

Passeios em pedalinhos de visitação na fábrica de envase de água mineral passeios de teleférico são algumas das possibilidades quê Caxambu oferecem.

O Parque das Águas de Caxambu possui 210 mil metros quadrados de área e conta com 12 fontes de águas minerais naturais para serem degustadas.

Tais águas possuem propriedades inclusive medicinais diferentes umas das outras e são de livre consumo.

Após o ingresso no parque há também no parque o banho de imersão onde você pode tomar um banho em uma piscina hidroterápica de água mineral pura natural duchas saunas a vapor e secas e diversos tratamentos estéticos oferecidos...

Além disso no lago do Parque das Águas de Caxambu pedalinhos para crianças áreas com quadras de esporte e pista para Cooper.

Bem isso sem falar nas divinas balinhas de doce de leite que em toda região do sul de minas são um verdadeiro deleite com o perdão do trocadilho.

Em São Lourenço como em Caxambu existe também um Parque das Águas em que se pode usufruir de algumas Fontes famosos como a Vichy indicada para úlcera e problemas de rins e a fonte Primavera famosa por abrir o apetite além de curar casos de anemia e finalmente a fonte Oriente que é a fonte que provê a água envasada nas garrafas de água mineral São Lourenço.

Além do parque São Lourenço possui um passeio de Maria Fumaça que mostra as belezas da região da Mantiqueira.

O trem das Águas sai de São Lourenço aos sábados e domingos em direção a Soledade 9 km de distância e percorre em 30 minutos o percurso. O preço é um pouco salgado entre R$110,00 e R$ 150,00 mas inclui degustação de queijos e vinhos além de cantores que animam (se é que você gosta disso) a viagem com música sertaneja.

Em São Lourenço você também pode visitar o sítio Lagoa Seca, atração para adultos e crianças e fazer uma convivência mais próximo com animais típicos da fazenda, ajudando alimentar ovelhas, cavalos, cabras, além de, é claro, poder tirar o leite da vaca. Após isso são servidos quitutes típicos da região que vão bem além dos clássicos pão de queijo com café. Bolo, queijo minas, queijo de cabra, sucos e muito mais.

Em Araxá naturalmente, como estação hidromineral, temos também um parque de águas construído para valorizar a cidade e suas características específicas de estância hidromineral.

São muitas as histórias relacionadas também a esta cidade mas podemos destacar duas que são talvez as mais conhecidas...

A primeira está relatada em um curta-metragem belíssimo e fala do Grande Hotel cuja construção finalizou-se em meados do século 20 mais precisamente ao final da Segunda grande Guerra no ano de 1944.

Vale conferir este filme verdadeiro documento sobre a história recente de Araxá onde políticos influentes presidentes e homens que decidiram os destinos desse país frequentaram o hotel e tiveram suas histórias, muitas vezes misteriosas, ali ocorridas.

Saiba mais sobre o filme Clique aqui

Outra história muito famosa porém mais antiga e que também foi retratada em minissérie da Rede Globo foi a história de Dona Beja.

Filha de pai desconhecido, Beja chegou em Araxá ainda pequena e ainda criança era reconhecida como muito linda.

Crescendo foi sendo desejada pelos colegas de catecismo dentre eles Manoel Fernando Sampaio por quem era apaixonada.

No ano de 1815 Jacinta, o verdadeiro nome de Dona Beija, foi raptada pelo Ouvidor do Rei Joaquim Ignácio Silveira da Motta com quem viveu enquanto amante por dois anos na cidade de Paracatu.

Após seu retorno para a capital, Beja volta para Araxá e se transforma numa mulher mais que odiada pelas mulheres e mais que amada pelos homens.

Rica fundou um bordel de nome Chácara do Jatobá para vingar-se de um amante que a estuprara e engravidara. Ainda assim planejou uma emboscada e o assassinou sendo absolvida a posteriori. A casa, as roupas, os móveis de Dona Beija, estão no mesmo local e podem ser visitados ainda hoje.





Caxambu São Lourenço e Araxá são exemplos de cidades e de uma história que se perde no tempo, mas que está ainda à nossa disposição. Basta visitá-las!

Advertisement



Tot: 0.081s; Tpl: 0.009s; cc: 11; qc: 49; dbt: 0.0429s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb