"Senta que la vem historia!" - Férias no Brasil 2004 - Salvador


Advertisement
Brazil's flag
South America » Brazil » Bahia » Salvador
November 10th 2004
Published: July 26th 2006
Edit Blog Post

"Sao Salvador, Bahia de Sao Salvador
A terra do branco mulato
A terra do preto doutor..."

Magica terra do Senhor do Bonfim!
Salvador tem uma energia vibrante no ar, é fisica, quase se pode pegar com as maos.

Nao pare na superficie, continue nos bastidores profundos desta cidade misteriosa e enriqueça sua alma!
O que dizer de Salvador? Reserve sua passagem!

A cultura desenvolvida em Salvador, primeira capital do Brasil, e no Recôncavo baiano, exerceu influência decisiva em outras regiões do país, e na própria imagem que se tem do Brasil no exterior.

Já no século passado firmou-se o gosto do baiano - tanto o do rico quanto o do pobre - pelo epigrama (tipo de poesia satírica); pelas modinhas (poesia lírica musicada); e, também, pelos sermões religiosos, praticados desde Frei Vicente.

A chegada dos africanos vindos do Golfo de Benin e do Sudão, no século XVIII, foi decisiva para desenvolver a cultura da Bahia como um todo. Segundo Nina Rodrigues, isso é o que diferencia a cultura baiana da cultura encontrada nos outros estados brasileiros. Nesses, os africanos que vieram eram, predominantemente, os negros bantos de Angola.

Os negros iorubanos e nagôs estabeleceram uma rica cultura nas terras da Baía de Todos os Santos. Pois tinham religião própria, o candomblé;
música própria, a chula, o lundu;
dança própria, praticada no samba de roda;
culinária própria, que deu origem à culinária baiana, inventando diversos pratos com base no azeite-de-dendê e leite de coco (tudo com muita farinha-de-guerra dos índios tupinambás e tapuias), e sobremesas, desenvolvendo o que veio de Portugal;
luta própria, a capoeira, e o maculelê;
vestimenta própria, aliando as já tradicionais indumentárias africanas às fazendas (tecidos) portugueses; e uma mistura de línguas, mesclando iorubá com português.

No século XIX, os visitantes começaram a cultuar a imagem da Bahia como de uma terra alegre, bonita, rica (por causa da cana-de-açúcar e das pedras preciosas das Lavras) e culta, que dava ao Brasil grandes intelectuais e Ministros do Gabinete Imperial, como Rui Barbosa, que foi ministro da Fazendo no final do século XIX.

Na década de 1870, as baianas começaram a migrar para o Sudeste do país em busca de emprego. E, assim, essas "tias" baianas foram disseminando a cultura da Bahia, vendendo acarajés em seus tabuleiros e gamelas, dando festas onde se dançava samba-de-roda (que, mais tarde, modificado pelos cariocas, iria resultar no samba como se tornou conhecido), desfilando suas batas e panos-da-costa pelas ruas da Capital Federal. Por isso, naquela época, chamava-se de baiana todas as negras bonitas, segundo afirma Afrânio Peixoto, no "Livro de Horas".

A partir da década de 30, primeiro pelos romances de Jorge Amado e depois pelas músicas de Dorival Caymmi, ficou estabelecida ante o Brasil a imagem que se tem da Bahia, de um local paradisíaco, com povo hospitaleiro e festeiro, perdurando até os dias atuais.


So' tenho uma dica pratica: se os meninos que vendem fitinhas ou que te chamam pra almoçar nos restaurantes do pelourinho te incomodarem, diga apenas: "ja' comprei", "ja' almocei". Se vc responde "nao, obrigada" eles continuam insistindo infinitamente.

That's all folks!








Additional photos below
Photos: 12, Displayed: 12


Advertisement

"Azuleijux purtuguezis""Azuleijux purtuguezis"
"Azuleijux purtuguezis"

O azul é o pigmento que mais resiste à luz. As outras cores desbotam com facilidade. Por isso: azul-ejos
Antigo Hospital PortuguesAntigo Hospital Portugues
Antigo Hospital Portugues

No Brasil tinha tanto ouro que a prata era mais valorizada. Nao se tem ideia da quantidade de ouro que os portugueses nos "roubaram". Neste hospital os santos e cricifixos sao todos em prata.
Alpes suiçosAlpes suiços
Alpes suiços

voltando pra casa (casa?)... choradeira no aviao. Gio ficou uma semana em depressao, nao falava nem com o espelho, era de dar do...


26th July 2006

mui lindo... obrigada... kisses Silvia

Tot: 0.045s; Tpl: 0.011s; cc: 11; qc: 25; dbt: 0.0259s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1mb