Sudan .. not easy .. not easy ..


Advertisement
Sudan's flag
Africa » Sudan » North » Khartoum
July 12th 2013
Published: July 22nd 2013
Edit Blog Post

Sunset @ Wadi HalfaSunset @ Wadi HalfaSunset @ Wadi Halfa

I have the impression that the sun was bigger in Sudan .. rs
Resumo: Sabia que seria difícil, mas não sabia que seria tanto; Estou bem.



Desde que escutei da famosa viagem do Egito a Etiópia cruzando o Sudão eu achei uma loucura. Pensava, quem irá cruzar o Sudão?? Escutava de um ou outro backpacker que fez, mas não muitos. Bom, entendo o porquê. Não é muito fácil viajar pelo Sudão. Muita papelada, muito calor, restrições de viajar em alguns lugares, restrições para tirar fotos, poucos falam inglês, sem ATM para estrangeiros, e para agravar a minha situação, mulheres não possuem nem a liberdade de ir ao mercado sozinhas, imaginem viajar pelo mundo!!

Vou resumir aqui a minha viagem, pois mesmo ficando apenas 5 dias no Sudão tudo foi bem intenso. Tive momentos de sorte e azar um atrás do outro. Queria rir e queria chorar o tempo todo e as vezes ao mesmo tempo. Rs. Cheguei também na época do Ramadan, assim, acabei também entrando no jejum dos muçulmanos (tirando beber água, era impossível eu ficar o dia todo sem água). Passar fome agravava um pouco a situação.

Chorei duas vezes nesta curta viagem. A primeira vez ocorreu em Cartum (capital) ao tentar me registrar. Perrengue. Pedi de
making friendsmaking friendsmaking friends

the captain and its crew =)
coração ajuda para o meu anjinho e foi que em 30 segundos um senhor apareceu para me ajudar. Juro, menos de 1 minuto. Além de ele oferecer ajuda para pagar o meu registro ele me levou para conhecer a maravilhosa família. Aprendi um pouco mais da cultura sudanês através da visão de duas adolescentes, filha e sobrinha de Ali. Fiquei também para o jantar. =) hummm

A segunda vez foi quando o motorista do ônibus esqueceu de mim e passou do local onde eu deveria ficar. Ok, isso não seria a primeira vez e muito menos a última. Desceria do ônibus e pegaria qualquer outro transporte para voltar. Eles me proibiram de sair do ônibus. Quê??? Enquanto isso eu estava cada vez mais longe do meu destino. Eu pedia gentilmente para parar o ônibus. Mas não. O único senhor que falava inglês disse que eu não poderia sair porque eu seria morta. "Quem irá me matar???" Ele respondeu: "O Sol". Verdade. Eu estava no meio do deserto. Mas mesmo assim eu queria descer. Eu sabia que eu arrumaria um transporte (caminhão, carro, outro ônibus, jegue) do outro lado. Porém eles jamais deixariam uma mulher na estrada. Me senti totalmente
making friendsmaking friendsmaking friends

@ ferry from Wadi Halfa (Sudan) to Aswan (Egypt)
de mãos atadas. Primeira vez na viagem que me senti frágil. Chorei. Pedi ao meu anjinho forças. O ônibus que vinha em direção oposta, amigo do motorista, apareceu em 10 minutos. =) Tudo parecia flores. Este ônibus me deixou 4km antes do local correto. Vamos lembrar que eu estava no meio do deserto. Calor de 50oC! Chorar novamente? Não. Eis que aparece um transporte para me salvar: um burrinho.

Só mais uma estória. O barco para o Egito era um pesadelo! Passaria as 18horas dentro dele. Eis que fiquei amiga do capitão do barco. Uau. Fiquei na area VIP admirando o Rio Nilo, longe do tumulto. De noite fui tentar domir no espaço delimitado. Impossível. Peguei o meu saco de dormir e voltei para a cabine do capitão para pedir uma ajudinha. "Lógico, pode dormir na frente da cabine" (do lado de fora). Uau. Que sorte! Fiquei admirando o céu cheinho de estrelas. Dormi. Ao abrir os olhos vi um vulto. Estava muito sonolenta. Levantei e ele disse com a voz bem baixa “Fuck”. Quê??? Ele mais uma vez “Fuck”. Peguei o meu sleeping bag e queria sair dali. Ele disse “No. No. Stay (fique)”. E ele foi embora.
The donkey saved meThe donkey saved meThe donkey saved me

I was in the middle of the desert =(
Bom, mas pelo menos o auxiliar do capitão, que também virou meu amigo estava dormindo perto de mim. Sentia de certa forma segura. De manhã o sol veio dizer Bom Dia. Hummm. Dormi relativamente bem. O auxiliar do capitão também acordou. “você dormiu bem?”. “dormi sim, obrigada”. Foi nesse momento que ele disse: “Kiss (Beijo)”. Quê??? “somente um beijo, come on”!!! e eu dormi perto deste sujeito a noite toda!!!! me-do!!!

Estórias como essas foram constantes no Sudão. Altos e baixos o tempo inteiro. Sério mesmo!! o tempo inteiro uma na sequência da outra. Hoje chega a ser até engraçado.



Estou bem! (estava exausta da viagem, mas agora após 1 semana, digo que estou bem)


Additional photos below
Photos: 7, Displayed: 7


Advertisement

MeroeMeroe
Meroe

Archaeological Sites of the Island of Meroe
My Sudanese FamilyMy Sudanese Family
My Sudanese Family

Tks for the amazing afternoon. Miss U!


Tot: 0.273s; Tpl: 0.012s; cc: 14; qc: 59; dbt: 0.0447s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb