Cuenca / Ingapirca

Ecuador's flag
South America » Ecuador » South » Cuenca
June 23rd 2008
Published: June 23rd 2008

Sair de Guayaquil foi um alivio. Nao via a hora de deixar esse calor dos infernos e voltar aos bons andes.
È impossivel ser feliz nos tropicos, ja dizia a Patimonia. Nao è bem assim, mas um bom ar condicionado ajuda muito. E isso falta nos onibus e em muitos lugares dessa cidade. Ao menos sair de Guayaquil foi barato. 6 dolares. Vamos â Cuenca. 4 horas de uma viagem com uma bruta mudanca climatica, sensacao de falta de ar e belos cenarios. Nova Zelandia pra que? Equador tem tudo. Nao foi dessa vez que achei vulcoes ou neve, mas eles nao me escapam. Em Cuenca, depois de despachadas as malas e tudo,
procurar comida. Comida boa. Porque nao aguento mais comer em praca de alimentacao de "centros comerciales" (shoppings). E foi uma viagem gastronica, em partes. Os melhores restaurantes da cidade. Estavamos de barao mesmo. Mas era facil ser barao em Cuenca. O prato mais caro do restaurante mais top custava 10 dolares. Depois da barriga cheia, conhecer a cidade, capital cultural do Equador, patrimonio da unesco, esse bla bla bla todo. Mas a cidade te surpreende. Linda, muito bem conservada, segura, cheia de restaurantes, bares, cafes, discotecas, pracas bem cuidadas, pessoas arrumadas (ah, o frio..). O mais parecido seria o pelourinho, mas 5 vezes maior, com frio, e melhorado. Construcoes mais elaboradas, e nao tem aquela coisa de ser um shopping-para-gringos ao ar livre. Muita gente do equador mesmo visita a cidade. Nem estava nos planos iniciais, alias, conhecer Cuenca, que nos guias sò dizia ser a capital do "chapeu do panama". O que brochou tudo foi a vida noturna. Meia noite, e a maioria dos lugares ja fechados. Os que nao estavam, sò tocavam reggaeton - mistura equatoriana de axe e black, sendo o axe
lado B, pagodao mesmo - . Tenho que levar um cd disso para o feijao. Mesmo assim, com algumas tequilas na cabeca, vamos encarar.... Dia seguinte, levantar cedo... Ingapirca! As "famosas" ruinas do imperio inca que ficaram no equador, um centro relioso, de adoracao ao Sol, com um templo. Legal, tal, mas em meia hora da pra ver todas essas ruinas. O que valeu mesmo disso tudo era a vista, espetacular, e as lhamas. Todos os lugares desse pais tem fotos, desenhos, pinturas de lhamas mas ate agora nao tinha visto nenhuma. E la tinha varias. E eu me empolguei tanto com essas lhamas que comprei um casaco de alpaca, que me custou 20 dolares. Engracado de pagar as coisas em dolares eh que da mais pena de gastar. Pesa mais, afinal voce ta gastando DOLARES. Mas valeu a pena gastar dolares pra comer no melhor restaurante mexicano "NO TEX-MEX!" ever. Na volta de Cuenca para o Inferno-Guayaquil, problemas. Onibus quebra, ficamos na estrada com zilhoesde mosquitos e muito calor. E ter que fazer o resto da viagem em pe,
porque o outro onibus ja estava cheio. Mas no fim deu tudo certo.... Mais uma semana em Guayaquil, tentando comer bem, passando muito calor, e dando migue no estagio (apenas trabalhando pelas manhas... que maravilha). Ah, acho que vou precisar de um pouco mais de dinheiro...sabe como sao essas coisas de viagem, ne... Fim de semana que vem... COSTA EQUATORIANA. Pegar um bronze, quem sabe..

Tot: 0.057s; Tpl: 0.012s; cc: 6; qc: 44; dbt: 0.0351s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb