Harajuku

Japan's flag
Asia » Japan » Tokyo » Harajuku
November 21st 2008
Published: November 21st 2008

O Domingo à tarde em Harajuku é um refúgio do mecanismo urbano e é o pólo da cultura alternativa no Japão. É lá que se assiste ao surgimento das novas bandas, ao surgimento das novas tendências. Não é nada de místico, trata-se de um parque como qualquer grande parque no meio de grandes metrópoles para onde vão as famílias ou os amigos e colegas fazer piqueniques, ensaiar qualquer coisa para o qual precisem de um espaço ao ar livre, nada de extraordinário. O que é de facto extraordinário é a diversidade de pessoas que se acabam por juntar ali entre as quais todos os fãs de jrock. Para quem gosta de jrock, não há melhor sítio para se estar. Assistimos a concertos de bandas que para se lançarem começam por ali e, apesar de ainda desconhecidas, estas bandas costumam concentrar já um nicho de público específico e fiel.

Assistimos a actuações de vários géneros musicais. Desde Pop cantado por raparigas que aspiravam a novas Ayumis Hamasakis, até música punk e visual. Ei, coisas de muita qualidade! Gostei particularmente de uma banda punk muito estilo Beat Crusaders que estava lá e que concentrou imenso público (maioritariamente feminino) e a banda visu, os Prime Addict. Aqui o site oficial deles.

O mais interessante disto tudo? Apesar do crescente cosmopolitismo tokyohita, ocidentais a participarem em concertos de jrock em harajuku ainda tem alguma novidade para eles! Era visível pelas pessoas que nos abordavam ... para além disso eu já começava a sentir-me constrangida sempre que os guitarristas começavam a fazer poses para a minha máquina fotográfica...ei, aquele guitarrista dos Prime Addict tinha lá fãs bem mais fieis que os perseguíam para todo o lado, não era justo para elas! Havia um grupo de fãs dos Prime Addict que tinham as coreografias ensaiadas a um ponto quase profissional.

Infelizmente o concerto deles não durou tanto como previsto porque a polícia chegou entretanto... gostei particularmente da forma como os membros da banda desprezaram os elementos da polícia e se puseram a tocar uma música enquanto o polícia ainda não tinha acabado de falar... que mauzões ah, com o seu público constituído por 30 rapariguinhas vestidas de forma emo/visual m/ lol

Enfim, os concertos e a música, o visual, a moda alternativa, os rockabilly e os cosplay fizeram de harajuku o meu sítio favorito de Tokyo. Uma coisa que ficou bem visível
RockabillyRockabillyRockabilly

estes tipos são os maiores! viva aos anos 50!
é que a moda Gothic Lolita está em extinção... achei um pouco triste ver duas ocidentais a andarem para lá vestidas de lolita quando no Japão o fenómeno está a desaparecer e aliás, é visível que a nova onda de visual kei está a perder muito dos antigos reflexos visuais carregados do passado. Temos que ter em conta que as nossas percepções chegam sempre com um infinito atraso comparado com o que está no momento a acontecer.

É assim, Harajuku é um pólo muito dinâmico onde as novas tendências florescem e é o sítio para se estar, caso se esteja interessado em cultura alternativa japonesa. Fiquei com uma impressão de Tokyo muito esmagadora e vertiginosa mas sem dúvida que Harajuku é um pulmão que faz a cidade respirar e relaxar um pouco do formalismo e automatismo do dia-a-dia.

Self IdentitySelf Identity
Self Identity

Adorei esta banda, embora a vocalista copiasse Shiina Ringo
Banda de LolitasBanda de Lolitas
Banda de Lolitas

Infelizmente a música era muito má e os únicos fãs delas eram homenzinhos de meia idade que iam lá filmá-las com os telemóveis... :x

Tot: 0.145s; Tpl: 0.032s; cc: 12; qc: 50; dbt: 0.0714s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb