O Palácio de Peles, a jóia dos Cárpatos

May 29th 2005
Published: September 10th 2010

Palácio de PelesPalácio de PelesPalácio de Peles

Sinaia, Romênia.
Acordamos tarde e o trem sairia para Brasov por volta das 11hs. O Márcio resolveu ligar para a Air France para ter notícias de sua bagagem. Acabou demorando um pouco e eu fiquei estressado, pois não sabia se haveria outro trem se perdêssemos aquele. O Márcio passou os dados do albergue de Brasov pra companhia aérea e a incerteza continuou. Acabamos pegando um táxi para a estação.

No final, deu tudo certo. Pegamos o trem para Brasov a tempo. Na viagem, conhecemos a Alexandra, uma romena loira, linda e muito simpática. Ela era de Brasov e fazia faculdade em Bucareste. Puxei papo, pois percebi que ela lia um texto em inglês e queria conversar. Olhava mais para os lados do que para o texto. Bati uma foto com ela, mas ficou junto com minha mochila em Praga.

Descemos em SINAIA, para uma rápida visita à jóia dos Cárpatos. Deixamos as malas na estação e subimos rumo ao palácio. No caminho, paramos rapidamente no Monastério e tiramos algumas fotos. Continuamos subindo até chegarmos ao Palácio de Peles (pronuncia-se Pélesh, porque o S tem uma espécie de cedilha, que dá este som de sh, como em Bucureshti), construído por um dos últimos monarcas romenos, no final do século XIX. Com certeza, este foi o ponto alto da minha passagem pela Romênia. O palácio fica no meio de um parque, a paisagem é linda e a atmosfera na subida até ele é ótima. Lembro de vendedores vendendo bumerangues e souvenires pelo caminho e muitos turistas indo ao palácio, mas sem aquela muvuca desagradável de lugares mais manjados. A visita ao interior do palácio também é muito legal. Vale a pena. Logo ao lado, fica o Palácio Pelisor ("Pequeno Peles"), bem menos interessante, mas que também vale a visita.

Tot: 0.067s; Tpl: 0.008s; cc: 12; qc: 26; dbt: 0.0241s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb