Senta que la vem Historia - Paraty


Advertisement
Brazil's flag
South America » Brazil » Rio de Janeiro » Paraty
January 4th 2010
Published: May 19th 2010
Edit Blog Post

ParatyParatyParaty

Foto classica, vista da escuna.
Muita Historia e mistérios em Paraty.
Cidade colonial de 1667, bem preservada, Patrimônio Histórico Nacional, para andar devagarinho, apreciando tudo e cuidando para nao tropeçar nas pedras da pavimentaço “pé-de-moleque” (diferente da “cabeça-de-nego" de Fernando de Noronha em tipo, cor e formato de pedra, e colocaçao).
Inumeros casarões e igrejas traduzem os símbolos maçônicos que enfeitam suas paredes. Daria para rodar um “Angels and Demons” brasileiro por lá e mudar o tema “favela” que ja cansamos de exportar com o cinema.

A arquitetura e urbanizaçao da cidade de abastados personagens, foram planejadas para ser "lavada" propositalmente duas vezes por dia. Voce vai ver as escadas para as portas de entrada, altas quase ao nivel das janelas, para evitar inundaçao das casas. Isso porque os pinicos eram esvaziados pelas ruas, como era costume em toda a Europa (e nas colonias inglesas também). A maré aumentava o volume do rio que invadia o Centro e limpava tudo. Nem Paris jamais teve uma excelencia dessas!

Mata Atlantica, cachoeiras, parques e reservas para respirar e se divertir. A Cachoeira da Penha (ou toboga) é linda e diversao pura. A Pedra que Engole... bem, é melhor voce procurar um video... nem consigo descrever... mas é verdade e nao machuca!

Paraty teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar. A palavra paraty ja foi sinônimo de aguardente. E falando nisso, é o melhor lugar para se embriagar... de graça! Todas as cachaçarias servem degustaçoes, de quantos rotulos voce quiser. No fim voce esta’ tao bebado que compra todas! Entendeu a tatica? Brincadeiras a parte, é impossivel nao comprar aquelas maravilhosas aguardentes. E uma dica: em Paraty aprendi a beber cachaça corretamente:
Prenda a respiraçao. Tome um gole. Entao, somente quando a pinga estiver passando pela sua garganta, solte o ar devagarinho. Fantastico! Nao queima a lingua e voce sente todos os requintes e detalhes do sabor.

No século XVIII, o porto da cidade ficou importante, pois escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Nao deixe de fazer a palestra e o “Caminho do Ouro” para entender tudo. Porém, os constantes ataques de piratas que se refugiavam em praias como a de Trindade, que voce também nao pode perder, fizeram mudanças na rota e Party entrou em um grande isolamento econômico. Foi somente após a abertura da Rodovia Rio-Santos na década de 70, que a cidade torna-se pólo de turismo nacional e internacional, hoje a principal fonte de subsistencia da populaçao.

Fuja da pousada Blue Jungle (100% roubada). Escolha as pousadas fora do Centro Historico, atravessando as pontes, que tem otimo preço x qualidade. De qualquer modo tudo é muito perto em Paraty. Otimos e charmosos restaurantinhos, fique de olho nos corredores entre os casaroes que escondem surpresas.
Prove os doces dos carrinhos e escove os dentes em seguida se nao quiser adquirir uma carie instantanea.
Se estiver sem carro, use os transportes publicos que dao acesso a todos os pontos turisticos, mas feche os olhos para a “simplicidade” da rodoviaria.


Additional photos below
Photos: 13, Displayed: 13


Advertisement

TrindadeTrindade
Trindade

Deram um nome pro meu discurso "anti-erva"... rss
Praia do SonoPraia do Sono
Praia do Sono

LINDA!!!!
Retorno da Praia do SonoRetorno da Praia do Sono
Retorno da Praia do Sono

Barco ou trilha? Trilha naaaaaaaao!! So' na ida! No retorno da sono... rsss
Caminho do OuroCaminho do Ouro
Caminho do Ouro

Pavuimentaçao ORIGINAL. Unica no Brasil.
Chegada do "toboga"Chegada do "toboga"
Chegada do "toboga"

Cachoeira da Penha


19th May 2010

Para não variar...
5 estrelas! Estou louco para conhecer Paraty!
19th May 2010

D+ !!!!
Agora sei pra onde onde vou. Valew msm.
21st May 2010

Parabéns
Seu blog é instrutivo, inteligente e divertido. Muito bom mesmo. Vou consultar sempre. Obrigada.
21st May 2010

meu Deus
pq vc n envelhece? q q c toma? rrrssss
19th February 2011

UMA HOMENAGEM A PARATY
" PRINCESA DE PARATI" Moça linda do vestido côr de rosa. Que obra prima a natureza fez em ti. Menina bela de beleza tão formosa, Linda princesa igual você eu nunca vi. Eu viajo até agora nessa obra, Analizando a escultura que há em ti. Beleza tem demais e até sôbra, Nessa princesa que a natureza fêz nascer em Parati. São José dos Campos SP. Autor : Odias Pereira 15/02/2011
26th February 2012

Blog de Viagens
Depois de tantos anos só hoje aprendi como se bebe uma cachaça, valeu a dica. Agora vou sair e experimentar uma.

Tot: 0.136s; Tpl: 0.011s; cc: 8; qc: 51; dbt: 0.0785s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb