Ruanda .. o país me surpreendeu positivamente


Advertisement
Rwanda's flag
Africa » Rwanda
February 8th 2013
Published: February 23rd 2013
Edit Blog Post

Hotel des Mille CollinesHotel des Mille CollinesHotel des Mille Collines

.. if you have time .. please watch Hotel Rwanda
Resumo: Fiquei poucos dias, mas gostei do país; Limpo (proibido o uso de saco plástico); Não tão pobre; Ônibus sai no horário; Estou bem.



Fui barrada na fronteira ao tentar cruzar de Uganda para Ruanda. Assim, fiquei 2 dias a mais em Uganda ao invéz de Ruanda, o que encurtou a minha estadia no país.

De cara gostei de Kigali - capital. O país é conhecido como o país das mil colinas. Incrível como tem colinas!!! Andar por Kigali é ir para cima e para baixo. Um pouco cansativo, mas um lugar onde me senti bem.

O que é importante dizer daqui? Do genocídio que ocorreu em Ruanda em 1994. Visitei Memorial do Genocídio. Chocante. Milhares de pessoas morreram, foram estupadradas, sofreram fortes torturas. Deixo aqui um link para quem tiver interesse em saber mais http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%!C(MISSING)3%!A(MISSING)Ddio_de_Ruanda

Visitei o Hotel des Mille Collines. Para que tiver tempo e interesse, recomendo o filme Hotel Rwanda. Fiquei um bom tempo pensando no que ocorreu naquele hotel em 1994 .. Em menos de 20 anos o país parece se recuperar bem deste passado tão sangrento.

Aqui o transporte público funciona muito bem. Sai no horário, é limpo. Falando
Border Border Border

Almost there .. DRC (Democratic Republic of Congo)
em limpeza, desde 2005 é proibído o uso de sacos plásticos no país. No lugar, utiliza-se sacos de papel. A África toda deveria adotar esta medida. Sério mesmo, é muita sujeira orinda dos destes sacos!! Além do mais, não senti tanta pobreza como eu vi em Uganda, Quênia ...

Em Ruanda eu poderia também fazer o famoso 'Gorilla Trekking'. Pagar USD 500 só de permissão para entrar no parque? Deixei para uma próxima vez. =( .. Fiz no lugar uma caminhada de 15km (2,5 horas) para um vilarejo em Nyungwe National Park. Banda Village parecia abandonada no tempo. A rua principal estava deserta .. mas mesmo assim, consegui brincar com algumas crianças e beber um vinho feito de banana. Voltei para a trilha meio bebinha. rs.

Por 2 vezes fiquei próxima da fronteira com a República Democrática do Congo (antigo Zaire), mas eu não cruzei porque não teria visto para voltar para Ruanda. A vontade era grande, ainda mais porque o país esta em conflito. Nada como no Mali ou Argélia, mas o clima é de tensão. Menos tenso está Burundi, porém descobri que a região que eu iria cruzar para entrar e sair do país era a
Banda VillageBanda VillageBanda Village

after 2,5 hours .. I arrived!
pior parte. Descobri também que eu não poderia andar na cidade após as 17h por ser muito perigroso e que gastaria mais dinheiro para dormir por algumas noites. Desta forma, plano abortado. Fui para a Tanzania.



Curta a viagem, mas gostei de visitar Ruanda.



Estou bem!!


Additional photos below
Photos: 7, Displayed: 7


Advertisement

Which one?Which one?
Which one?

The first bottle please.


Tot: 0.101s; Tpl: 0.013s; cc: 13; qc: 29; dbt: 0.0576s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb