And life goes on...


Advertisement
China's flag
Asia » China » Tianjin » TEDA
January 17th 2009
Published: January 17th 2009
Edit Blog Post

Porque é que eu escolhi a localização TEDA? Também eu não sei, talvez porque é a Technological Development Area de Tianjin e ultimamente alguns amigos têm-me falado muito deste sítio. Enfim, já não escrevo aqui desde que começaram as férias. A passagem de ano na China: na realidade ninguém liga nada à passagem de ano do calendário solar portanto não se passa nada de extraordinário nesta noite, fomos comemorar a passagem na casa das catalãs e vimos a CTTV9, que lá se deu ao luxo de passar uma cerimónia de passagem de ano do calendário solar. O que conta de facto é a nossa festa 'privada' de estrangeiro extraído violentamente do seu habitat. Depois seguiu-se a discoteca chamada sitong - que é uma espécie de wide-giles mal lido - coisa que se compreende já que deve ser frequentado pelos maus alunos por excelência e que mais parece o ecossistema natural das russas, nem esteve muito mal. :P Os exames acabaram dia 7 e as minhas notas são todas muito más porque só tenho duas acima de 95, e aqui nesta universidade o que conta é ter 100%, tudo abaixo disso é mau. Mas para a próxima vou esforçar-me (ou obviamente não!).
JanelaJanelaJanela

A paisagem e as memórias das tardes a estudar no edifico das aulas.



Tenho frequentado o café do Daygan, um americano que decidiu fazer a sua vida cá e abriu um café há coisa de 3 meses. Aprecio imenso o espaço porque me faz lembrar o starbucks mas sem ter que dar 2,50euros por um café ou 1,30euros por um expresso, o que eu agradeço porque tomo diariamente café (é aquele sangue tuga que no fundo não consigo camuflar...) e aprecio imenso as pessoas. De facto, acho que é o meu sítio preferido em Tianjin a partir de agora, tenho colaborado com algumas actividades do café (o Chinese corner às quarta-feiras - para estrangeiros e chineses praticarem) e já estamos com ideias para actividades futuras, por exemplo actividades mensais ligadas à cultura tradicional chinesa para atrair a comunidade de estrangeiros.


O que mais? Tenho andado um pouco frustrada com a falta de actividade física. Neste momento só estou a praticar kendo e andei uma semana doente em que não fui. Bem, eu adoro kendo. Ainda não descobri se tenho muito talento para aquilo ou não mas estou a adorar a arte marcial e os nossos senseis japoneses são um espectáculo, muito ficam intrigados a tentar compreender qual é a
RebecaRebecaRebeca

A Rebeca, uma das minhas melhores amigas da universidade que neste momento já está na sua casa na inner mongólia
relação dos portugueses com o gosto pelo Japão - já que estamos lá 3 portugueses (embora em Janeiro só eu é que tenho ido treinar que a Sílvia e o Matthieu têm demasiada preguiça)... Eu tento explicar que é por causa da nossa licenciatura ter a variante de japonês e cultura japonesa e que desde crianças gostamos muito do Japão então, bom, eles desfazem-se em vénias e obrigados. Demais. xD


O ano novo chinês aproxima-se e em todas as esquinas há fogos de artifício caseiros para os tianjinenses andarem para aí a meter fogo de artifício em todo o lado. Em Beijing penso que a prática já não é permitida... mas aqui, bom, ainda não há como quebrar os hábitos ancestrais nem em nome de ordem pública - isto é visível por exemplo observando os rituais fúnebres dos habitantes de Tianjin, que consistem em fazer fogueiras no meio de cruzamentos aquando de um falecimento. Queimam papel em forma de antigas moedas chinesas (aquelas do furo no meio que se usou desde a dinastia Qin) e acreditam que desta forma sacralizam a alma do defunto. Tem tanto de interessante como de estranho. Tianjin é uma cidade assim a
Francezinha chinezinhaFrancezinha chinezinhaFrancezinha chinezinha

Outro dia o Matthieu deu-se ao trabalho de preparar ingredientes e fazer uma... exactamente, francezinha! Em vez de piri-piri, um chili chinês. Em vez de vinho do Porto, um Dinasty foleiro com açucar (LOL) E não ficou nada mal...
meio termo entre o super desenvolvimento económico e a lentidão da adaptação da população a uma dimensão urbana. No fundo estou no meio de arranha céus e ecrãs gigantes a lidar com pessoas que mantêm a cultura popular das aldeias dos avós. Claro que a estratificação social é tremenda e condiciona em muito os variados comportamentos de socialização, mas de uma maneira geral é isto que eu sinto.

Próxima paragem: Shanghai!


Additional photos below
Photos: 7, Displayed: 7


Advertisement

Paraíso do Manga ou Man HuaParaíso do Manga ou Man Hua
Paraíso do Manga ou Man Hua

E agora, que eu consigo ler mangas em chinês, que eu penso: valeu a pena ter estudado chinês! Mangas a 80 cêntimos e não a 8euros!!!!! :D (o que tenho acompanhado mais é Prince of Tennis, que os chineses adoram mangas de desporto, mas ainda tenho imensos mangas para ler)


17th January 2009

francesinhas chinesas...
até que nem parecem mal. cabelo cortado, francesinhas e mangas... até parece que estão em Portugal... lol!!
17th January 2009

Kendo
Coitadinha da minha menina...descalcinha, saiinha comprida e com uma cana de bambú na mão!!! Beijoca

Tot: 0.066s; Tpl: 0.01s; cc: 10; qc: 28; dbt: 0.0376s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb