"Senta que la vem historia" - Perugia


Advertisement
Italy's flag
Europe » Italy » Umbria » Perugia
June 1st 2002
Published: May 16th 2009
Edit Blog Post

PerugiaPerugiaPerugia

Vista da Piazza D'Italia
Perugia, onde tudo começou... para mim.

Tenho um imenso carinho por esta cidade por um motivo muito especial e também belas recordações. Lembro com saudades da minha amiga alemã Katrin, e o nosso cineminha no parque aos domingos, onde assistíamos o show das estrelas cadentes atráz da tela, ao invés do filme. Dos amigos pelas cantinas de cozinha típica com toalhas quadriculadas e vinho barato. Do cooper na Arena Santa Giuliana, para tentar mantêr a forma entre uma tonelada e outra de pasta que me faziam comer (com 1,72 m e 50 kg, eles achavam que estava doente!).

Volto alí sempre que posso. Não perco um Umbria Jazz ou Eurochocolate. Adoro subir e descer suas ladeiras estreitas, ver seus palácios cinzas de pedra que tanto estranhei à primeira vista. Tomar um macchiato no Caffè di Perugia, passear pelo Corso Vanucci e sentar nos banquinhos da Piazza d’Italia para observar o por-do-sol.

Perugia (os romanos a chamavam Perusia) surge como uma das doze cidades confederadas da Etrúria. Historicamente mencionada importante pela primeira vez durante a guerra 309 a.C. entre Etruscos e Romanos. Guerra vencida, ajudou Roma em 216 e 205 a.C. na guerra contra Aníbal, retornando ao esquecimento até 40 a.C., para ser destruída por Cesare Augustus que procurava o inimigo Lucius Antonius refugiado na cidade. Foi inteiramente queimada, à exceção dos templos de Vulcano e de Juno.
Já no período lombardo é uma das cidades principais da Tuscia. No século IX, Carlos Magno e Luís, “o Piedoso”, foi entregue aos papas, mas rebelde por natureza, continuou a manter uma vida independente, guerreando contra as cidades vizinhas de regiões que hoje são a Umbria e a Toscana, como Foligno, Assisi, Spoleto, Todi, Siena, Arezzo, etc.
Em várias ocasiões os papas encontraram asilo na cidade e foi lugar de reunião dos conclaves que elegeram Honório II (1124), Papa Honório IV (1285), Papa Celestino V (1294), e Papa Clemente V (1305). Mas Perúgia não teve nenhum interesse em simplesmente subservir aos interesses papais.

Na Piazza IV de Novembro, ainda se vê a estátua do Papa Giulio III com a mãozinha apontando sobre as cabeças das pessoas como que dizendo “quietinhos aí, que o pedaço aqui é meu!”.

That's all folks!



Additional photos below
Photos: 15, Displayed: 15


Advertisement

Piazza IV NovembrePiazza IV Novembre
Piazza IV Novembre

Vista do alto.
PerugiaPerugia
Perugia

Porta.
Corso VanucciCorso Vanucci
Corso Vanucci

Marionete.
Piazza d'ItaliaPiazza d'Italia
Piazza d'Italia

Escadarias
"Na janela lateral, do quarto de dormir...""Na janela lateral, do quarto de dormir..."
"Na janela lateral, do quarto de dormir..."

pensando na "grande decisão".
"Mi Cocco""Mi Cocco"
"Mi Cocco"

famosa cantina perugina: "é ruim, mas barata!", o lema dos estudantes da cidade.
"Aglio e olio""Aglio e olio"
"Aglio e olio"

Na casa dos 3 porquinhos.
Basilica de AssissiBasilica de Assissi
Basilica de Assissi

a cidade de São Francisco


Tot: 0.075s; Tpl: 0.012s; cc: 13; qc: 28; dbt: 0.047s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb