Haiti .. Trabalho Voluntário?

Published: July 7th 2012

Watson .. building a chairWatson .. building a chairWatson .. building a chair

One of the children here in the orphage
Resumo:Sim, trabalho Voluntário também; Je m'appelle Amy; Estou bem.

Algumas pessoas me perguntam o que eu estou fazendo no Haiti. Rs. Na verdade eu não comentei nos blogs que o meu período sabático também está relacionado com trabalho voluntário. Na verdade, está beeeem relacionado com trabalho social. Falei de viajar, fotografar, mergulhar, ... Achei que seria piegas de mais registrar isso logo de cara. Por isso resumi como uma viagem de auto conhecimento.

Então vamos falar resumidamente o motivo social de eu estar nesta viagem. Não posso dizer que eu era infeliz com a minha vida. Porém, existia dentro de mim um questionamento sobre o meu papel no mundo. “Profundo”, né? (para não dizer “blé”). Mas é a pura verdade. Achei que eu poderia fazer algo mais. Como eu já comentei (e alguns não concordaram. Rs) eu não acho que vou fazer A Diferença, mas sei que eu posso levar um certo brilho na vida de alguém. No caso, decidi que iria trabalhar com crianças carentes/órfãs. Não consigo descrever a alegria que sinto em estar ao lado delas. É “priceless” tirar uma foto como as que estou tentando anexar (e não consigo). Elas
Eina & CassandraEina & CassandraEina & Cassandra

As 99% of the children, they love photos!
são super interessadas em aprender algo novo, uma palavra em inglês, um desenho, um 'origami', mexer no meu cabelo que não é black (aliás, ele fica até oleoso de tanto que todo mundo mexe. Hehe). Vê-las interessadas em aprender algo faz eu sentir que o dia já valeu a pena. Na verdade, eu que estou aprendendo de mais com elas. Não digo pelo francês, mas em repensar ainda mais nos valores. Aqui agradeço de ter uma cama mesmo que em um quarto abafado e sem janelas. Tantas pessoas ainda desabrigadas, morando em barracas após o terremoto. Aqui eu rezo todos os dias antes das refeições para agradecer a comida que está na mesa. Nunca havia rezado. Aqui nenhum abraço é em vão. As vezes, falta até colo para acomodar tantas cabeças que querem chamego. A lista é grande do que estou vivendo, não consigo descrever tudo aqui.

Alias, não comentei também que foi por causa das crianças eu sou AMY. Angelina é muito comprido e mesmo no Brasil eu já tenho diversos apelidos. Assim, achei melhor eu dizer de cara que sou Amy – bem simples e internacional. É estranho escutar as pessoas me chamando assim, mas já estou me acostumando. O problema é que é fácil de mais! Todos me chamam o tempo todo. Rs.

Bom, em quase 2 semanas de viagem (1 semana no orfanato) posso dizer com certeza que a minha vida irá mudar muito. Mas isso serão páginas escritas em alguns anos.

Estou bem!

Eina loves to studyEina loves to study
Eina loves to study

She is all the time asking me words in English! So cute!!

18th November 2012

como participar
olá Angelina, sou brasileira também e estou há um mês procurando formas de ingressar em projetos de ajuda humanitária, mas não tem sido muito falta devido a minha falta de informações sobre isso. gostaria de te pedir ajudar para saber como ingressar em projetos desse tipo. não tenho condições de custear minha viagem, queria saber como funciona... grata!
19th November 2012

Trabalho Voluntário
Olá Luanda, o jeito como eu procuro trabalho voluntário é na cara e na coragem. Eu simplesmente vou para o destino que escolhi e pergunto para as pessoas. Agora, por exemplo, estou em Quênia e o que não falta é trabalho a ser feito. A maioria dos lugares oferecem acomodação, mas por exemplo comida fica complicado porque nem eles possuem. Com relação a passagem aérea, que eu saiba nenhuma ONG irá custodiar. Assim, isso seria por sua conta. Caso tenha interesse em trabalhar em Nairobi, posso te indicar diversas organizações. Aliás, o meu trabalho voluntário aqui é ajudá-los a conseguir mais voluntários. =) A situação aqui está brava. (vou fazer um post sobre isso) Caso tenha interesse: meu email é: throughthelensofamy@gmail.com Beijos de Nairobi, angelina
29th June 2014

como participar
olá meninas, me chamo Simone, moro em Mafra estado de Santa Catarina, e diante do amor que possuo e que só tem me feito sofrer, resolvi destinados aqueles que realmente necessitam dele e sei que fará toda diferença. Quero muito voluntariar mais não sei por onde começar, fiz algumas pesquisas relacionados ao voluntariado no Haiti, mais realmente gostaria de uma ajuda, pois é tudo totalmente novo e desconhecido para mim. No entanto de uma coisa estou convencida: todo o amor que dediquei durante 6 anos a uma pessoa pode ser revertido para amenizar o sofrimentos de outras tantas. Se puderem me ajudar agradeço imensamente pois não sei ao certo onde recorrer. Há, sou formada em serviço social, creio que possa ser útil. Desde já muito obrigada.
30th June 2014

Voluntariado no Haiti
Ola Simone! Depois de 20 meses viajando pelo mundo a fora e fazendo trabalho voluntario, posso dizer que o Haiti eh um dos mais "complicados". Eu nao fui com nenhuma organizacao especifica. Fui por conta propria, com a cara e com a coragem. Rs. Em 2012 quando fui para la, a situacao para os estrangeiros nao era muito boa, digo isso por questao de seguranca. Para se ter uma ideia, os expatriados eram proibidos de andar de transporte publico ou taxis que nao fossem contratados da empresa, tamanha era a violencia. Porem, digo que tem muito a ser feito por la. O povo eh muito carente! Eles precisam de ajuda. O meu conselho seria tentar ja arrumar uma ONG por aqui. Se voce ja eh acostumada com viagens para paises "pouco desenvolvidos", entao vc pode ir la e conversar com as pessoas, com certeza vc encontrara trabalho voluntario em 1 dia. ;) Caso tenha mais perguntas, so mandar para o meu email: traveling.with.angel@gmail.com que respondo com o maior prazer! Com Carinho, angelina

Tot: 0.4s; Tpl: 0.021s; cc: 10; qc: 57; dbt: 0.0685s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb