BEHRlin

November 12th 2010
Published: January 6th 2011

Uma deliciosa Paulaner no mercado: 0,89 €

Viagem para Europa: 1000€

O brasão da capital da Alemanha ser o mesmo que o da sua família: nao tem preço!

Para todas as outras, existe o travelblog do Erik! 😊

Só de andar nas ruas de Berlin, vc se sente dentro de um livro de história: igreja destruída, balas na parede (medonho), o rastro de cicatriz do muro pelo asfalto, diferenças abismais entre o lado ocidental e o oriental, pois depois de mais de 40 anos sobre governo socialista, a cidade oriental nao acompanhou muito o desenvolvimento da sua irma ocidental (e ainda tem gente que defende o comunismo...), gerando essa diferença abismal entre os dois lados. Hoje, é uma cidade em construçao, bem internacional, etc... Caralho, que papo de velha eu to falando aqui? Berlin foi, sem dúvidas, a cidade símbolo do século XX, nao só a cidade como o mundo político inteiro ficou dividido, guerra fria, medo de guerra nuclear e aquele escambau todo que vc provavelmente nao quer ler por aqui! E a queda do muro é considerada por ELES, o marco do início da globalização, pois o mundo foi visto pela primeira vez como um grande único e interligado mercado, sem barreiras, livre leve e solto! ui!

A viagem já começou absurda: a faculdade subsidiou a viagem! Sim, os caras por aqui gostam de estudantes estrangeiros! Éramos 28 estudantes, e cada um pagou no total: 80€ pelo transporte (+ de 500 km pra ir), 2 noites no albergue, entrada para todos os museus que iríamos e transporte dentro da cidade. Só para ter uma idéia, viajar sozinho para Berlin com o trem, custa em média uns 70,80€ só de ida! @.@ Só faltou pagar a cerva também! Tipo, quando que a UnB ia pagar uma viagem dessas para os estudantes internacionais, ou que o seja? Só depois de muita festa pra arrecada dinheiro ou ajuda da Petrobrás mesmo... Mas pelo menos dessa vez tivemos que fazer um percurso dos programas exatos que faríamos nos 3 dias, e deu pra render muito mais do que em Praga, onde cada cabeça ia para um lado!

E nao é a toa que meu sobrenome e o nome da cidade sao parecidos, pois tenho vários parentes por Berlin! Alguns sao primos de segundo grau, outros de 218748214° grau, mas, tutti é famiglia! E sempre ficam bem alegres quando um parente do Brasil apareçe na cidade deles.

Mas claro, eu também ficaria bastante feliz se uma prima minha da Alemanha fosse lá pra casa nos conhecer...

A viagem já começou interessante, pois sentei na frente de um jovem iraniano que estuda em Aalen também, e conversamos durante horas seguidas sobre cultura e religiao ocidental e oriental: muito bacana! O mundo mulçumano me encantou: a relação pessoal com a religião (dependendo do país/família) é extremamente forte, pois política e as regras divinas sao uma coisa só - pelo menos na teoria - assim como na europa há vários séculos atrás. Fiquei morrendo de vontade de conhecer a Pérsia (vc tem que concordar comigo: esse nome é muito mais fera que Iran - pois um rei por lá há uns séculos atrás, resolveu mudar o nome do país de Pérsia para o seu nome: Iran.. drrr). Cultura totalmente diferente, e isso me gusta! Tenho que admitir que sou totalmente leigo sobre assuntos de jerusalém, isla, mulçumano, palestina, israel, etc. Mas espero conehcer o oriente médio na minha próxima louca-viagem, sei lá quando em minha vida! :p

Berlin foi bastante correria: queria ao mesmo tempo conhecer o máximo de parentes possível e ir com a galera pros passeios e festas de noite... mas acabou que no final deu tudo certo! 😊 No primeiro dia, visitei a filha de uma prima do meu avô (sério, cada vez descubro mais coisas legais sobre minha família aqui...), depois dormi na casa de uma amiga brasileira que ta morando por lá. Acordei, e pela manha nos encontramos no Reichstag, o famoso parlamento alemão - depois de encararmos quase 2 horas de fila na chuva, e revistamento pelos seguranças (esses dias por lá rolaram umas ameaças terroristas... nicht gut), a espera valeu a pena: a bola de vidro é foda! E as fotos da época das 2 Guerras sao inacreditáveis: O prédio estava preto no final do conflito, sem estátuas e todo arregaçado! Depois que vc sai do prédio e o vê todo bonitinho, vc nao acredita no que viu na foto! Uow!

Quando voltar, terei infinitas perguntas para fazer ao meu avô, que quando tinha 18 anos, estava atirando nuns russos em Berlin quando os caras a tomaram! Tenso... e sim: muita história pra contar....

Fomos depois para o Pergamonmuseum, ô bixinho colossal, tanta coisa pra ver que falto tempo
visuvisuvisu

esse lugar é muito fera!
no final: desde antigo Egito, celtas, gregos, romanos até fósseis da pré-história: violentíssimo! Coisas que vc sempre viu em fotos nos livros de história e arte, ali, na sua frente! De arrepiar!

Mas o Louvre que me aguarde! :D

Depois fui correndo encontrar mais 2 primos distantes num bar típico de Berlin, bem bacana, mas foi um pouco complicado entender sotaque da Bavária de um deles (to te falando que alemao é difícirrrr sô!), mas meu cérebro já está acostumado a nao entender frases inteiras e deduzir o que eles estao falando! yeah! Depois fui encontrar os estudantes pela cidade (sério, metrô 24 horas é A maravilha!) e fomos para umas festas de turistas, que nao curto muito, chamados Pub Crawls, que tem em toda Europa, e a matilha vai de festa em festa bebendo, etc, mas é turistao demais pra mim... mas mesmo assim, foi bem legau!

Depois de dormir 3 horas, sairmos do albergue no domingo para dar um último rolé pela cidade, passando pelo Checkpoint Charlie (a entrada da base americana), lugar que, infelizmente, nao poderei explicar muito sobre, pois novamente, na hora de entrar no Museu, faltou dinheiro e cada um teria que
esse é tal muro!esse é tal muro!esse é tal muro!

o que a galera acha de tao especial num muro? tem tantos por ai....
contribuir com alguns euros para entrar, e adivinhem: Deja vú, sim, só eu queria entrar, enquanto os outros preferiram comer... bem, já nao é mais nenhuma novidade... Depois nos separamos e ficamos andando principalmente pelo lado oriental da cidade ao longo do muro, bem bacana! 😊 Ainda mais quando num dos vários desenhos do muro vi a arte do álbum "The Wall" perfeitamente desenhada!

F-O-D-A

No fim das contas, ainda fui encontrar rapidamente um amigo de Brasília que estava morando por lá também! Sério, estava muerto no domingo! Mas foi muito fera, ainda mais por ter sido a primeira vez que encontrei parentes nessas terras, algo bem especial.. e com certeza, ainda volto pra Berlin, pois ainda tem alguns parentes que nao visitei e nao fui em todos os museus que eu queria, nem fiz o Free Tour como o de Praga, nem peguei minha prima (zoooooooa!) E ainda, Berlin é a capital mais barata da Europa, é isso é um fator importante também! Principalmente para mim (quem me conhece sabe...).

Beijos e abraços meu Brasil, e schönes 2011 à todos! Em 8 meses nos vemos de novo! (mas putz, parece que to há anos aqui já...)

Tschuß!

Erik von Béeehr

estádio olímpicoestádio olímpico
estádio olímpico

um amigo que tiro a foto! :p

6th January 2011

Sim, essas fotos nao sao minhas! roubei da galera, pois minha máquina ta com problema ainda na hora de passar as fotos! Dos museus, brandemburg Tür, etc.. FAIL! E como sempre, esqueci de falar de outro museu que fomos: o Madame Toussouds, o famoso museu das celebridades de cera que tem no mundo todo... é legau, etc, mas nada demais tmb, só é bem feito! bléh!
esse é tal muro!

Eai, vc tirou uma lasquinha pra trazer pros bróder?
6th January 2011

ehhehe, claaro! estou trazendo ae pros brothers um tijolinho ai na minha mala! :p

Tot: 0.249s; Tpl: 0.012s; cc: 7; qc: 46; dbt: 0.0298s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb