Cartagena de las Indias

South America » Colombia » Cartagena
August 29th 2005
Published: September 12th 2005

01. Bandeira da Colombia01. Bandeira da Colombia01. Bandeira da Colombia

Esta bandeira é gigante e encontra-se no topo do Castillo de San Filipe de Barajas

Cartagena de las Indias

Chegámos a Cartagena de las Indias por volta das 02h da manhã. O dia seguinte foi para formalidades de entrada na Colômbia e encontrar hotel.
Instalados no Marlin por cerca de € 3 por pessoa, fomos à descoberta de Cartagena.
A primeira impressão foi sem dúvida as mulheres colombianas. Simplesmente lindas. Fiquei bastante surpreendido, estava à espera...mas não tanto!
Cartagena é provavelmente a cidade colonial mais impressionante de toda a Colômbia. Fundada em 1533, rapidamente se tornou no porto priveligiado das caraíbas bem como o porto de saída do norte do continente. A situação estratégica tornou-a apetecivel por todos, principalmente piratas que a saquearam por várias vezes. Em resposta a estes ataques, os Espanhóis resolveram fortificar a cidade murando-a e construindo diversos fortes, de que é exemplo o Castillo de San Filipe de Barajas.
Mais tarde, Cartagena cresceu para fora das muralhas, vindo a tornar-se uma das principais cidades colombianas com cerca de 850.000 hab.
Um passeio pelo centro histórico revela a veia turística da cidade. Com o passar do tempo Cartagena tornou-se popular entre o povo colombiano que aqui vem para conhecer os encantos desta cidade colonial que em tempos foi a jóia da naçao.
Actualmente em óptimo estado de conservação chega mesmo a lembrar o sul de Espanha. Pelo colorido das fachadas, a decoração urbana, ruas estreitas, palácios, praças e igrejas poderíamos estar numa qualquer ilha mediterrânica.
A principal zona turística de Cartagena situa-se entre muros, mas nao se deve substimar de maneira nenhuma a urbe que a rodeia. Aí sim sentimos que estamos na Colômbia. Sem turistas o ambiente é outro. Uma visita ao mercado do Bazaruto ou uma volta por Gatsemaní sao reveladores de uma Cartagena que nao se vê dentro da parte murada da cidade.
Talvez por ser "temporada baja" não me cruzei com muitos turistas não colombianos, pelo menos não tantos quanto estava à espera. A maioria dos visitantes não colombianos são norte americanos e israelitas.

Depois de me perder durante dias seguidos na cidade, e de me deixar levar pela contangiante simpatia dos seus habitantes, resolvi investigar Playa Blanca em Isla Baru. Uma Ilha a 1 hr. de barco de Cartagena.
A viagem é feita num speedboat completamente apinhado. Cheguei tão molhado como se tivesse ido a nado. Mal desembarco sou literalmente assediado com locais que me querem vender desde caranguejos a massagens. Não quero nada. E com
03. Muralha de Cartagena03. Muralha de Cartagena03. Muralha de Cartagena

Foto tirada da Muralha. Ao fundo a zona moderna de Bocagrande.
um confiante "- Más tarde, más tarde amigo!" afasto os fornecedores de comida e serviços. Acabo no entanto por negociar, logo ali e por cerca de $2 US, a rede onde vou dormir durante as 3 noites que por lá ficarei. Playa Blanca é um destino de fim de semana para Cartagineses, felizmente chego num dia de semana e sou a única pessoa a dormir na praia. Não há muito que fazer para além de snorkling, entreter quem passa com perguntas e respostas e à noite ser devorado por mosquitos. Ao segundo dia resolvo ir até Santa Ana, um dos 3 pueblos da ilha. Perco o autocarro por 2 min. e cumpro a penitência de caminhar durante 1 hr. 1/2 até chegar à dita povoação. E como devem calcular a Colômbia nao é o país mais fresco do mundo.
Em Santa Ana sou imediatamente assaltado pela curiosidade das crianças que me seguem por toda a parte, por onde passo mais e mais se vão juntando, é divertido mas estranho. A certo momento tenho à minha volta 30 crianças e alguns adultos que se divertem perante o meu espanto. Fotos e mais fotos a todos e um "- Ahora me voy!" foi suficiente para que pudesse então explorar os encantos do pueblo.
Santa Ana não tem uma rua alcatroada. As casas são também lojas, cafés ou supermercados. As pessoas sentam-se à porta de casa à conversa, e quando passo cumprimentam-me entusiasticamente. Ando com um sorriso na cara e falo a toda a gente. Falo com todos. Pena que ao final do dia tive de regressar para a minha praia, para a minha rede....

De regresso a Cartagena preparo tudo para a próxima viagem. Taganga, a norte de Santa Marta, na costa caribenha da colombia, no limite da Sierra Nevada de Santa Marta. Em Taganga vou organizar uma visita a Ciudad Perdida.

09. Em Playa Blanca09. Em Playa Blanca

12. Santa Ana

Uma das principais artérias de Santa Ana

10th October 2005

wow
Hey Salvador! Wonderful photos... your really living... great to see... i got home yesterday and i need to escape already! Keep the photos coming... i cant wait to see more. Regards, Martin
20th November 2005

wicked
great photos salvador, i cant wait to see the next ones. you should make a book, i think it would sell many copies. these are some of the best pictures ive seen for ages. keep em comming. regards jx

Tot: 0.066s; Tpl: 0.011s; cc: 10; qc: 26; dbt: 0.03s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1mb