La Paz - Chacaltaia e Vale de la Luna

May 28th 2008
Published: May 31st 2008

Cafe da Manha Cafe da Manha Cafe da Manha

Nosso cafe, pao com manteiga e Cha de Coca
Hoje sem dúvida foi o ponto alto da viagem até agora.

O dia, que foi nosso ultimo dia em La Paz, começou como os outros tomamos café na mesma Chola, com o mesmo pedido, ela foi muito atenciosa todos os dias, decidimos dar uma gorjeta razoável para ela por todo o carinho que fazia nossos desayunos. Assim, ao invés dos 7 bolivianos pagamos 20 e agradecemos muito, a Chola ficou ate emocionada, abraçamos ela e nos despedimos, ela ficou tao feliz que nao sabia o que fazer, quando estávamos na porta de saída ela apareceu correndo para nos agradecer de novo e saber sobre nossa viagem. Fiquei muito emocionada, como a simplicidade da Chola nos fez tao bem nesses dias em La Paz.

O dia que ja tinha me emocionado continuou com a ida ao Chacaltaia, uns dos montes da cordilheira real ao redor de La Paz. A van nos levou por um caminho que é no mínimo tortuoso, ou seja nao passa mais de uma carro e a vista do penhasco é razoavel.

A van nos deixa num ponto a 5300 metros de altitude, e subimos num ponto a 5420 metros de altitude. Um frio e um
AbracoAbracoAbraco

Zenun abraca a Chola emocionada
vento insuportável, a altitude castigando, eu dava passos de velha de 80 anos e paradinhas para respirar. Com um pouco de tempo e com visoes de paisagens impressionantes chegamos ao topo e foi muito emocionante, deu vontade de gritar e de chorar ao mesmo tempo, mas eu me contive e apenas fiquei falando palavroezinhos que expressam a verdadeiramente os sentimentos. Tiramos a bandeira do Brasil da mochila para bater fotos, foi ao mesmo tempo bonito e ridículo... mas enfim o espanhol e o isralense que estavam conosco gostaram e ate bateram fotos de nos dois com a bandeira. A descida foi tranquila, nao sei se pela adrenalina que estava alta ou porque pra descer todo santo ajuda.

Saímos de uma temperatura bem abaixo de zero e de uma altitude de 5420 metros acima do nível do mar para ir ao vale de la luna na regiao mais baixa e mais quente de La Paz, 3200 metros de altitude. Minha cabeça quase estourou devido a essa mudança rápida. La Paz se divide em classes sociais de acordo com a altitude quanto mais alto se mora mais pobre se é, o que faz muito sentido ja que no vale de la
Abraco tambemAbraco tambemAbraco tambem

Eu tambem abraco a Chola, confesso que me segurei pra nao chorar.
luna nem parecia inverno e no resto o frio é de matar.

O vale de la luna é formado por erosoes de areia e barro, nada muito emocionante, nada perto do Chacaltaia, mas valeu a pena tambem.

Chegamos exaustos no hostel, tomamos um banho, comemos num pub normalzinho e dormimos, saimos para Copacabana as 6 da manha no primeiro onibus, ou seja acordar a 5 e meia da manha.

VistaVista
Vista

Sem palavras a caminho do Chacaltaia
SubidaSubida
Subida

Nao ha como explicar o quanto falta o ar na altitude
ChegamosChegamos
Chegamos

Felicidade de ter chegado ao topo
Brasileiros no topoBrasileiros no topo
Brasileiros no topo

Felicidade, tentando abrir a bandeira num vento de matar.
Nao da pra explicarNao da pra explicar
Nao da pra explicar

Vista do pico do Chacaltaia
Mais uma vistaMais uma vista
Mais uma vista

Eu feliz demais, pagando de patriota
Eis a cordilheira realEis a cordilheira real
Eis a cordilheira real

Euvos aprenseto a cordilheira real
Pra que....Pra que....
Pra que....

Pose do Zenun... estavamos realmente felizes... foi muito lindo e emocionante
Vista de La PazVista de La Paz
Vista de La Paz

La Paz cidade cravada num vale
Lindo demaisLindo demais
Lindo demais

La Paz com lindo pico nevado ao fundo
Vale de la LunaVale de la Luna
Vale de la Luna

Cactos.... quase do meu tamanho

1st June 2008

Ahhh q tocante a historia da Chola.. (na verdade pra mim é colla que se fala mas blz) Vale de la luna mto bonito! Qdo vi a bandeira do Brasil (ou canga do brasil) pensei que vcs estavam no Everest! hahah mas tah valendo! Bjos!
10th August 2008

baño de luna
ESTIVE COM MINHA BANDA THE CLEVERS NOS 70 FAZENDO TURNE POR TODA BOLIVIA ,E FORAM TAMBEM MOMENTOS EMOCIONANTES QUE VIVEMOS .NO CHATACALTAIA,YUNGAS,ORURO,COCHABAMBA,TRINIDAD,LA PAZ ,TITICACA,PARECE QUE A GENTE ESTA FORA DO PLANETA.FOMOS AO VALE DE LA LUNA EM NOITE DE LUA CHEIA ,E AS SOMBRAS QUE BATIAM NAS ROCHAS PONTIAGUDAS FORMAVAM A CADA 10 MINUTOS FIGURAS E VULTOS DIFERENTES .EMOCIONANTE MESMO . FOI BOM TER ACESSADO E RELEMBRAR TODA ESSA AVENTURA DE VOCES TAMBEM . ABS FRANCIS MONTEIRO

Tot: 0.08s; Tpl: 0.014s; cc: 9; qc: 45; dbt: 0.0501s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb