Viagem La Paz - Sucre --- consideracoes sobre a Bolivia


Advertisement
South America
December 17th 2011
Published: December 17th 2011
Edit Blog Post

16 Dezembro
Boas noites a todos. Sao 21h aqui na bolivia, menos 4h q ai. Estamos novamente num bus,este de 14h coisa pouca, desde aquelas 22h que qq viagem me parece pequena. Ficamos logo anestesiados. Escrevo vos ao som de edith piaf non, je ne regrette rien, musica q ouvi num anuncio da tv e q n estava ainda na minha playlist. Escrevo vos nas minhas notes do iphone q depois passarei para o blog, acaba por ser um pouco como um diario, sempre vou de encontro ao q o meu primo sugeriu. Saimos de la paz em direccao a sucre. Ficamos quase uma semana na capital legislativa da bolivia. Para quem n sabe a bolivia como q tem 2 capitais. Sucre e a capital judicial por assim dizer. La paz, em tantos blogs e reviews na net e considerada especial, divertida, etc. Nao me encantou por assim dizer, nem a Sara. Aquilo q tem de especial sao os mercados open sky... Em quase todas as ruas existem pequenas mas imensas barraquinhas, a vender se algo, de tudo... Comida, roupa, electronica, dvds ( copiados claro) e essa azafama e peculiar e tem a sua beleza. Senti ser uma cidade menos poluida q Lima e n a considero mto suja mas os bolivianos sao diferentes dos peruanos. Pelo menos assim sinto, parecem mais soturnos, menos simpaticos e mto mais desorganizados. O transito n e q seja caotico, como em cidades gigantescas e simplesmente desorganizado, e mto e isso leva ao caos. No turismo, nas agencias sente se uma desorganizacao q n vi no peru. Parecem confusos na propria forma de estar. Como se diria em espanhol, nao parecem ser "mto listos"... Mas esta e apenas uma impressao de quem esta ha uma semana na bolivia.

Falando agora do bus, bem comeco realmente a habituar me a isto mas n posso deixar de pensar nalgum risco que comporta esta viagem. Sim, ha varios acidentes ate pq as estradas nao sao excelentes e esta gente a conduzir, ui... E de noite e assim n vemos mas a velocidade a q vamos, enfim. Cintos seguranca nao ha. Mas como em tudo, habituamo nos. Ja n me faz diferenca mas admito q e arriscado.

Tb nos autocarros a diferenca nos paises se nota. Cruz del sur foi a operadora com q andamos no peru: Video a explicar como ia ser a viagem, snacks a bordo, casa de banho, filmes, cobertores. Sim este autocarro de 14h n tem nenhuma destas, sim nao tem wc. Desenrasquem se e aguentem se. Lol. Aparentemente eles fazem umas paragens...thank God I'm a man... N sei qndo sera a primeira. Lemos para ter cuidado com o frio,aquecimento tb n tem e temperaturas baixam bastante durante a noite. 3,4 graus. Espero estsr preparado, estou a usar os leggings pela primeira x. Bom apesar de tudo isto, os lugares sao semi cama e eu ate os acho bastante aceitaveis. Estou optimista, tranquilo e curioso para ver se consigo dormir, na viagem para cusco n dormi grande coisa. Sao 21.45 e voltarei. Beijinhos e abracos.

Sao 01.40 e paramos para wc... Retiro o q disse sobre aquecimento, tem e e bom. Esta bastante calor aqui. Entretanto ha semelhanca do q q aconteceu no inicio, tambem agora qndo paramos entraram pessoas que ficam nos corredores ou nas escadas... Uma das quais com o bebe nas costas (e assim q eles carregam as criancas) a chorar, entretanto acalmou. Ok, se calhar nao... O ceu esta estrelado e eu ja dormi qq coisa. Ate logo

Bom sao 8 da manha e ja estamos no hostel. Acabei por adormecer por volta das 3 e eram 7.30 e oico dizer... "para descargar" e pensei q fosse para ir ao wc... A sara estava a dormir e quis ficar. Ao sair achei estranho que so a sara e o outro casal estrangeiro estavam no autocarro e entao questionei e disseram me q ja estavamos em sucre... Surpresa para ambos. Confirmei com o condutor e ate lhe disse mas n eram 14h? Ele riu se.

Agora e comer qq coisa e ir conhecer sucre, tempo esta mau, cinzento e chuva mas mais calor q em la paz, menos altitude tambem, estamos a 2600m approx. Farei blog especifico relativamente a altitude.

Ate ja!!!

Advertisement



5th January 2012

estou fascinada!!
querido Nuno estou fascinada com a vossa viagem, e o blog é uma excelente ideia! Sabes bem como adoramos viajar, alias tínhamos falado mtas vezes nos nossos cafés no sorolla sobre este tipo de viagens, mas certo é que não te fazia tão aventureiro! Ehehehe! Vamos acompanhar com atenção o blog, quem sabe um dia qdo a Helena estiver mais crescida fazemos algo parecido

Tot: 0.113s; Tpl: 0.012s; cc: 5; qc: 44; dbt: 0.077s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb