Gendarmenmarkt

Europe » Germany » Berlin » Berlin
September 12th 2007
Published: September 12th 2007

Ontem eu dei um pulinho rápido em um local da cidade em que eu ainda não tinha ido e queria muito conhecer. Chama-se Gendarmenmarkt, numa região considerada a "parte francesa" da cidade. É uma espécie de praça monumental perto da Friedrichstraße (uma das ruas mais importantes), onde ficam duas igrejas e um teatro (concert hall). Esse é outro exemplo de um local que foi destruído pela II Guerra Mundial e reconstruído, a partir de suas ruínas, no período da GDR.
As duas igrejas (dois "doms") são opostas e quase gêmeas. Uma é a igreja alemã (Deutsche Friedrichstadtkirche), onde fica uma exposição sobre o parlamento e a democracia no país e a outra é a igreja francesa (Franzosische Friedrichstadtkirche) em homenagem aos huguenotes que foram expulsos da França em 1685 e vieram rumo a Berlim até o começo do século XVIII.
No entanto, o que chama mais atenção é o prédio que fica no centro - a "sala" de concertos (Schauspielhaus ou Konzerthaus), construída em 1817 pelo arquiteto Karl Friedrich Schinkel em estilo neoclássico (o bom é que eu vou aprendendo também! Realmente não dá pra entender arquitetura até você conhecer esses lugares!). Esse foi o local onde, no Natal de 1989,
Gendarmenmarkt 2Gendarmenmarkt 2Gendarmenmarkt 2

Mais praça.
Leonard Bernstein (viu, pai?!) conduziu a Nona Sinfonia de Beethoven para comemorar a reunificação da Alemanha. Bem no meio do Gendarmenmarkt, tem uma estátua/monumento ao compositor Friedrich Schiller, que escreveu a parte final da Nona Sinfonia. Tinha um senhor tocando saxofone, enconstado no monumento desde que eu cheguei... quando eu estava passando, ele começou a tocar "Garota de Ipanema" e eu achei muito engraçado. Tive até que dar um trocadinho para ele porque foiuma coincidência superfofa!
Infelizmente, eu não consegui entrar em nenhum dos edifícios porque tinha hora pra trabalhar na minha apresentação, mas devo confessar que só ficar na praça já me pareceu muito agradável, apesar de não haver muitos cafés ou locais pra descansar. Deixa eu explicar: na verdade, essa é uma região meio elitizada da cidade. A parte da Friedrichstraße que corresponde a esse quarteirão é praticamente a "Rodeo Drive" de Berlim, pois nela está situada a Galeria Lafayette (na verdade, Galeries Lafayette) - um blocão de vidro onde situam-se lojas de alto nível do tipo Yves Saint Laurent, Pierre Cardin, Versace, Gucci, Hugo Boss, Rolex, e por aí vai. Eu tirei foto, mas acabei apagando sem querer depois. Nem tive coragem de entrar lá dentro... aliás,
Gendarmenmarkt 3Gendarmenmarkt 3Gendarmenmarkt 3

Isso foi fofo: 2 passarinhos estavam tomando banho e bebendo água numa poça todos felizes da vida!! Até e queria ser passarinha naquele momento... =D
nem tive muita vontade pra ser sincera. Enfim, como conseqüência, por esses lados, estão todos os engravatados, os hotéis (Hiltons da vida...). Então, os poucos cafés do Gendarmenmarkt são pra outro nível de pessoa. Não dá nem pra tomar um cafézinho à toa.

Bom, mudando de assunto, hoje é a inauguração do shopping monstrengo que estão construindo praticamente na frente de onde eu moro. Todos aqui detestam o edifício porque é um bloco grande em tom terracota do lado da Alexanderplatz. Pra falar a verdade, eu estou animada para ver como será... Se ele já existisse desde a época que eu me mudei, não ia ter que andar tanto pra fazer umas comprinhas, hehehe... Acho que não vou conseguir passar lá hoje para ver como ficou porque tenho que fazer uma apresentação do meu trabalho na casa de uma arquiteta. Porém, amanhã tiro fotos para comparar o antes e o depois...

Ah! Está começando a ficar um friozinhooo... A Claudia ontem veio me falar que daqui a pouco vamos ter que começar a ligar os aquecedores. Ai, que medaaaa!
Agora, de volta ao trabalho!
Beijos e obrigada pelos recadinhos!!!

Gendarmenmarkt 4Gendarmenmarkt 4
Gendarmenmarkt 4

Konzerthaus
Gendarmenmarkt 5Gendarmenmarkt 5
Gendarmenmarkt 5

Moço do saxofone e a estátua atrás.
Gendarmenmarkt 6Gendarmenmarkt 6

Gendarmenmarkt 8

A igreja alemã.

12th September 2007

Querida ,andei meio atarefada cuidando do seu 'querido e endiabrado cão'...sÓ AGORA COMENTO OS DOIS ÚLTIMOOS BLOCOSDE NOTÍCIAS.1o -Sabe até que gostei do evento do parque! Acho interessante como as angústias dos mais desenvolvidos são diferentes das nossas...que somos tão carentes dequase tudo. 2o-Gostei deste lugar ! Pena que vc perdeu as fotos das lojas chics 3o-Ha, Ha ...está cada dia mais perto devc voltar ...QUE BOM!
13th September 2007

Muito legal essa parte da cidade,as fotos estão ótimas....Bjs

Tot: 0.05s; Tpl: 0.011s; cc: 7; qc: 24; dbt: 0.0293s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1mb