Jaipur - The Pink City


COMING SOON HOUSE ADVERTISING ads_leader
India's flag
Asia » India » Rajasthan » Jaipur
May 19th 2005
Saved: August 16th 2010
Edit Blog Post

Elefante - JaipurElefante - JaipurElefante - Jaipur

Um elefante encomoda muita gente, 100 elefantes encomodam muito muito muito... mais
Jaipur eh a capital do Rajasthan com a pop de 2,32 milhoes de habitantes... aqui nao tem cidade pequena naum!
Jaipur eh conhecida como sendo uma das cidades que mais bombardeia os sensos dos viajantes. Fiquei desnorteadinha!
Frenetica, caotica, lotada, suja e colorida. Jaipur eh o retrato perfeito do que a India representou pra mim ate o momento: extremo contraste!

Em um lado encontramos imensos palacios (que hj sao hoteis), riquissimas joalherias (muitos ornamentos com ouros e pedras do estilo indiano), de outro muita sujeira, criancas de rua e ate familias inteiras, mendigos, pedintes, porcos, vacas, macacos, galinhas, camelos e elefantes.
Os saris (veste tipica da mulher indiana- 6m de pano que elas amarram no corpo) sao os mais coloridos de todos com predominancia de amarelo e vermelho, os sapatos tem o bico pontudo (muito engracado... ate comprei um) e os homens tem aqueles bigodes engracados (que em sinal de honra e sorte tem que ter a ponta obrigatoriamente virada pra cima) e usam turbantes coloridos na cabeca (18m de pano usados antigamente pra proteger contra os espiritos do mal e como capacete em batalhas, hj sao usados pra proteger so sol, como capacetes em moto e bicicletas, travesseiro,
CinemaCinemaCinema

Filme Hindi.... unique experience!!!
guardanapo e tudo que se possa imaginar. Cada cor representa a casta social, religiao, origem ou profissao) .

Na minha primeira volta pela cidade, em poucas horas ja estava cansada, maravilhada e revoltada!
Eh como estar em um conto de fadas com seu principes, palacios, roupas e adornos, o malvado (tentando arrancar dinheiro de vc), o maharaja riquissimo e a maioria da populacao muito pobre. (Olha que eu to acostumada com o Brasil!)
... voltei pro meu hotel pra uma soneca revigorante revoltada com o motorista da rickshaw - pra variar tentou me arrancar mais $$ - e cansadissima!

Historia da cidade: Foi planejada, nomeada e fundada por volta de 1700 pelo grande rei e astronomo Maharaja Jah Singh. A Old City eh cercada por altas paredes e tem quadras retangulares dominadas por diferentes grupos religiosos de facil orientacao.
Em 1876 o Maharaja pintou toda a cidade de rosa- pois a cor eh associada com hospitalidade - para receber os Principe de Wales.
A Old city permanece inteira rosa ate hoje!!!!

Atracoes:
*Iswari Minar Swarga Sal: esse lugar de nome comprido em uma tomba de luxo contruida pelo maharaja Iswari. Ele arrumou 21 noivas e mulheres ao
Hawa - Mahal Hawa - Mahal Hawa - Mahal

Janelas cor de rosa onde as damas espiavam a rua.
mesmo tempo. Nao conseguindo mais administrar a familia ele se suicidou neste lugar!
* Hawa Mahal ou Windy palace: eh um palacio no centro da cidade. Com arquitetura Rajput e delicadas janelas entrelacadas contruidas de modo que nao deixasse as senhoras do palacio observar a "pervertida" vida das ruas. Mas elas quebravam uns pedacinhos da janela... foi divertido ficar espiando e imaginando antigamente.
*Citi Palace: No coracao da Old City, oucupa uma ampla area dividida em jardins, alpendres e edificios. Eu sinceramente estava cansada e encalorada demais (jah eram 3pm, com 42ºC e eu estava fazendo city tour desde as 8 am!) porisso nem tenho muito o que falar.
*Jantar Mantar: do lado do City Palace eh um observatorio do espaco. Contruido pelo maharaja astronomo todas as contrucoes e formas bizzaras tem funcao de analizar os movimentos dos astros e estudar a energia solar. Foi muito interessante ouvir a explicacao como aquelas paredes de concreto amarelo calculam tudo do universo!
* Nahargarh ou Tiger Fort: Na minha opiniao o melhor lugar de Jaipur. Forte construido em 1734 fica no alto da montanha com estonteantes vistas da cidade. Para se chegar la tem duas opcoes: pagar uma nota pro taxista ou
Hawa-MahalHawa-MahalHawa-Mahal

Window 2
autorickshaw, pegar uma estradinha de terra e enfrentar 20 min morro acima, ou pagar pra te levarem ate o pe do morro e vc escala por um caminho em zigue-zague durante uns 40 min debaixo de um sol de 40ºC... como eu precisava de um exerciciozinho, resolvi encarar a montanha... no caminho encontrei o seo Adha, um velinho funcionario do governo que cuida do forte a anos e faz esse caminho diariamente. Foi otimo ele me explicou tudo da regiao e alem de me contar varias coisas da familia dele muito interessantes.
*Amber Forte: Outro forte cor de rosa (essa eh a cidade da Vo Lucia.... ela adora rosa). Construido em 1600 eh o tipico palacio-forte, com halls de audiencia, templos, apartamentos decorados com mosaicos de espelho, e inumeros corredores e passagens secretas, por onde o Maharaja podia acessar os apartamentos das diferentes senhoras da castelo.
Um jeito popular de se chegar la eh atraves de uma carona (bem paga) de elefante. Achei desnecessario, alem do que fiquei com do dos bichinho pra cima e pra baixo da montanha num p.... calor!
* Bazaar: Jaipur eh o lugar de compras! Com inumeros bazares alinhados na Old City, podemos encontrar de
Iswari Minar Swarga SalIswari Minar Swarga SalIswari Minar Swarga Sal

Maharaja suicida
tudo. Os vendedores indianos sao os melhores do mundo. Eles simplesmente te empurram pra dentro das lojas e comecam a mostrar tudo. Alem de colocarem os precos no minimo 3X s maiores pra turistas. Shopping eh outro desafio nessas terras!
Os produtos mais adquiridos sao os saris de tie-dye e as joias em prata, ouro e pedrarias. Como eu mesmo aqui na India to em economias, deixei pra pensar em compras qdo eu voltar pra cidade, mais no fim do caminho!
* Raj Manjir Cinema: a India tem uma enorme industria cinematografica. Com os estudios de filmagem situados em Mumbay- Bollywood studios. As fprimeiras filmagens foram em 1897 eh hoje a India tem a maior industria de filmes do mundo! (nao tinha a minima ideia disso!). As estrelas de cinema sao cinderelas e muito famosas por aqui. Os filmes sao de todos os tipos, mas a maioria sao 3hs de um dramalhao.
As cenas sao sempre intercaladas com musicais. Os artistas dancam e cantam o tempo todo. As mocinhas sao ricas, puras e virgens. E os mocinhos tem o cabelo com gel penteado para cima. O beijo nao eh permitido em cena - os casais se aproximam muito, mas nunca se beijam, e sexo entao, so eh citado no caso de alguem ficar gravida (sempre acontece depois do casamento).
Fui assistir o famoso filme que nao me lembro o nome. Pra comecar o cinema parecia mais um teatro, ou um bolo de noiva: imenso e lotado!
O filme era em Hindi e eu nao entendia as piadas. Mas parecia engracado pois a galera se matava de rir. Era uma familia rica e feliz que casava o filho mais velho com uma moca maravilhosa, so que o pai descobria que tinha cancer... o final eu nao assisti, pois sai no meio! Mas eu me senti crianca assistindo filminho da Disney, mas com atores de verdade.
Um detalhe interessante era que as garotas pervertidas eram todas estrangeiras. Western-girls, com western-clothes dancando sensualmente, pervertidamente em uma boate, tipo uma raeve.
Nao eh a toa que os Indianos acham que a mulherada gringa eh tudo um pedaco de carne!

Depois de grandes aventuras culturais em Jaipur, peguei meu onibus pra Udaipur pois a linha de trem que vem pra ca estava quebrada. Lembrei muito de um amigo enquanto me dava dicas meu enfatizando: "Evite ao maximo onibus governamentais"!
Mas nao tinha saida... paguei
Amber FortAmber FortAmber Fort

Detalhe: o elefante se refrescando
o mais caro e Deluxe ar condicionado de todos... santa ingenuidade.
O ar-condicionado tava quebrado, o onibus parecia uma jaula de fedido. Soh tinha eu e outra mulher no meio de uns 50 indiano. Sorte que eu sentei na poltrona 1 e do meu lado veio um senhor super-bonzinho e respitador, mas com um chule desgracado! Pelo fato de estar bem atras do motorista eu tambem tive o privilegio de escutar de camarote as 35000 buzinadas que ele deu!
Chegamos em Udaipur duas horas antes do previsto... ;&
O pior que daqui so saio de onibus de novo... vou procurar uma empresa particular agora!

Depois eu escrevo mais aventuras!!!!

Beijinhos da Fa








Additional photos below
Photos: 12, Displayed: 12


COMING SOON HOUSE ADVERTISING ads_leader_blog_bottom

Amber FortAmber Fort
Amber Fort

Entrada do palacio
Amber FortAmber Fort
Amber Fort

Vista da janela do quarto do Maharaja
NahargarhNahargarh
Nahargarh

Melhor vista da cidade - imensa Jaipur
NahargarhNahargarh
Nahargarh

Tiger Fort- Vista 2. Valeu a suida do morro!
AmiguinhosAmiguinhos
Amiguinhos

Essas criancas estavam brincando perto do Forte. Depois que eu tirei a foto eles me cobraram 10 Rs (indianinhos espertos desde pequenos!)


Comments only available on published blogs

19th May 2005

ver pra crer
Puxa brosca!!!! da até pra ter uma idéia do que é a índia, mas acho que pra sentir na pele temos que pisar aí e ver tudo com nossos próprios olhos.....ooooo ve se filma algumas coisas pra gente ver daqui... Todos estamos com saudades... bjos Cassiano - Cassiano
19th May 2005

Fala prima!! Que bonitos que sao esses palacios e que grande que eh a cidade, mas o mais divertido mesmo deve ser o cinema e o povo mexendo com vc na rua. Queria ta ai passando calor com vc, calor por calor melhor se eu tivesse viajando. Adoro ler todo dia esse jornal, ja pode virar jornalista. Beiiijos - Luiz Felipe
19th May 2005

nooossa!
pela vista panorâmica é bem parecidinho com Perus... hehe... com o detalhe que aqui as casa sobrem pelos morros... bem contrastantes as imagens... as crianças tinham uma carinha de sofridas... mas mesmo assim a Índia é muito legal... um bjão, saudades!!! Camila - Camila
24th July 2005

comida
que tal é a comida??? há carne??? ficamos mal da barriga???

Tot: 0.06s; Tpl: 0.01s; cc: 6; qc: 51; dbt: 0.0272s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb