Cesky Krumlov - Não Podíamos Deixar pra Trás!

Published: November 16th 2012

O imponente Castelo de Cesky KrumlovO imponente Castelo de Cesky KrumlovO imponente Castelo de Cesky Krumlov

Cesky Krumlov, República Tcheca
Como já disse aqui, o plano original era termos seguido de Viena (Àustria) para CESKY KRUMLOV (no sul da República Tcheca) e, depois, para Praga, até porque esta cidadezinha fica quase no meio do caminho entra as duas capitais. Entretanto, com a confusão dos trens, tivemos que ir direto pra Praga e transformar a visita a Cesky Krumlov numa day trip, não mais numa parada pra passar a noite. O fato é que eu tinha visto muitas coisas sobre este lugar e não queria deixá-lo pra trás de jeito nenhum!!! Pra reforçar essa ideia, os ingleses que conhecemos na Romênia falaram muito bem daqui também.

Não me lembro exatamente o horário, mas lembro que acordamos cedo pra pegar o trem. A grande vantagem do albergue onde estávamos é que ele oferecia um senhor café da manhã, do nível de alguns hotéis, o que compensava a localização meio ruim. Também tinha lavanderia, então deixamos algumas roupas pra lavar. Não lembro exatamente se já tínhamos comprado as passagens ou se apenas tínhamos visto os horários, mas o fato é que tivemos que apressar o passo pra não perdermos o trem.

Não há trens que vão direto de PRAGA para Cesky Krumlov.
Portão VienaPortão VienaPortão Viena

Cesky Krumlov, República Tcheca
Pegamos um trem para CESKE BUDEJOVICE, onde descemos e pegamos outro para CESKY KRUMLOV. Embora esta cidade fique a apenas 160 Km de Praga, a viagem de trem demora, mais ou menos, 3 horas e meia. Por isso que eu pretendia passar por ela no caminho e não ter que voltar tudo isso pra visitá-la. Mas, apesar de tudo, a viagem foi bastante agradável, com uma paisagem bucólica que nos acompanhou até o destino final.

Acho que chegamos por volta das 13h. O tempo estava bom, mas mais frio do que em Praga. A estação de trem ficava no alto e o castelo no vale, colado no rio Vltava, o mesmo que corta Praga. No caminho, passamos pelo Portão Viena, um belo pórtico medieval, que, hoje, serve de portal de entrada da cidadela, e tivemos uma das melhores vistas do castelo, que é a da primeira foto deste post. Imponente!!!

O lugar é realmente muito legal e vale a visita. No pátio em frente ao castelo, há vários restaurantes e cafés com mesas do lado de fora, o que já confere ao lugar uma atmosfera muito agradável. Passado este pátio, cruza-se uma ponte sobre um fosso onde ficam
A Torre do CasteloA Torre do CasteloA Torre do Castelo

2 ou 3 ursos. Isso mesmo: ursos!!! Eu achei isso fantástico!!! hahaha

Muito bem, entramos, então, no Castelo de Cesky Krumlov, o segundo maior da República Tcheca (o primeiro é o de Praga). O pátio interno tem a Torre do Castelo de um lado e, na extremidade oposta, a entrada para o castelo propriamente dito. Optamos por subir na torre primeiro, de onde se tem uma vista espetacular da cidadezinha, com destaque para a pequena praça central. A subida é a pé, mas não foi das mais cansativas. De qualquer forma, valeu a pena.

A visita ao interior do castelo é guiada e não são permitidas fotos. Talvez por isso, minha memória desta parte seja mais vaga. O que me lembro é que sua construção começou no século XIII, mas ele foi sendo modificado bastante até o século XVII, razão pela qual não possui um estilo arquitetônico bem definido. Acho que é isso que o torna especial e mais interessante. Pertenceu a várias famílias importantes, a última delas a Schwarzenberg, que ficou com o castelo até o fim da Segunda Guerra Mundial. Terminada a visita, pode-se conhecer também os Jardins do Castelo. Com certeza, não se comparam aos
A Praça Central de Cesky KrumlovA Praça Central de Cesky KrumlovA Praça Central de Cesky Krumlov

Cesky Krumlov, República Tcheca
do Palácio de Schönbrunn, em Viena, mas valem a pena também.

Saímos do castelo e cruzamos a ponte sobre o Rio Vltava em direção ao centro da cidade. A Praça Central é muito legal!!! Já confessei aqui que sou um fanático pelas praças medievais europeias. Essa se encaixa muito bem no perfil, com o detalhe de que parece uma miniatura. Tem formato retangular e é totalmente cercada por casinhas com suas fachadas em perfeito estado de conservação. Isso enche de inveja meu coração brasileiro.

Sentamos num café/restaurante e pedimos cervejas. No dia anterior, tínhamos provado a Pilsner Urquell, então decidimos degustar a Budvar desta vez. Achei a outra melhor, mas as duas passaram com folga na avaliação do meu tosco paladar de cervejeiro amador. Acho que não comemos nada, mas não tenho certeza.

Caminhamos de volta para a estação de trem e nos mandamos de volta para PRAGA. A volta parece ser sempre mais cansativa do que a ida, mas, enfim, chegamos. Bondinho pro albergue, banho e balada, afinal de contas estávamos pegando leve há quase uma semana.

Meu guia do Lonely Planet indicava um lugar chamado Karlovy Lazne, que ficava, praticamente, na base da Ponte Carlos. A dica foi perfeita. O lugar é um complexo com vários ambientes: tem a pista da techneira, a pista mais rock etc. E tem muitos turistas, o que é bom porque você não fica tão deslocado. Tomamos todas. Foi muito louco. Saímos já com o dia claro. Lembro que estava um frio desgraçado e eu tinha saído só com uma camisa de manga comprida. Dentro da balada, ok, mas lá fora... hehehe. Com muito álcool na cabeça, resolvemos dar um rolê pelo centro. Passamos pela Starometske Namesti, que estava completamente vazia, um barato. Depois, caminhamos até a Praça Venceslau (Václavské Namesti), onde mandamos um sanduba pra dormir com a barriga cheia. De lá, pegamos o bonde de volta pro albergue. Aqui vale uma nota: o transporte público funciona durante a madrugada!!! Lembro que não eram todas as linhas, mas várias funcionavam 24 horas, inclusive a que nos levava de volta pro nosso albergue, que ficava relativamente fora de mão. Fica a dica pros administradores sem noção do Brasil.

Pátio interno do CasteloPátio interno do Castelo
Pátio interno do Castelo

Cesky Krumlov, República Tcheca
Cerveja Tcheca -  Coisa de outro mundo!!!Cerveja Tcheca -  Coisa de outro mundo!!!
Cerveja Tcheca - Coisa de outro mundo!!!

Cesky Krumlov, República Tcheca

Tot: 0.069s; Tpl: 0.01s; cc: 6; qc: 45; dbt: 0.0294s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 2; ; mem: 1.1mb