America do Sul e esquema de blogs sobre Argentina

Chile's flag
South America » Chile
February 11th 2012
Published: February 12th 2012

Ora viva!!!! Como estao todos? Espero que bem. Sei que ha muito que nao dou noticias mas este ultimo mes foi sem duvida intenso, muitas experiencias, muitos locais verdadeiramente excepcionais e a confirmacao de que a Argentina e um pais com uma natureza bem diversificada e sobretudo de uma beleza inquestionavel.

Para melhor organizar a leitura e perceberem como foi, deixo vos aqui em topicos o que visitamos e cada local sera alvo de um blog.

9 a 17 janeiro - bariloche onde se encontra um parque nacional

18 a 21 janeiro - el chalten (patagonia)

22 a 24 janeiro - calafate (patagonia)

25 a 27 janeiro - iguazu

28 janeiro a 3 fevereiro - buenos aires

4 a 6 fevereiro - capilla del monte

7 a 9 fevereiro - mendoza

No dia 9 fevereiro a noite apanhamos o autocarro de regresso ao chile, para valparaiso onde me encontro agora dia 12 fevereiro. Decidimos repetir esta cidade porque e especial e preferimos a estar 1 semana em santiago. Amanha vamos para santiago e dia 16 espera nos o voo para a nova zelandia, directo ate auckland onde por diferencias horarias chegaremos no dia 18 de madrugada...

Posso desde ja adiantar vos que em bariloche decidimos ficar 4 dias mais por razoes logisticas, o autocarro directo que vai pela mitica route 40 so partia de 4 em 4 dias e o que ia para calafate(a 3 horas de el chalten) havia diario mas tb nos confrotamos com dificuldades em marcar hostel, estava tudo cheio nesta altura (janeiro na argentina e chile e o equivalente ao nosso agosto) e aquela zona e um dos destinos de muitos jovens que aproveitam as suas ferias de verao para conhecerem o seu pais. Assim sendo, pq nao reservamos tudo com muita antecipacao nao tivemos grande opcao senao ficar mais 4 dias em bariloche embora nao me arrependa, terao de ler o blog para perceberem.

Nao nos critico por por exemplo nem sempre planearmos tudo 1 semana antes. Nunca foi essa a minha intencao e embora seja bem exigente nesse capitulo, tem de haver momentos mortos, momentos em que nao se esta a pensar qual o passo seguinte pq durante 8 meses ha sempre passos seguintes e e extenuante se estivermos sempre com a mente nesse estado. Portanto e normal alguma "ineficiencia", nao e o mesmo que marcar uma viagem de 2 semanas. Sim, tudo planeado aproveita se mais o tempo, gere-se melhor o tempo mas isso e possivel para um curto espaco de tempo caso contrario o que se ganha perde se em flexibilidade.

Deste nosso itinerario somente teria ficado mais tempo em El Chalten e em Capilla del Monte. Pq nao ficamos? Vejamos:

Em El Chalten estavamos pressionados pelo aviao que iamos apanhar de calafate ate iguazu...e que tivemos de marcar 3 semanas antes, todos sabemos como funcionam os avioes e como os precos aumentam proximo da partida.

Em Capilla del Monte, e preciso explicar que nem sequer tinhamos pensado ir...inicialmente decidimos cordoba mas na viagem nocturna quando estavamos a chegar a cordoba decidimos em cima da hora ir para capilla del monte, que por sorte era o ultimo destino do autocarro, foi uma decisao muito acertada. A razao pela qual nao pudemos extender a estadia ai foi que em Buenos Aires quando compramos o bilhete para cordoba compramos tb o bilhete de Cordoba para Mendoza ja que o previsto era Buenos Aires - Cordoba - Mendoza. Ainda tentei mas ja nao dava para mudar desde capilla! So indo a cordoba, que fica a 3h30 de capilla, mudar a data e voltar a capilla para depois ter de ir novamente a cordoba para viajar ate Mendoza...

A viagem e assim, nao ha uma gestao perfeita de tudo e haverao sempre locais dos quais teremos de abdicar. Nos abdicamos de torres de la paine, no chile, dos locais mais bonitos pq devido a um enorme fogo, decidiram encerrar o parque durante o mes de janeiro. Mais tarde, soubemos que o haviam reaberto mas ja era tarde para alterar o nosso plano. Outro local de que prescindimos foi Ushuaia, terra do fogo. Tem a parte mistica de ser o local do continente mais a sul e dai saem os cruzeiros para a Antarctica mas o desvio era grande e para ir havia que abdicar de iguazu e ambos achamos que o trade off compensava e nao nos equivocamos, as cataratas sao algo que nao consigo descrever, verao fotos depois no blog correspondente., Por outro lado, como tenciono um dia mais tarde fazer um desses cruzeiros, terei oportunidade de conhecer a cidade.

No sentido contrario a Capilla e El Chalten, teriamos reduzido o nosso tempo em Buenos Aires...foi um choque para nos regressar a uma cidade tao movimentada e nao nos deslumbrou. Alias comeco a questionar me sobre o conceito cidade mas isso daria para um topico a parte, se conseguir assim farei. Alias foi devido a experiencia de Buenos Aires que ao chegar a Cordoba oriundos da capital da Argentina decidimos nao ir para outra cidade mas sim ficarmos mais proximos da natureza.

Com efeito, a nivel de cidades a america latina nao me transmitiu nada. E compreensivel embora so tenhamos chegado a essa conclusao ja em buenos aires.

E um continente sem historia escrita ate a colonizacao no seculo xvi e depois da colonizacao e respectiva independencia e que as cidades evoluiram nao tendo mais que 200 anos...em comparacao com a Europa, cujas cidades tem anos de evolucao, historia, edificios que marcam epocas distintas, monumentos, arte, etc. Essa e a minha teoria... E a minha explicacao para o qual pouco me deslumbraram as cidades...talvez os americanos lhes achem graca mas a historia deles tb e recente. Quanto a natureza, a vida dos indigenas, essa e outra historia, infelizmente um pouco perdida ja que fizeram questao de aniquilar os povos que ca estavam...e ir destruindo a natureza riquissima deste continente. Na zona de cordoba so restam 5%, na zona de iguazu 3% e nao da sequer para imaginar a extensao de territorio que tinham. Pq estes 5% e 3% sao parcelas significativas mas realmente se a destruicao do planeta esta nos nossos planos estamos a fazer um excelente trabalho!

Sem querer falar muito de politica, depois do que li e me explicaram concluo que os EUA foram bem inteligentes com diversas manobras que favoreceram a sua economia nos anos 70/80 e ate 90 bem como as suas multi nacionais. Nao me vou alongar mais mas como se diz ha aqui "pano para mangas".

Tentarei nos proximos dias actualizar o blog de cada local na Argentina e o ultimo local no Chile que e Santiago.

Em jeito de conclusao digo a quem quiser conhecer a America Latina que do meu ponto de vista, 3 dias nas grandes cidades e mais que suficiente.

Ate ja a todos.

Tot: 0.07s; Tpl: 0.011s; cc: 10; qc: 46; dbt: 0.0379s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb