Manifestacoes e mortes na Bolivia


Advertisement
Bolivia's flag
South America » Bolivia » La Paz Department » La Paz
January 12th 2007
Published: January 12th 2007
Edit Blog Post

Olah amigos

Os acentos nessa lan house sao piores q as outras.

Bom, nao escrevi mais... vcs perceberam. Eh mto pouco tempo e o pouco q sobra, uso para aproveitar onde estou. O blog nao esta acontecendo como eu prometi, mas qdo voltar, escreverei tudo em meu site. Dentre tudo isso, muitas historias para contar, mas dentre elas destaco tres que separei como especiais: Deus eh Boliviano, Uma Bruxaria e Titanic. Quando voltar, escreverei tudo isso. Soh para apimentar a imaginacao, tive problemas no Chile, com uma bruxa. E essa........... depois eu conto.

A viagem esta fantastica... ou pelo menos estava ateh ontem. Ontem comecei a voltar pro Brasil. Fiz a travessia do deserto desde San Pedro, no Chile, ate Uyuni, na Bolivia. Fantastico, fora os problemas com o jipe - rsrsrs. De la tentei comprar uma passagem para Potosi, de onde eu pegaria um outro onibus para Sucre e depois outro para Sta Cruz. Porem, nao havia passagens numa quinta-feira a tarde. Passagens somente para sabado. Eu nao tinha como esperar. Achei uma companhia que tinha passagem para Oruro, um pouco mais a oeste e mais longe do meu destino, Sta Cruz, porem era a unica forma de tentar sair naquele dia de Uyuni. Fiz isso. Cheguei hj de madrugada em Oruro, as 5h, e procurei um hotel para dormir umas duas horas e tomar um banho. Acordei cedo e fui para o terminal. Foi quando fiquei sabendo dos problemas politicos e de manifestacoes que estavam acontecendo em Cochabamba. Cochabamba eh uma cidade que fica praticamente no meio da Bolivia. Uma cidade bem desenvolvida, praticamente todas as cidades do sul, leste e oeste passam por estradas desta cidade. Nesta cidade, a populacao fechou todas as estradas, impossibilitando que qualquer veiculo terrestre pudesse entrar, sair ou atravessar. A manifestacao ocorre porque a populcao quer a renuncia do atual prefeito. Portanto, tudo aqui esta praticamente parado. Para quem pode, a unica opcao eh ir de aviao. O restante da populcao mais pobre, incluindo eu, estamos sem ter o que fazer. Em Oruro pensei em ir a Sucre, uma cidade vizinha a Cochabamba e que eh caminho para Sta Cruz. Eu teria que voltar um pouco. Conversando com muitas pessoas de Oruro, fiquei sabendo que existe um voo militar da Forca Aerea Boliviana, que estava fazendo voos para ajudar a populcao, por precos bem baixos. O valor seria o mesmo que de uma passagem de onibus. Para isso, eu teria que ir ateh La Paz.

Bem, estou aqui, em La Paz, escrevendo para vcs. Fui ateh o aeroporto e as passagens comerciais custam sete vezes mais que o valor do onibus. Busquei informacoes de onde comprar a tal passagem da TAM, Transporte Aereo Militar, e fui ateh a base aerea militar da Bolivia. Uma confusao soh. Muitas pessoas, que como eu, procuravam a unica alternativa de ir para Sta Cruz. Pessoas que certamente, nao podiam ou nao queriam pagar o valor de um voo comercial. Fiquei lah, sentado no chao, juntamente com uma Belga, um Neozelandes e uma Sueca, conversando e esperando informacoes sobre os voos. Conheci algumas brasileiras que jah tinham comprado a passagem, mas por um preco bem salgado, pouco mais barato que os voos comerciais. Nao era bem o que eu esperava. Eu teria que conversar e convencer a me venderem pelo preco da populacao local, mas nao dava para esperar. Nem os proprios soldados da aeronautica sabiam quando e se haveria novos voos. Teriamos que aguardar os avioes voltarem de missoes que estavam sendo realizadas. Foi qdo decidi voltar para Oruro de onibus e tentar ir por Sucre. Porem, eu correria outro risco. O de as estradas deste outro lado tambem estarem bloqueadas. Hoje, quando vim para La Paz, uma parte da estrada estava bloqueada. O motorista conseguiu fazer um desvio e conseguimos chegar em La Paz. Isso porque estamos um pouco longe de Cochabamba, mas as manifestacoes estao atingindo todo o pais. Ontem a noite, em La Paz, na portaria do aeroporto comercial da cidade, em El Alto, ninguem saia ou entrava. Manifestantes colocaram fogo. A situacao esta tensa por aqui. Ao pegar um taxi para voltar para a estacao de onibus, para entao comprar a passagem para Oruro ou Sucre, dividi o taxi com um boliviano. Por coincidencia, ele tambem queria ir para Sta Cruz e estava esperando por uma semana o tal do aviao de ajuda da aeronautica. Ele disse que tinha acabado de ouvir no radio que as estradas estavam sendo liberadas e poderia ser que conseguiriamos uma passagem direto para Sta Cruz. Chegando ao terminal, que de terminal nao tem nada, eh apenas uma rua com varias portinhas vendendo passagens de onibus, nada tinha para Sta Cruz. Porem, achei uma agencia que ja estava vendendo para Cochabamba, que eh caminho para Sta Cruz. Conversando com as pessoas locais, algumas me disseram que pode ser perigoso ir a Cochabamba, mesmo sendo que agora esteja liberado, pois os bloqueios podem voltar. Por enquanto, a informacao que temos eh que o protesto sera pacifico e nao terah mais bloqueios. Dah um certo receio ir a Cochabamba, sendo que jah morreram quatro em conflito com a policia. Porem, nao tenho outra alternativa. Um vendedor local me indicou a voltar e ir por Sucre, porem, conversando com outra pessoa, essa me disse que la tambem havia bloqueios e nao teria como passar. O melhor era esperar. Como nao posso esperar, hoje devo ir a Cochabamba e caso exista passagem direto para Sta Cruz, eh para lah que estarei indo. Vamos ver no que dah.

No jipe que peguei de San Pedro a Uyuni, atravessando o deserto, li em um adesivo a seguinte frase: ¨Viajo tranquilo porque Cristo guia meu caminho¨.

Bem galera... estou indo. Se tudo der certo, amanha estarei em Sta Cruz e domingo pegando aviao para voltar pra Campo Grande e depois outro pra Sampa, onde chegarei na tarde do dia 14.

Um grande abraco a todos e torcam por mim.
Renato Doidera

Advertisement



13th January 2007

putz
ola, DEUS TE ABENÇOE, renato que todo este caminho que vc esta passando seja pra vc um enorme aprendizado e que vc tenha muita energia positiva... e como sempre te digo, FIQUE COM DEUS... BJOS BOA SORTE TORÇO POR VC.
13th January 2007

Sorte
E ai cara! Vejo q a sua viagem se tornou uma verdadeira aventura! Veja pelo lado bom...Vc vai ter 10 vezes mais hitórias para contar... rsrsrs Boa sorte! Quero sabe agora o q aconteceu para vc ter problemas com uma bruxa! Até mais! Abraço
14th January 2007

Essa aventura merece um livro
Cara, vc escreve bem pra caramba. Merece um livro essa sua viagem. Fico no aguardo de muitos outros detalhes, que com certeza vc ainda não teve tempo de nos contar. Seja benvindo de volta.

Tot: 0.053s; Tpl: 0.01s; cc: 8; qc: 41; dbt: 0.0318s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb