Getting Ready 5 - Work e afins


Advertisement
South America
January 8th 2012
Published: January 8th 2012
Edit Blog Post

Bom, este e dos post mais sensiveis . Decidindo viajar por 8 meses surgem logo diversas questoes e os mais cepticos dirao: como tem dinheiro para isso? Despediram se do trabalho onde estavam? Como farao quando voltarem? E a casa?

Vamos por partes. Quanto ao dinheiro, e uma questao que cada um podera responder por si. Claro que para uma viagem destas e preciso juntar e poupar. Nem todos conseguem, nem todos podem e verdade mas nem todos querem, e tudo uma questao de opcoes. Poupando 300€ mes, demora cerca de 3 a 4 anos a juntar para viajar entre 8 a 12 meses dependendo do continente. Portanto, nao acho complicado nem impossivel. E uma questao de a cada momento sabermos sobretudo quais as nossas prioridades e provavelmente muitos de vos poderiam ter as condicoes financeiras para o fazer...Pessoalmente acredito que e mais um bloqueio mental que financeiro.

No que respeita ao trabalho uma vez mais e uma questao de prioridades e de objectivos de vida. Respeito os de cada um e por isso nao me ouvirao dizer que eu estou certo e outros errados mas cada um deve avaliar quais sao os seus objectivos profissionais e conjuga los com os seus objectivos pessoais. Nao me considero ganancioso e sou ambicioso q.b. pelo que este objectivo pessoal sobrepos se a qualquer objectivo profissional e tentar alcanca lo foi para mim mais importante que definir objectivos muito ambiciosos a nivel profissional. Foi e e uma opcao que tomo consciente e consegui conciliar ambos mas isso depende dos criterios definidos por cada um. Sim, tenho sorte pela flexibilidade da minha entidade patronal mas teria ido em frente de qualquer maneira e na verdade nada esta garantido, eu mudo, o mundo muda, a empresa muda neste periodo, nada e estatico pelo que nao podemos pensar que nos ausentamos e ao voltar tudo esta na mesma. Ate pode ser verdade mas tu certamente nao estas pelo que somente penso no futuro quando ele for presente. Respondendo um pouca mais directo a questao do trabalho, ver se a quando voltarmos e qualquer decisao so sera tomada nesse momento. Como estara a empresa nessa altura? Como estara o pais? Ha demasiadas variaveis que nao dependem de mim e somente naquele momento conseguirei aferir que conjuntura se me apresenta mais favoravel. No entanto, ao longo da viagem vou reflectindo sobre isso, vou aclarando algumas ideias e pouco a pouco as nuvens vao se dissipando mas a decisao, o rumo a tomar e incerto e quando se faz uma viagem por um periodo consideravel, pessoalmente acredito que nao podemos pensar que ao regressar tudo fica na mesma. Nao e essa a minha filosofia.

Alias indo mais alem, acredito que todo o sistema montado pela sociedade ocidental e onde nos preparamos para viver como fizeram os nossos pais nao se mantera por muito mais tempo e nos, os novos, teremos que ganhar uma nova capacidade de adaptabilidade nomeadamente estar preparados para em varios momentos da nossa vida, mudarmos de estilo de vida, de nivel de vida, de local, de pais, de tipo de trabalho, etc. Teremos de ser bem mais camaleoes que as geracoes anteriores. Mas esta e a minha opiniao e tento preparar me mentalmente para isso mesmo.

Quanto a casa que tinha comprado, durante o mes de julho, 3/4 meses antes da viagem, reflecti longamente sobre que fazer e tomei a decisao de que alugar seria a melhor opcao. Fui entao ajudado pelo destino que me deu a possibilidade de alugar a casa a 1 casal amigos de uma prima minha. Ai estao e estarao pelo menos durante o periodo em que estou ausente. Desta forma, ao sair para a viagem garanti que o emprestimo bancario e respectivas despesas da casa estavam cobertas pelo aluguer. Como nao tenho nenhuma mensalidade, nem de ginasio, nem de carro, nada, fui para a viagem sem nenhuma despesa em Portugal com excepcao das quotas do Benfica, 12€ mes mas deixei provisao correspondente na conta.

Advertisement



Tot: 0.08s; Tpl: 0.01s; cc: 12; qc: 41; dbt: 0.0473s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb