Cairo e as Pirâmides do Egito


Advertisement
Egypt's flag
Africa » Egypt » Lower Egypt » Cairo
October 10th 2009
Published: October 10th 2009
Edit Blog Post

Uma semana depois da minha viagem a trabalho para Munique no sul da Alemanha foi a vez da minha viagem de férias ao Egito e Israel, dois países com um grande passado histórico e por isso eu os escolhi dessa vez e não me arrependi. Principalmente porque o Egito é o país das Pirâmides, da Esfinge e dos faraós, a Meca para todos os mochileiros e amantes da história antiga e Israel como um país jovem guarda muitas histórias bíblicas em especial Jerusalém. Bom, eu comecei a minha viagem em Düsseldorf onde eu moro na Alemanha, tive um vôo direto até o Cairo pela Egypt Air uma companhia aérea Egípcia. O vôo foi super tranqüilo, mas eu não gostei muito do avião em que fomos, pois achei um pouco mal cuidado e um pouco velho em vista dos outros aviões de outras companhias no qual já viajei antes, mas eu escolhi esse vôo justamente por ser direto sem escalas que me fez economizar tempo e dinheiro. Depois do pouso fomos direcionados ao controle de passaportes, Brasileiros não precisa de visto antecipado para o Egito, você consegue o visto no próprio aeroporto antes da imigração. Eu paguei 15 dólares pelo visto e daí eu fui ao guichê da policia para o carimbo no meu passaporte que aconteceu com naturalidade. Mais adiante eu peguei a minha mala nas esteiras e me direcionei para a saída do aeroporto para pegar um taxi pro hotel. Eu posso dizer que fiquei bastante surpreso com a insistência de muitos taxistas que queria me levar e claro fazer negócios comigo pra eu pagar mais caro. Isso eu já tinha escutado falar, que os Árabes gostam de fazer todo tipo de negócio principalmente com turistas. Bom, depois de muita discussão e muita conversa consegui um taxista no qual me levasse ao hotel com um preço mais justo. Apesar d’eu ter chegado de noite da janela do taxi eu pode ver e ter as minhas primeiras impressões sobre o Cairo. O que eu pude ver foi grandes avenidas, muitos carros, muita gente e muita pobreza ao redor. Já no hotel eu pude finalmente descansar da viagem e como estava bastante quente, pois Cairo faz muito calor quase o ano todo, liguei o ar condicionado e relaxei. No dia seguinte eu fui explorar a cidade e fiquei chocado, pois é uma cultura completamente diferente, eles são Mulçumanos e então o comportamento é outro. Uma grande parte das mulheres andam nas ruas completamente tampadas dos pés a cabeça, só com um feixe aberto para os olhos, inacreditável. Ouvi dizer que elas são obrigadas a andar assim pelos maridos e pela religião. Andando pela cidade você pensa que houve uma guerra recentemente, os prédios são mal cuidados e velhos, ruas mal cuidadas e sujas, lixo por todo lado, telefones quebrados, praças mal cuidadas, pessoas má intencionados. Cairo é caótico e uma cidade muito barulhenta. Eu não gostei da cidade em si, mas vale a pena ir para ver as Pirâmides, pois é a terra dos faraós e também vale a pena ir e visitar o Museu Egípcio, o maior do mundo em acervo histórico do Egito antigo com peças milenares encontradas durante muitas escavações e explorações.
Lugares de interesse:

As Pirâmides de Gizé: O melhor jeito de conhecer as tão famosas e milenares Pirâmides do Egito é sem dúvida de taxi, mas cuidado, pois os taxistas não são honestos e eles sempre visam cobrar muito mais caro para turistas. Nunca peguem os taxis pretos, sempre peguem os taxis brancos oficiais com taxímetro, pois os que não têm esse aparelho você terá que negociar com o motorista o valor da corrida e com certeza ele tentará arrancar muito dinheiro de você como aconteceu comigo. Tive várias discussões sobre isso com os motoristas. Mas enfim, pegue um taxi e peça para ele te levar até as Pirâmides porque é um pouquinho longe, fica no deserto. Quando eu cheguei às Pirâmides paguei a entrada que me custou cerca de 20 Dólares e comecei a andar e ver a grandiosidade daquele lugar. Fiquei impressionado no que vi, e me perguntei como seres humanos daquela época puderam construir tamanho feito. A Pirâmide principal é gigantesca e foi construída com vários blocos de pedra, inacreditável. As outras Pirâmides são menores, mas não deixam de ser impressionante também. Mais ao fundo está a Esfinge que uma maravilha vê-la. Um ótimo lugar para tirar bastantes fotos, é um local inesquecível. Se você quiser poderá pagar um pouco mais e entrar dentro das Pirâmides, mas eu não quis porque o ar lá dentro é pouco e os labirintos são estreitos. A minha dica é, vá às Pirâmides logo de manhãzinha, pois é muito quente de tarde e você poderá sofrer com o calor que pode chegar acima dos 40 graus e sol forte.

Cairo Islâmico: Um outro lugar bastante interessante de ir fica no bairro Islâmico da cidade, lá está o mais antigo Bazar Árabe de todo o Egito e o maior também. O Bazar Árabe são vielas cheias de lojas dos dois lados com artigos e produtos que vão desde pimentas e temperos até lembrancinhas do Egito. Vale a pena visitá-lo porque é como nos filmes e nas novelas e mostra bem a cultura Mulçumana e Árabe deste lugar. Passei uma tarde lá e adorei. Você verá também várias Mesquitas e construções históricas de muitos anos atrás. Para chegar até esse local, vá de taxi, pois é longe do centro do Cairo e de novo, preste atenção no taxista, eles não são honestos e verifique se ele está te levando para o lugar que você pediu. Peça pra você ir até o Bazar ou área chamada de Khan al-Khalili, é muito famoso. A minha dica nesse lugar é, tome cuidado com os vendedores, eles tentarão fazer negócio com você o tempo todo, claro lhe oferecendo um preço e no final você terá que pagar outro, eles não são honestos também. Aprenda a dizer NÃO, de tão insistentes eles chegam a ser irritantes. Teve um vendedor que agarrou os meus braços e começou a me puxar para a loja dele. Eu disse que iria chamar a policia e daí ele parou, inacreditável! Enfim, aproveite o local e a atmosfera Árabe, é bem interessante.

O Museu Egípcio: É o maior do mundo em relação de preciosidade histórica do Egito antigo. A entrada eu paguei cerca de 20 Dólares e se você pagar mais você poderá ver a câmara das múmias reais. Bom, eu paguei mesmo só para ver as antiguidades do museu mesmo. Lá dentro estão peças de várias dinastias e de vários faraós, dos mais importantes até os escravos. Vi vários sarcófagos, várias peças de como viviam, comiam, se alimentavam e também de suas vidas em geral. As peças mais interessantes são sem dúvida a do jovem Tutancâmon que tem a sua própria galeria, a estátua em tamanho natural do príncipe Rahotep e Nofret que foram achadas em seu túmulo-capela e você verá outras jóias do Egito antigo. São muitas peças para ver e viajar nos tempos dos faraós. Fique impressionado com o tamanho do lugar e sua riqueza histórica. Vale a pena ir. Para chegar até lá é melhor mesmo ir de taxi.

Cairo e o rio Nilo: O centro do Cairo é caótico, sujo e não muito agradável, não me senti muito seguro andando pela cidade. Me dava a impressão de que estava sendo observado o tempo todo por pessoas que só queriam uma coisa DINHEIRO. Na cidade é difícil achar internet, telefone e pagar com cartão de crédito é quase impossível. A minha dica é sempre tenha dinheiro vivo pronto na carteira, pois é muito complicado pagar com cartões, eles só aceitam dinheiro vivo. Cairo é a capital do Egito, mas para mim é um atraso total. Andar pela cidade é um desafio, e atravessar as ruas e avenidas é um desafio ainda maior, você não verá faixa de pedestre então cabe a você fazer um zig-zag perigoso entre os carros que param quase em cima de você, terrível. O rio Nilo corta o Cairo de ponta a ponta, é maior rio da África, e vale a pena você andar no fim de tarde perto rio e ver o pôr do sol e os raios refletindo nas águas entre os edifícios. Tirei bastante foto dessa cena, o hotel onde fiquei estava bem próximo do rio e então pude desfrutar desse momento. O Cairo tem muito mais para descobrir basta você ter um bom guia turístico e disposição para explorar outros lugares da cidade. Se possível vá com uma excursão, com um grupo e você terá mais segurança.

Depois dessa experiência no Cairo em três dias fui em direção à Israel.

Links úteis sobre o Cairo e o Egito:

http://www.egyptair.com/English/Pages/Default.aspx

http://pt.wikipedia.org/wiki/Egito

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cairo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Eg%C3%ADpcio

http://www.opendf.com.br/embegito/



Additional photos below
Photos: 31, Displayed: 28


Advertisement



6th November 2009

ola
Oi td bem?? Eu estou indo fazer a mesma viagem que vc Vou pro Egito ficar em Cairo quase uma semana e gostaria de passar 1 ou 2 dias em Jerusalem como voce foi pra Jerusalem?? de onibus??? ou taxi? e saiu muito caro? se puder me ajudar ficarei muito grata
25th November 2009

Informação
Bom, do Cairo eu fui para Tel Aviv de avião e do aeroporto eu peguei uma van que me levou até Jerusalém. Essa é forma mais segura, eu não aconselho ninguém ir de ônibus pois é longe e perigoso. Em Tel Aviv tem uma van que faz esse trajeto para Jerusalem de hora em hora e fica bem na saida do desembarque, não vá de taxi é muito caro. Vc vai pagar por volta de 50 shinkel (a moeda de israel) deve ser uns 20 a 30 Reais ou menos. Mas vale a pena, qualquer coisa é só me perguntar, o meu email é: mcfsouza@globo.com Um abraço, Mauro
12th December 2009

que bom viajar, fiz essa mesma viagem é inesquecível , sair do brasil(salvador, roma, cairo, israel) . o que mais marcou foi a subida ao monte sinai - é realmente marcante.
9th May 2010

Oi!!!!!! Vou fazer uma viagem de 16 dias pelo Cairo,Israel, Jerusalém e Jordânia e gostaria que vc me falasse da comida... Me disseram que é muito ruim e que eu deveria levar muitas barrinhas de cereais, pq não existem lanchonetes por lá, esta informação procede?
12th May 2010

Oi
Oi, não se preocupe, no Cairo há várias lanchonetes, pizzarias e restaurantes, mas sempre peça o cardápio em inglês e já com os preços fixos. Eles tentam de enganar o tempo todo pra tirar mais dinheiro. Tem muitas lojas de doces árabes também que são uma delícia. Aproveite bastante o Cairo e sua viagem ao Oriente Médio. Abraços!
18th June 2010

Quero algo do Egito...Alguma coisa q sirva com lembrnaça....

Tot: 0.051s; Tpl: 0.014s; cc: 7; qc: 45; dbt: 0.0258s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb