"Senta que la vem historia!" - Tivoli


Advertisement
Italy's flag
Europe » Italy » Lazio » Tivoli
July 15th 2005
Published: July 13th 2006
Edit Blog Post

… é verdade que eu estou sempre reclamando dos “carrancudos” que circulam por aqui, mas da pra esquece-los um pouco quando saimos para visitar locais históricos e únicos, dos antigos Etruscos, Gregos, Romanos, que popularam esta terra milênios antes de todos e deixaram traços que nos fazem transportar para outra dimensão de tempo.

Estivemos em Tivoli, patrimônio da UNESCO, (70 km de Roma) para visitar a Villa d’Este e a Villa Adriana.

A Villa d’Este é a obra-prima dos jardins italianos do período barroco onde encontramos uma impressionante concentração de fontes, grutas e jogos de áqua e música, tudo obviamente hidráulico, além de um palácio de incontáveis salas, quartos, corredores, varandas e salões ... e nenhum banheiro... lógico, se não serve hoje, imagina naquela época! E quem toma banho aqui?! Cabooong!!!! Banheiro dentro de casa? So a partir dos anos 60 e porque era lei sujeita a multa...

Bem, em 1560, o cardeal Ippolito II d’Este, que também era governador de Tivoli desde 1550, sofreu muito a desilusão de não ter sido nomeado Papa, - tava “crente” que seria eleito, e para se distrair um pouco, o pobrezinho mandou fazer a Villa em sinal de repúdio às cortes de Ferrara, Roma e Fointanebleau que não o deixaram subir no papamóvel.
Que luxo, gente!!! So pra quem é do Clube Vaticano mesmo!!!

E quando Roma se transforma na maior potência do Mediterrâneo e conquista a Grecia, os Romanos, cafonas por excelência, descobrem o luxo, a elegância e a beleza da arte grega e helenística.
Tentando copiar um estilo, começam a construir as tais vilas romanas, assim, como uma casa de campo, não muito longe da cidade, sempre no centro de uma grande extensão de terra de lagos e jardins naturais.
Com paredes cobertas de mármore, pavimentos em formas de mosáicos que expressam idéias e significados, era uma verdadeira moda entre os imperadores, que começou com Augusto e acabou virando uma especie de competição para ver quem fazia a vila mais imponente.

A Villa Adriana foi do Imperador Adriano (117 d.C.) e é a maior (800 hectares), mais importante e mais complexa residência imperial romana visível. Ainda é possível visitar os restos das termas de água quente e fria, academias de ginástica, salões e mais salões de jantar, discotecas, piscinas, teatros, filosofos, bibliotecas, jardins, internet point, arena de gladiadores... não acaba mais!

Nota-se facilmente a pouca rigidez na simetria geral da Villa, construída em dimensões monumentais e cenografias de extremo luxo, pois o objetivo era o de maravilhar os seus visitantes super selecionados e demonstrar poder aos futuros possíveis adversários do imperador.
Claro que hoje são ruínas, mas para quem pega o mapa do lugar e consegue imaginar o que seria há 1888 anos atrás, é realmente de cair o queixo!

That's all folks!



Additional photos below
Photos: 8, Displayed: 8


Advertisement



21st March 2007

Poderias comentar se há afrescos na Vila d'Este sobre as virtudes? Parabéns pelo Blog!
19th October 2009

maravilhoso!
tenho um sonho de conhecer roma adoro suas culturas paisagens é tudo de lindo! gostaria de obter mais fotos de jardins e peisagens se tiveres por favor!

Tot: 0.122s; Tpl: 0.014s; cc: 12; qc: 55; dbt: 0.0581s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb