"Senta que la vem historia!" - Leonardo Da Vinci

Italy's flag
Europe » Italy » Tuscany » Florence
June 28th 2006
Published: July 14th 2006

Leonardo nasceu na cidade de Vinci, Toscana, e por isso o nome: Da Vinci, que em Portugues se traduziria “Leonardo que veio de Vinci”. Em linhas gerais, naquele periodo (1400) somente nobres e importantes tinham um sobrenome de familia, as pessoas comuns eram diferenciadas pelo lugar de onde vinham.
Leonardo era assim, uma pessoa muito comum, filho bastardo de uma familia confusa e cheia de problemas. Genio, homossexual, inquieto, de personalidade dificil, incompreendido.

Com 17 anos acompanha seu pai tabeliao, Piero, e se muda para Florença. Ali, Leozinho entra para a Companhia do Pintores de Sao Lucas e em 1473, com 21 anos, assina uma de suas primeiras obras: “O anjo”, acervo do “Museo degli Uffizi”.
Mas justamente por nao ser “de familia”, nem artista-operario do Vaticano como eram Michelangelo e Raffaello, nada do que Leonardo fazia era plenamente reconhecido pela nata da sociedade italiana, detentora e guardia de tudo o resto que nao fosse apenas sobrevivencia.
O coitado rodou um bocado por terras italicas e se meteu brilhantemente em de todas as areas, tentando estar em meio àqueles que contavam. Criou projetos de arquitetura, geologia, teatro, engenharia, decoraçao, filosofia, moda, ciencia, medicina...
Tudo o que fazia, escrevia e desenhava em diarios, os famosos “Codigos”, dos quais o mais interessante talvez seja o das invençoes.

Em Arezzo visitei uma mostra itinerante onde reproduziram diversas peças que hoje utilizamos cotidianamente sem nos dar conta da sua procedencia, e que sem elas as nossas vidas seriam muito mais dificeis, como o "macaco", a furadeira, a rolema, a bicicleta*...
Peças que eram somente esboços desenhados, que o proprio Leonardo jamais teve tempo e dinheiro para desenvolver.

O seu real valor foi reconhecido pela corte francesa, periodo no qual pintou a “Monalisa” (1503) e para a França - Amboise se transferiu a convite do rei em 1517 ja no fim da sua vida. Morreu pobre em 1519 com o titulo de “Primeiro pintor, engenheiro e arquiteto do rei da França. Mecanico do Estado Frances.”

A corte Italiana a este ponto ficou feliz por ter se livrado de um personagem tao incomodo.
Tsc tsc...

* o estudo da bicicleta foi encontrado em uma folha solta, dentro de um dos livros de Leonardo. Tem quem afirme que era desenho de um dos seus pupilos e amantes: Melzi ou Caprotti.

That's all folks!

18th July 2006

Ciao Kelly, tudo bem! grazie per tutte le foto e le spiegazioni, in giro per l'italia ed il mondo... buona giornata
12th January 2010

5215
que quadros bonitos demais
1st April 2010

adorei estudar sobre Da vinci
a historia de davinci é muito enteressante por conter na sua vida varios fatos como ''o manto de Da vinci'',''O codigo Da vinci''... suas invençoes esquesitas e muito interessantes que criou varias polemicas que eu gostei foi: Monalisa,o manto de Da vinci que foi muito bem personalizado,e o codigo Da vinci

Tot: 0.131s; Tpl: 0.012s; cc: 10; qc: 51; dbt: 0.0764s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb