El Chalten - 18 a 22 Janeiro 2012

Argentina's flag
South America » Argentina » Santa Cruz » El Chaltén
February 19th 2012
Published: March 17th 2012

Encontro me na motorvan, sao 21.22 da noite mais 13 horas que em portugal no meio do nada com um lago a frente. Isto simboliza muito da nova zelandia. Mas antes deste maravilhoso pais ha ainda mto para contar da minha estadia na america latina nomeadamente na argentina e na nossa ultima cidade, santiago do chile. Hj e dia de el chalten, a patagonia argentina. Na verdade nao creio que haja mto a dizer, as fotos falam por si e mesmo essas nao serao suficientes. Chegamos na quarta feira a noite depois da nossa ultima e mais longa viagem de autocarro... 27h desde bariloche. Chegamos cmg ainda um pouco mal da barriga e por isso na quinta feira foi dia de simplesmente estar, sentir e preparar os outros dias. el chalten e uma vila pequena mas com quase tudo o que e necessario e preparada para quem vai fazer montanhismo, trekking, etc. O fitz roy e el torre sao mto famosos entre os alpinistas. Embora a sua altitude nao impressione por serem bastante verticais e com uma pedra particular tornam se bastante dificeis de escalar. Mtos morrem a tentar e muitos ficam la pois ninguem se atreve a ir busca los... O risco e demasiado grande. Nos verificamos que haviam varias caminhadas possiveis e duas davam acesso a cada um destes picos e eram tb as maiores. Assim preparamos tudo quinta, cmg a sentir me ligeiramente melhor, para sexta e sabado caminharmos.. Assim foi, na sexta fomos ao fitz roy numa caminhada q durou varias horas, que no fim teve uma subida consideravel e de dificuldade media/alta q durou cerca de hora e meia. A descer demorei omesmo tempo...havia que ter muito cuidado. Finalmente, chegamos a uma lagoa onde dai se podia avistar o fitz roy,algo q nao consigo descrever. Numas rochas junto a lagoa sentamo nos e almocamos. Depois de apreciar este panorama voltamos e todo este percurso durou 8 horas num total de 25kms. Chegados a el chalten, ainda tive mais 1.5km ate ao centro para comprar os bilhetes de autocarro para calafate, o proximo destino e respectivo bilhete para visitar o glaciar. A saida era domingo pq terca feira tinhamos o aviao ate iguazu que haviamos comprado dias antes. Esta sexta feira tera sido o dia em que mais caminhei... Foram
cerca de 30kms e um longo trekking com paisagens lindissimas q podem ver nas fotos.

O dia seguinte, sabado deu seguimento ao dia anterior com a visita ao cerro torre. Foram 22 kms mas bastante mais planos e mais acessiveis mas de igual beleza. Tambem aqui tivemos oportunidade de ver o cerro junto a um lago. Nao sei qual sera melhor. O cerro fitz roy talvez mais imponente. Estes foram dois dos melhores dias de toda a nossa viagem. A vantagem de el chalten e que organizamos nos tudo e vamos qndo queremos, paramos onde nos apetece e tem uma natureza fantastica, todos os ingredientes que nos agradam. E libertador e permite que cada um faca a gestao do seu tempo. Alias nao se paga nada por ali estar o que faz tb com que nao seja dispendioso.

Em parte lamento o de nao podermos ficar mais uns dias como ja referi, mais dois ou tres tinha sido o ideal mas os que tivemos aproveitamos em pleno e isso e que e importante. Mas a experiencia nao ficou por aqui. Depois de uma sexta e sabado em cheios, no domingo iamos embora mas faltava algo. Tinham nos dito que ocasionalmente qndo fazia bom tempo, ao nascer do sol, era possivel ver estas 2 montanhas numa cor alaranjada como se viam nos postais. O tempo que apanhamos foi excelente e entao decidimos tentar tb. As 3 e meia da manha de domingo acordamos e noite dentro dirigimo nos para o local que tinha a melhor vista. Nao foi facil porque no escuro as indicacoes nao eram excelentes e ainda pensamos que nao iamos encontrar o caminho mas ja no fim la conseguimos. Chegamos perto das 5 da manha mas na verdade o sol so se pos as 6.20 e ali ficamos com imenso frio a espera daquele tal momento. E num domingo de madrugada vimos o nascer do sol na patagonia e vimos tb as 2 principais montanhas com 3 cores distintas. O laranja inicial dos primeiros raios, o amarelo do sol e depois o cinzento normal quando ja n recebe a luz solar. Isto tudo em 45 minutos. Foi uma experiencia linda e recordarei para sempre estes 3 dias em el chalten onde ficamos alojado num hostel em quarto partilhado, onde nao havia chave e portanto ficava aberto o dia todo...

Como devem calcular regressamos ao hostel mas o check out era as 10h da manha e ja nao deu para dormir... Passamos o resto do dia a tratar de logistica e as 6 da tarde seguimos entao no autocarro para calafate... Dormimos a viagem toda, inclusivamente o autocarro parou, todos sairam para tirar fotos a algo q n faco ideia do q era mas nos estavamos tao cansados que nem nos mexemos... 3 horas de recuperacao. As 21h estavamos em calafate e porque foi bem organizado, ja tinhamos bilhete para ir ao glaciar no dia seguinte e que sera o proximo post.

Ahhhh faltou dizer me que nesta zona qndo la estivemos os dias eram enormes... A claridade surgia por volta das 6 e comecava a escurecer ja depois das 22.00 da noite. Adoramos isso.

Tot: 0.146s; Tpl: 0.014s; cc: 13; qc: 49; dbt: 0.0644s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb