Tokyo @ Deep II

Japan's flag
Asia » Japan » Tokyo » Akihabara
November 16th 2008
Published: November 16th 2008

Continuando com o relato nipónico, outra área essencial para quem quer sentir o delírio e epicentro da cultura anime é Akihabara (ou Akiba em diminutivo). As lojas de desconto e segunda mão são bons sítios para se comprar merchandise, cds e dvds a bons preços, excelentes preços por vezes. Foi em Akiba que jogámos dance dance revolution e fomos a um maid cafe. Nos salões de jogos um sujeito que chegasse lá e começasse a jogar muito bem era logo rodeado por um monte de pessoas que o tentavam filmar e tirar fotos com o telemóvel. *crazy japanese people* sim, em Tokyo há sítios onde é possível percepcionar a loucura dos tokyohitas, eles não tentam esconder a sua loucura, eles tentam sistematizá-la, formalizá-la e dar-lhe uma estética, de forma a integrar todo o restante sistema. Isto foi, pessoalmente, o lado mais estonteante do Japão, ter-me apercebido que aquilo que eu ainda assim tomava como estereótipo exagerado, na verdade era uma noção extremamente realista que eu tinha do Japão. Et voilá, viva ao delírio! É ele que move tanto fascínio em torno da realidade nipónica...

No sábado fomos ao Tokyo Game Show que decorria no fim de semana em que lá estávamos. O local era um bocado afastado e tínhamos de apanhar uma série de comboios, mas não faz mal porque no nosso hostel conhecemos uns franceses que por sua vez conheciam uns americanos que iam fazer o mesmo percurso que nós e que sabiam para onde se dirigir. Os dois franceses não só tinham ficado no mesmo apartamento do hostel que nós, como iam aos mesmos sítios que nós, como vinham do mesmo sítio que nós... porque quando nos disseram que estavam a estudar na China e nós fizemos 'mas nós também', mais especificamente em Tianjin e nós fizemos 'nós também' foi como uma experiência um pouco surreal... o.O Mas vá lá, não era da mesma universidade porque os rapazes são da universidade de engenharia electrónica de Tianjin. Bem, as probabilidades de irmos fazer amigos de Tianjin para o Japão eram reduzidas mas está provado que o mais improvável pode acontecer. Sobre o TGS aconselho a visitar a galeria de fotos http://s21.photobucket.com/albums/b273/saracoffen/Japao/ , não podia perder a oportunidade de visitar um evento destes em Tokyo.
Fomos bastante cedo por isso ao início da tarde já tínhamos tudo visitado e jogado - eu queria jogar só para receber os presentes de participação que eram sempre merchandise!

No resto da tarde aproveitámos para ir dar uma vista de olhos ao Palácio Imperial, que não podíamos visitar por dentro naquela altura do ano mas podíamos visitar por fora os jardins. Enquanto lá estávamos vimos um helicóptero a descer para dentro dos jardins e eu supus que o Imperador Akihito devia estar lá dentro porque o imperador reside de facto no palácio já que é obrigado. Lembrei-me das associações defensoras dos direitos humanos que defendem que o Imperador e a sua família são violentados na sua liberdade, uma vez que não podem optar por viver noutro sítio que não o palácio e são também reprimidos em termos de expressão - desde a ocupação americana e a reforma da constituição japonesa que o Imperador é de facto proibido de manifestar opiniões políticas. Se sofrem de violentação dos direitos humanos ou não é discutível mas que o argumento até faz um certo sentido, faz. :P

Tot: 0.072s; Tpl: 0.011s; cc: 13; qc: 50; dbt: 0.0396s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb