"Senta que la vem historia!" - Siena

Italy's flag
Europe » Italy » Tuscany » Siena
April 26th 2006
Published: July 13th 2006

Este ano comemorei meu aniversario viajando pela Toscana, uma das mais belas e desenvolvidas regioes da Italia. Visitamos diversos lugares, mas selecionei Siena e San Gimignano para contar.

Siena é uma cidade medieval, que nao sofreu grandes destruiçoes durantes as guerras e por isso tem coisa que nao acaba mais pra ver! Na foto vemos o maravilhoso “Palazzo Pubblico”, protagonista da “Piazza del Campo”, praça que se transforma em palco do famoso “Palio”. Nao do carro, mas da corrida de cavalos.
A praça inclinada em forma de concha, foi construida no seculo XII com pedras e tijolos colocados a espinha de peixe, para recolher a agua da chuva, e ainda hoje tem a mesma utilidade.
O “Palio de Siena” é um dos grandes eventos folcloricos nacionais, ocorre todo dia 16 de agosto e nasce como comemoraçao à vitoria da guerra de Siena contra Firenze em 1260.
Mas como o Vaticano se apodera e controla TUDO por aqui, inclusive e especialmente as manifestaçoes populares, em 1310 “ficamos combinados” que seria uma festa em homenagem à Virgem Maria ... mas ali eles nao tem limites para a imposiçao de poder, entao em 1656 “ficamos combinados” de fazer mais uma corrida, o “Palio delle Contrade”, no dia 2 de Julho, para Nossa Senhora de Provenzano, que, convenhamos, é sempre a Madonna, a Virgem Maria, a Nossa Senhora, a mae de Jesus... duas homenagens para a mesma santa, so pra confirmar...
E os Senesi enchem a praça de areia e os bolsos de dolares duas vezes ao ano.

O “Palazzo Pubblico” é de estilo Gotico e representa o massimo da arquitetura do periodo na regiao Toscana, seja pela leveza das linhas, seja pelo bom gosto nos detalhes. Demorou 60 anos para ficar pronto, 1250 - 1310, e ainda levou alguns retoques em 1680.
Era sede do “Podestà”, o poderoso da “Republica de Siena”**, que conserva a sua importancia abrigando hoje o “Comune”, algo como uma prefeitura.

Nao longe dali encontramos o “Duomo”, muito semelhante àquele de Orvieto, lembram-se? A data justa de edificaçao desta imponente catedral é incerta, mas as primeiras testemunhanças remontam a 1136. Foi construida a pedaços e em fases diversas até 1348, quando os trabalhos foram suspensos por causa da peste, que matou os operarios e uma grande parte da populaçao de Siena.

Com o passar dos séculos, partes estruturais do Duomo foram derrubadas e reconstruidas, porque estavam em risco ou por vontade do papa da vez, e até 1600 ainda se acrescentavam colunas, afrescos, esculturas, novos altares, novas salas, obras de arte e outros objetos. Tudo muito rico, precioso, caro e suntuoso para satisfazer vaidades em nome de Deus e lavar o dinheiro da inquisiçao. Resumindo, o Duomo de Siena é um gigantesco patchwork, um quebra-cabeça que me causou uma sensaçao oposta à outra a cada vez que entrei: “Putz, è feio pa’caramba!”, “ Que bonito!”, “Nossa que brega!”, “Chiqueeeerrimo!”
Na verdade fiquei muito mais impressionada com os enormes livros de cantos religiosos, partituras em pergaminho conservadas na “Libreria Piccolomini”, sala construida em 1492 sempre no interno da catedral.

** até a unificaçao “forçada” da Italia (no papel), quando foi escolhido o dialeto de Dante (florentino) como lingua nacional, em 1861, as cidades ou grupos de cidades, eram independentes. Cada uma com seu dialeto, cultura, leis, direitos e deveres locais e todas em guerra contra todas. A unificaçao “espontanea” do pais so aconteceu mesmo nos anos 50, com o advento da televisao, para resolver a problematica de linguistica. Mas os italianos, em 2006, conservam conscientemente a essencia do antigo formato, nao partilham experiencias, culturas ou tradiçoes entre si e continuam detestando o vizinho, nao importa de onde venha.

That's all folks!

18th September 2007

Wow
Funny to see you at the same places I have been. It is a small world!
10th November 2011
Museu da Tortura Medieval

se somemte a gaila ja é ruim, com a caveirinha te olhando é bem pior

Tot: 0.137s; Tpl: 0.023s; cc: 8; qc: 24; dbt: 0.0433s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb