Villarica e Pucon

Chile's flag
South America » Chile
January 7th 2012
Published: January 7th 2012

Boas!!!! Antes de mais espero q 2012 tenha comecado de feicao a todos. encontro me neste momento no autocarro de valdivia para puerto varas (5 de Janeiro) e entretanto ja estivemos em villarica e pucon pelo q falarei destas 3 cidades.

Villarica

Chegamos a villarica de valparaiso por volta das 9 da manha dia 31 Dezembro e ai passariamos o fim de ano. Tinha reservado hostel mas era algo caro e tendo chegado cedo achamos que poderiamos dar uma olhadela a outros e comparar. Foi entao que com as malas todas nos dirigimos ao posto de turismo onde obtivemos um mapa da cidade e ai perguntamos por alojamento. Cedo percebi q fazia sentido irmos para outro lado. Apos curta conversa foi nos indicado entre as varias opcoes a hipotese de cabana junto ao lago. Pedimos para telefonar para saber de disponibilidade e ai fomos nos. Apos uns 15/20min a andar la chegamos, eram bungalows com cozinha e tudo. Preco mais baixo q o hostel reservado. Bom, a Cabana disponivel era grande e para ser preco para so nos dois (tinha 2 quartos) havia q ficar 2 noites. Anuimos e assim nos alojamos. Adicionalmente havia desconto se pagassemos em dolares, basicamente isencao de iva de 19% (os estrangeiros pagando em dolares podem nao pagar IVA). Estando hospedados proximo passo era marcar a ida ao vulcao com o nome da vila. Aquando da conversa no posto turismo foi nos dito q so havia uma agencia mas quando chegamos a Villarica ainda n estava aberta.

Villarica e uma vila bastante simpatica, relativamente pequena e com um lago enorme. Gostei do ambiente e do espirito da vila, alem de que tem todos os servicos que sao necessarios.

Retornando, a chegada a agencia mudou um pouco os nossos planos isto pq a ida ao vulcao era feita sobretudo de outra cidade, Pucon e na verdade o vulcao ficava mais perto dessa cidade. A saida era as 7 e nos teriamos q estar ai as 7 mesmo marcando por villarica. Por outro lado no dia 1 e feriado, nao haveria qualquer subida ao vulcao e alem do mais a agencia em villarica estaria fechada nesse dia sendo que o tour tem de se marcar com um dia antecedencia. Portanto, ou marcavamos de imediato, dia 31, ou so no dia 2 para dia 3... No entanto, em Pucon haveria mta coisa aberta no dia 1... Aluguer de bicicletas e outras actividades, tudo em Pucon. Ficou claro q teriamos de ir para Pucon. Ou iamos de imediato ou no dia seguinte para ai marcarmos a ascensao. Mas era fim de ano e nada nos garantia que conseguiriamos hotel para essa mesma noite e estavamos a gostar de Villarica e da ideia de passar o fim de ano num sitio mais local e menos turistico. Mas tb tinhamos o problema de que na cabana, o minimo eram 2 noites... E a ficar seria so uma. Decidimos entao fazer umas quantas chamadas de cabine telefonica para alguns hostels indicados do nosso guia a saber de disponibilidade em Pucon. Verificamos q havia, pusemos entao a questao na cabana e acabaram apos alguma negociacao por deixar ficar uma noite portanto decidimos ficar uma noite ai e ir cedo para pucon no dia seguinte e depois com calma ver um hostel. Cada qual tinha a sua limitacao, ou caro, ou sem net ou sem disponibilidade, etc.

Estava entao a logistica tratada mas tinha passado algum tempo... Haviamos chegado as 9 da manha, dormido no bus, comido pouco e umas quantas horas depois estavamos esfomeados e havia ainda a questao do fim de ano. O q iamos fazer. Em frente aos bungalows e mesmo em frente ao lago, um restaurante ia ter jantar fim de ano com mesas ao ar livre. Ai decidimos almocar e decidimos tb passar o fim de ano isto porque o fogo de artificio ia ser mesmo ao lado.

A nossa estadia em villarica foi curta, agradavel, tranquila e saboreada. O almoco e o jantar em frente ao lago foi mto aceitavel apesar de a comida a noite nao ter sido nada de extraordinaria, mas foi como tinhamos decidido. Pudemos calmamente falar com as nossas familias que celebraram 3 horas antes e depois fomos nos. Chegada a meia noite o fogo artificio muito proximo foi excelente.

Pucon

No dia 1 fomos entao para pucon, a viagem era curta, 30 a 40min mas pq tinha havido um acidente demorou mais q o habitual. De qq maneira chegamos a cidade por volta das 2/2.30 da tarde. Acabamos por ficar num hostel para o qual tinha telefonado mas so soube no fim da visita as instalacoes. Em frente estava a agencia q ele, o dono, sugeria, pq segundo ele era a melhor. Tambem 2 alemaes q conhecemos em san pedro e q re encontramos em valparaiso tinham alugado equipamento por eles. O unico contra e q eram 5.000pesos mais caros que outras agencias mas 5.000 pesos mais baratos que outras. Ai nos dirigimos, estavam abertos, e haveria subida no dia seguinte. Sabiamos q a subida nao era mto facil fisicamente e tambem nao era propriamente barata mas ambos tinhamos a curiosidade de ver um vulcao activo. Era uma oportunidade imperdivel. A saida era as 6.45am do dia 2 e havia que experimentar equipamento. Como ja eram umas 3/3.30 da tarde fomos primeiro comer e entao regressar para experimentar equipamento para a experiencia do dia seguinte. Eis entao que apos o almoco quando me preparava para limpar os oculos de sol, eles se partem, no mesmo sitio onde ja estavam soldados...nota: Estes oculos tem tantos anos que nao sei quando os comprei... Talvez em 2000, talvez ate antes. Nao sou mto pegado a coisas materiais mas ate hj nao encontrei uns oculos q gostasse tanto. Ha 4 anos decidi comprar outros mas nao gosto tanto e tb nao sao graduados e acabo por nao os usar. Dia 1, oculista fechado. Nada a fazer, nao tinha oculos de sol para o vulcao. Poderia ir com uns comprados em loja mas nunca estariam graduados. Azar, vou sem eles pensei. Fomos entao para a agencia ver o equipamento... Botas, capacete e cortador de gelo para toda a viagem e calcas, casaco e duas pecas extras, uma para o rabo e outra para a parte inferior das pernas. Depois perceberao. As botas eram pesadissimas e quentes, levei o numero 47... Lol, simmm pe grande mas nao tanto, calco 2/3 numeros abaixo.

(Estamos a chegar a puerto varas, sao 19.23 hora chilena, continuarei depois.)

(Voltei. Dia seguinte, dia 6 Janeiro, as 20.13 vamos agora jantar mas quero continuar pq ha mto para contar.)

A pre saida estava feita e entretanto referi q n tinha oculos de sol, poucas horas antes partiram se e de imediato me disseram q eram obrigatorios, sem oculos poderia haver lesao ocular. Ok, la terei de alugar...

Fomos dormir, por sinal dormi mal, imenso barulho exterior e no proprio hostel mas as 6 da manha la nos levantamos. A agencia era mesmo em frente e as 6.50 la estavamos. Calcamo nos, aluguei os tais oculos, pusemos as nossas coisas na mochila q eles previamente prepararam com o equipamente no interior e la fomos nos. O tempo estava bastante favoravel. Apos uns 45 min chegamos ao nosso destino e ao inicio da ascensao. Interessante que os guias levavam bastoes e nos apenas os tais pica gelos. Apos 10min chegamos ao teleferico. Aconselharam a apanhar, podia ir se a pe mas ganhavamos 1 hora e a subida n seria tao pesada. 3 ou 4 pessoas nao quiseram e foram a pe. A Sara quis ir de teleferico e eu hesitei momentaneamente mas tb para irmos juntos achei que era preferivel ir de teleferico, 6000 pesos cada um. Vou jantar...

(Bons dias, sao 10.30 da manha aqui em Puerto Varas, dia 7 de Janeiro e este topico leva ja 2 dias de escrita, a ver se hj que termino.)

Retornando a subida do vulcao, e resumindo um pouco foi uma subida de 3 horas para o grupo que ia a frente (eu ia nesse, iupiii) e cerca de 4 horas para os que iam atras. Fisicamente foi algo exigente mas nao tanto como li em diversos blogs e sites. O que me custou mais foi a parte final onde ja nao ha neve e vamos em cima de rochas e pedras diversas. As botas sao mto rigidas e nao ajudam nisso. A perna com pouco equilibrio em resultado de uma antiga lesao tinha alguma dificuldade em ajustar se as irregularidades do piso mas ainda assim com ajuda das maos la consegui atingir o topo. Vou ser honesto, quando soube que ia ver um vulcao activo, imaginei algo mais imponente, mais breathtaking mas ainda assim valeu o esforco. Subimos 1000 metros a pe e outros tantos em teleferico pelo que estavamos quase a 3000 metros la em cima e a vista era linda. O vulcao libertava sulfurico (espero n estar a dar nenhuma calinada...) que quando o vento estava na nossa direccao acabavamos por inalar e e horrivel 😊)) Agora simplesmente genial e a descida e para isso serve o equipamento que descrevi anteriormente. Pondo umas calcas por cima das nossas, trocando de casaco, acrescentando umas proteccoes extras para as pernas e para o rabo ai estavamos nos, com equipamento quase de astronauta pronto para descermos... em escorrega na neve, ou seja, com um trilho definido, sentavamo nos, rabo na neve e la iamos nos. Mto divertido, uma sensacao algo semelhante com ski. Deslizar na neve a uma velocidade por nos determinada e assim se fizeram mais de 1000 metros. Tudo o que subimos foi feito assim bem como parte do que tinhamos feito em teleferico. O resto foram 10 minutos de caminhada ate a carrinha que nos esperava. No total foram 6 horas de diversos momentos e sensacoes e a Sara apesar do esforco tb conseguiu atingir o cume e pudemos disfrutar la em cima de ambos termos alcancado o nosso objectivo. Rewarding!!!

A estadia em Pucon foi talvez a melhor. chegamos num dia a tarde e fomos a praia ao final do dia onde ate conhecemos uma familia argentina e ficamos um bom bocado a falar com eles. No dia seguinte, ida ao vulcao e no final do dia novamente praia. No terceiro dia decidimos ficar a relaxar e aproveitei para tratar de varias coisas, fui cortar o cabelo, pus os oculos de sol a soldar numa oculista e fomos novamente a praia (aqui no chance, as nossas praias sao de longe melhor...) onde demos uma voltinha de kayak. Findo dois dias e meio em Pucon e duas noites passadas era momento de decidirmos o nosso proximo destino, escolhemos Valdivia mas antes apos ler o guia e ver uma informacao numa agencia decidi que gostaria de ir a um parque nacional perto de Pucon. Foi assim que compramos o ticket para o dia seguinte as 19.30 e assim dar tempo de passar o dia no parque. A Sara aquando da subida ao vulcao esforcou um pouco um musculo e estava com uma distensao muscular pelo que nao podia ir. Decidi entao que iria sozinho, ia ser um passeio semelhante ao do Vale da Lua em San Pedro Atacama, recordam se?

Assim sendo, no ultimo dia, acordei cedinho e as 8.30 da manha estava a apanhar o autocarro para o Parque Nacional Huerquehue.

(Para os que possam estar perdidos nas datas aqui vai, saimos de Villarica dia 1 e chegamos dia 1 a Pucon, Domingo.Vulcao na segunda dia 2, dia 3 passamos em Pucon a tratar de assuntos e praia e dia 4 e o dia do Parque Nacional e respectiva saida para Valdivia no final do dia.)

No autocarro ia uma senhora brasileira, 50 anos, que tinha feito a subida connosco, mais com a Sara. Portanto, ja nao estava sozinho embora ate tivesse pensado no parque como um momento para estar cmg e com a natureza a semelhanca do Vale da Lua. Chegado ao destino e pagando a entrada fui informado que os mapas do Parque estavam esgotados, o que achei inaceitavel e ate fiquei indignado. Nao sao propriamente 300m2 que facilmente se memorizam. O parque e bastante grande, mas enfim. A minha ideia tb n era fazer (a cadeira onde estava, acabou de se partir...cai em cima do dedo mindinho, ouchhhh) algo mto exigente, simplesmente disfrutar do ambiente. A brasileira acabou por meter conversa com o rapaz do lado, suico e outra brasileira que estava no autocarro tb se juntou, resultado eramos 4 e assim passamos o dia com o ponto alto, uma banhoca numa lagoa, chamada Laguna Verde. Foi um dia mto bem passado, 16/17kms de trekking, com cascatas, lagoas e uns quantos kms a subir. A brasileira e solteira, farta se de viajar sozinha e estava em forma. Disse me que fazia todos os dias 1h30 de desporto por dia e ao fim de semana caminhava, todos na sua familia eram desportistas. Ainda assim, tivemos uns 5/6 kms de subidas e a idade conta... ha que manter a capacidade cardio vascular desde cedo... so um alerta para os mais novos (abaixo dos 35 anos). O suico fez o trekking sem dificuldades. Era bastante simpatico, estilo ate um pouco latino na forma de estar e lamento nao ter ficado com o seu contacto. A outra brasileira e de Salvador e ambas eram advogadas. Partilhar experiencias da viagem e optimo. Dao nos sempre ideias e sugestoes interessantes pq os percursos nao sao iguais e na maior parte dos casos o nosso proximo destino foi o destino anterior de outras pessoas.

O dia estava feito e cheguei a Pucon por volta das 18.20 e o autocarro era as 19.30. Tempo de por material pessoal na mochila pequena que obviamente levei cmg para o Parqe, tomar banho, ir buscar os oculos, comprar qq coisa para jantar e ir para o autocarro. 2 horas ate Valdivia.

Pucon foi talvez o sitio que mais gostei, mto por culpa do tempo, calor, dias longos ate as 22 da noite, actividades, praia, bom ambiente. O bom tempo vai acompanhar nos de agora em diante.

Segue se Valdivia e o local onde estamos de momento mas fica para outro post...sei que no inicio mencionei as 3 cidades mas fica muito longo. Tentarei fazer um post por cidade, talvez seja mais simples. A partir de agora tb ja incluem fotos... Pouco a pouco vai ficando um blog a serio.

Bjs, abracos e ate logo.

9th January 2012

Sua viagem
Adorei!!! Estou juntando várias informações para montar meu roteiro de vigem. Vou me casar e Pucon está dentro dos meus planos para lua de mel, pretendo fazer coisas mais radicais, lua de mel sem adrenalina não é legal. hehehe obrigada pelas dicas!

Tot: 0.114s; Tpl: 0.02s; cc: 7; qc: 45; dbt: 0.0729s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 2; ; mem: 1.1mb