Cusco - Dia 1 - Cidade

May 31st 2008
Published: June 2nd 2008

Plaza de Armas - CuscoPlaza de Armas - CuscoPlaza de Armas - Cusco

Linda praca bem no centro de Cusco, aqui as pessoas sentam ao sol depois do almoco e nos fins de semana. Os turistas o tempo todo
Pegamos o onibus de Puno ate Cuzco e logo na entrada ja vejo dois inconvenientes, aquele onibus que o fanfarrao disse ser espacoso e que se “puede esticar las piernas tranquiiiilo tranquiiiilo” nao era bem assim, na verdade era o onibus com o menor espaco entre um banco e outro que vi na mina vida, para mim tudo bem que sou uma ana e pela primeira vez pude encostar os pes nos apoios do onibus, mas o pessoal nao debe ter gostado muito. Outro inconveniente foi que meu lugar e do Zenun era exatamente ao lado do banheiro, ate ai achava que ia ser uma saco o abre e fecha da porta, depois descobri que ruim mesmo era o cheiro… digamos que a higiene nao eh o forte do povo por aquí.

Para piorar a alfandega parou nosso onibus porque estaba vazando petróleo, muito bom, ficamos mais de uma hora parados, e ninguem deu nenhuma explicacao, so sei do petróleo porque uma Chola sentou no corredor entre mim e o banheiro e eu perguntei. Acho que poucos foram os momentos que passei mais medo na mina vida… rezava para tudo quanto eh santo pro bumba nao explodir. Detalhe que o
Plaza de Armas Plaza de Armas Plaza de Armas

Plaza a noite antes de jantarmos
Zenun estaba calmo, ficou um pouco irritado ate, mas resolveu tirar uma soneca… ese eh o cara, acho que to uns 2% mais calma desde o comeco da viagem por causa dele.

Bom, depois de 200 partidas no motor e um cheiro de oleo disel nojento, partimos, chegamos em Cusco as 4 da manha e tomamos um taxi para o Hostal, nao havia ninguem nos esperando para o translado incluso, como combinamos com os enroloes de Puno, mas pelo menos o hostal era bom.

Dormimos das 5 as 8 e acordamos novos para curtir Cusco. Tomamos café e encontramos uma brasileira que eh jornalista e vive no peru ha um ano, foi legal, brasileiro eh um povo receptivo. Ela nos deu algumas dicas e saimos andando para viabilizar as excursoes e o que faremos em Cusco. Compramos o boleto turístico, a passagem de trem para Machu Picchu, a passagem de aviao para Lima.

Cuzco nos parececeu muito preparada para os turistas, tudo organizado, uma cidade limpa, bonita, lotada de turistas por todos os lados. Nessa época do ano ha quase que somente turistas europeus, sul americamos viajam nas ferias de dezembro a fevereiro. Nos varios tours que
Jantar de AlpacaJantar de AlpacaJantar de Alpaca

Jantar com ife de alpaca, muito bom.
fizemos, diversas vezes fomos os únicos sul americanos.

Enfim almocamos, numa pechicha, entrada torta de batatas, sopinha e prato com bife e arroz com direito a refresco peruano por 11 soles cada um. Foi lindo. Depois andamos mais um pouco pela cidade, e fomos comer uma sobremesa e um cha de coca. Gastamos mais na sobremesa e no cha de coca do que no almoco, mas a vista para a praca das armas de um mezanino do café era tao bonita que valeu a pena, sem contar a vista que tinhamos para alguns turistas lindos.

Saindo do café fechamos a excursao do vale sagrado de los incas para amanha pela manha, ficaremos em Ollataytambo e pegaremos o trem para aguas calientes de la.

Achamos um taxi para nos levar para as ruinas que ficam pertinho da cidade e sao pontos turísticos imperdiveis, nao contratamos agencia nenhuma, fomos na raca. O taxi nos levou aos 4 sitios arqueológicos, Saqsaywaman, Quenqo, Pukapukara e Tambomachay, um fica bem perto dos outros e todos sao ruinas de templos e construcoes dos incas. O maior e mais importante eh o Saqsaywaman onde conhecemos um guía bem fanfarrao que ficava falando que uma
Zona SismicaZona SismicaZona Sismica

Nunca tinha visto... esquema bizarro...
parte foi construida pelos incas porque o encaixe das pedras era perfeito e a outra pelos INCApazes porque era com pedras de restauro, que destoavam das originais. Foi legal, andamos, tiramos fotos e conhecemos um menininho que vendia coisas que gostava dos times de futebol brasileiros, principalmente do Sao Paulo, falei que era tome de maricon, mas ele nao concordou… e o Zenun Sao Paulino tambem falou que nada a ver. Foi divertido.

Passamos no supermercado para comprar coisas para levarmos para machu picchu, barras de cerela, chocolates, bolachas, agua e 4 macas verdes, voltamos ao hostal destruidos, resolvemos tirar uma soneca e acordar as 9 da noite para ir para uma baladinha em Cuzco. Resultado, domimos 12 horas seguidas, nem o despertador deu conta de tirar e gente da cama, acordamos as 6 da manah do outro dia. Perdemos uma noite, mas estavamos deveras cansados.

Plaza de Armas - CuscoPlaza de Armas - Cusco
Plaza de Armas - Cusco

Vista do mezanino do Cafe
CafeCafe
Cafe

Cha de coca e vista da praca pela janelinha
Pedra GigantePedra Gigante
Pedra Gigante

Eu e o Zenun fazendo escala humana pro tamanho da pedra em Saqsaywaman
Mais uma portaMais uma porta
Mais uma porta

Como todas as outras portas incas em formato trapezoidal por quetoes anti sismicas, nao ha terremoto que destrua.
QuenqoQuenqo
Quenqo

Pedras de Quenqo
Vista de CuzcoVista de Cuzco
Vista de Cuzco

Cidade construida no vale
Encaixe perfeitoEncaixe perfeito
Encaixe perfeito

Exemplo da perfeicao com que as pedras das construcoes incas sao encaixadas, nao se passa uma unha entre elas
Vista CuzcoVista Cuzco
Vista Cuzco

Detalhe para o estadio da cidade
PukapukaraPukapukara
Pukapukara

Zenun o porteiro de Pukapukara

Debora na janelinha, a alcoviteira de Pukapukara
ForteForte
Forte

Zenun se aventurando na escalada
TambomachayTambomachay
Tambomachay

Ruinas que mostram o nivel de conhecimento de engenharia hidraulica dos incas... impressionante.
Saida de TambomachaySaida de Tambomachay
Saida de Tambomachay

Todo lugar vendinhas de artesanatos, Tambomachay nao foi diferente.

2nd June 2008

Massa!
Estão lindas as fotos!!!!! Q máximo! Saudades!

Massa demais
Saudades tambem banza!

Tot: 0.142s; Tpl: 0.021s; cc: 9; qc: 46; dbt: 0.1094s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 2; ; mem: 1.1mb