Guayas

Ecuador's flag
South America » Ecuador » West » Guayaquil
June 21st 2008
Published: June 20th 2008

9 horas de onibus, de Quito a Guayaquil. Sao as 2 maiores cidades do Equador, cada uma com cerca de 2 milhoes e meio de habitantes...tamanho mais ou menos de Salvador. Sao bem diferentes, pelo pouco que da pra comparar. A maior diferenca, de cara, è o clima. Muito quente, sempre quente, em Guayaquil. Aqui é a regiao da Costa - Equador è dividido em 4 regioes: Amazonia, Andes, Costa e Galapagos - . Ou seja, acaba virando um resumo da america latina. Guayaquil è uma cidade rica, tem clima de cidade de praia e me lembra bastante salvador... muita desigualdade. Lugares muito ricos, bem cuidados, seguros, proximos a favelas, pobreza e violencia. Poucos predios, como em Quito. Assim que cheguei, fui recebido pelo coordenador da IFLMS daqui, Rafael Mendoza, e pela menina que estou na casa, a Cinthia Pingel. Cidade grande, construcoes bonitas, bela rodoviaria (nao hà uma assim no brasil), bonito aeroporto, varias esculturas pela cidade, ate que chegamos em casa. Casa bem simples, com sala, cozinha e 3 quartos. Moram ela, a mae (Fanny) e o irmao (Xavier), e um cachorro, o Rocco. Casa bem pequena, fico no quarto que era da Cinthia. Todos muito simpaticos, me enrolo no portunhol e depois, cama. Comeca o dia a dia no Hospital Luis Vernaza, um hospital semi-publico. O Hospital é ernome, bem antigo, bonito. Conhecemos a medica que ficara conosco pelas proximas semanas, uma figura. Bem pequenininha, falante, engracada, quer aprender umas palavras em portugues e a dancar samba. É o que todos falam, praticamente. Hehehe. Centro cirurgico bem meia boca, comparado a Marilia. Aqui os internos poem a mao na massa na hora da cirurgia, ja que parece que nao tem residentes. Maquinas velhas, nao sao muito bons com biosseguranca....Mas pelo menos eles tem Raio X digital, o que è uma maravilha. E os precos sao razoaveis... uma prostatectomia custa, por exemplo, cerca de 200 dolares.

Sono...promixo comentario sobre parte turistica de Guayaquil...Malecon 2000, Las Peñas, a principio. (fotos, clicar sobre elas)

Tot: 0.069s; Tpl: 0.01s; cc: 10; qc: 48; dbt: 0.0367s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb