A menos de dois meses

China's flag
Asia » China » Tianjin
May 25th 2009
Published: May 25th 2009

Estou a menos de dois meses de partir para Portugal e neste momento quero fazer uma lista das coisas de que vou sentir falta quando voltar para Portugal e das coisas de que não vou certamente sentir falta!

Coisas de que vou sentir falta
- Amigos que fiz cá, chineses e estrangeiros;
- Constantemente conhecer pessoas de todos os cantos do mundo;
- Os meus alunos;
- Alguns professores que apesar de malucos, me ensinaram muita coisa (uma das minhas professoras até vem para Portugal que é só para garantir que eu não sinto a sua falta :o);
- Táxi muito barato;
- DVDs e Cds a 60 cêntimos cada - ok, são cópias, mas a realidade é que são exactamente iguais aos originais, com capinha de cartão por fora tipo edição coleccionador. E mesmo que sejam os originais, ou seja, legalmente comercializados no mercado, ficam sempre à volta dos 2-6euros. Vou sentir falta porque são baratos mas também porque têm tudo o que diz respeito a filmes e séries e cantores asiáticos (claro, né), impossíveis de se encontrar na Europa.
- Todos os mangas que eu quiser a 60cêntimos cada livro;
- Ter a oportunidade de praticar Kendo;
- Merchandise de anime;
- Peluches fofinhos;
- Comer fora todos os dias;
- Comida japonesa;
- Comida coreana;
- Shaobings 烧饼 (são tipo sandes de carne cozinhada na altura) a qualquer hora do dia ou da noite nas ruas por 25cêntimos;
- Massa de Lanzhou;
- Menus no macdonalds a pouco mais de 2euros;
- Balde do KFC;
- Massagens e saunas e termas
- Cocktails malucos em clubs e bares;
- Bartenders que fazem malabarismo e espectáculo de fogo de artifício;
- Cabeleireiros sexys que me cortam o cabelo por dois euros;
- KTV - Karaoke - um dos principais espaços de que vou sentir falta;
- Os canais japoneses que apanho na residência;
- Andar de avião para todo o lado aproveitando descontos de empresas chinesas;
- Youth hostels baratos;
- Casas de Chá;
- Arquitectura urbana sumptuosa;
- Passeios em Beijing;
- A atenção especial que os chineses me dão por ser estrangeira;
- Falar com as ayis das lojas e com os taxistas sobre os temas mais diversos e inesperados;
- Falar com as ayis e os shushus que fazem Taijiquan à noite nos parques, falar com os velhotes que passeiam os netinhos;*
- Ser chamada de Tia pelas crianças;
- Andar por qualquer sítio a qualquer hora em segurança;
- Ter a oportunidade de conhecer a cultura chinesa mais de perto: assistir a espectáculos, teatro chinês, Ópera de Pequim, as festividades tradicionais, as mais diversas cerimónias religiosas ou tradicionais em geral; O contacto com as pessoas e o seu dia-a-dia.

*os velhotes chineses são como quaisquer velhotes tendencialmente conservadores em qualquer parte do mundo. Acham-nos (aos estrangeiros, especialmente ocidentais) muito esquisitos e olham-nos como extraterrestres até ao momento em que contactam connosco e descobrem que, no fundo, somos todos parecidos e aí tornam-se carinhosos e protectores. Bem ao estilo Gran Torino, o novo filme de Clint Eastwood.

Coisas de que NÃO VOU sentir falta
- Internet péssima - censurada, com uma péssima velocidade, que verifica tudo o que é website estrangeiro antes de autorizar o acesso;
- Trânsito apocalíptico de Tianjin;
- Produtos importados que ficam o dobro do preço - tipo queijo!
- Baguete de pão a um euro e meio;
- Vida nocturna cara - ok, não mais cara de que em qualquer grande cidade Europeia, mas um pouco acima do poder de consumo médio português.
- Chineses que olham para ocidentais como se fossem macaquinhos;
- Velhotes chineses que cospem mais ao menos de 10 em 10 segundos;
- Comida glutinosa;
- Carne excessivamente doce que se torna muito enjoativa - tipo comida de Guandong;
- Aulas todos os dias às 8h da manhã;
- Coreanas histéricas do andar de baixo que não páram de guinchar de manhã à noite;
- Ter que marralhar preços em todo o lado;
- Turistas totós que vêm para a Ásia porque não sabem o que fazer ao dinheiro e ficam indignados pelos chineses não falarem a língua deles;
- Tours estúpidas arranjadas pelos chineses para levar os estrangeiros totós para sítios comerciais e mesmo assim fazê-los pagar uma fortuna para isso;

Conclusão: ao longo do tempo devo acrescentar coisas de que me vou lembrando. É engraçado verificar que várias coisas têm o seu ponto positivo, têm em simultâneo o reverso da medalha- exemplo: chineses que me dão atenção especial / chineses que me aborrecem porque não páram de me dar atenção (há um certo período do mês em que isto me irrita com mais facilidade) - percebem? Porque tudo na vida é muito pouco linear e pode ter um efeito e o efeito exactamente oposto ao mesmo tempo. A comida está presente em ambos os sítios. Ainda que grande parte da vida cómoda na China se deva ao custo de vida menos elevado, também não quero deixar a ideia de que é apenas isso que torna este sítio interessante. Acima de tudo, se há um interesse genuíno no entendimento sociológico de um povo, até os defeitos são um objecto de observação. Já que é devido a este entendimento que o meu conhecimento vai ser útil, então ele tem de ser analítico mais do que avaliador.

Tot: 0.163s; Tpl: 0.009s; cc: 9; qc: 50; dbt: 0.1097s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb