Capilla del Monte - 4,5 e 6 Fevereiro

Argentina's flag
South America » Argentina » Córdoba
February 20th 2012
Published: April 7th 2012

Sigamos entao para o destino seguinte, zona de cordoba. Posteriormente sera mendoza e finalmente santiago.

Saimos de buenos aires na sexta a noite com destino a cordoba onde chegariamos no sabado de manha cedo. A viagem correu bem sem sobressaltos, mas deixem me dizer vos que os autocarros peru eram bastante bons e os do chile tb. Olhando para tras acho q na argentina sem haver razao de queixa, faltava lhes qq coisa. Bom, estavamos nos a chegar a cordoba, e demos nova olhada ao guia e pensamos, ja tivemos a experiencia de buenos aires e cidade e agora vamos para outra? Foi entao que percebemos que o nosso autocarro ia para capilla del monte e ja tinhamos ouvido o nome mas depois entendemos que era um destino e quando chegamos a cordoba decidimos ficar e ir ate capilla. Pagamos o extra e la fomos nos. Como chegavamos por volta das 7 manha, nao estavamos preocupados com a questao do hotel. Tinhamos umas referencias no guia e fomos ver um onde nos instalamos. Capilla del monte fica a 2 horas de cordoba que esta mais ou menos no centro da argentina. Rapidamente fiquei maravilhado com o sitio. Uma pequena vila mas com restaurantes, supermercado e ate cinema tinha, mas um local pequeno no meio da natureza e que mais tarde viemos a descobrir, muito espiritual.

Encantou me pela simplicidade do sitio e pela facilidade de vivencia. Reparem, andando sempre de um lado para o outro, temos de esar sempre a pensar onde vamos comer, se temos agua, como nos deslocamos para os sitios, quanto tempo demora, se ja e tarde, havera transporte, e seguro, etc. Ali tudo se fazia a pe, era tranquilo, simples e encantou me estar ali. Ha medida que nos fomos informando, descobrimos que o local e conhecido pela energia que emana daquela zona e portanto muitos retiros espirituais acontecem nas redondezas, pessoas de todo o mundo vao para meditar, praticar yoga, espiritualidade, etc. Curiosamente e tambem um local onde acontecem fenomenos que nao tem grande explicacao cientifica, dai que seja uma das zonas onde mais ovnis se avistam. Se tiverem curiosidade vejam na net, e interessante ouvir as diversas teorias. Bom, quanto a nossa experiencia, posso dizer vos que nao vimos nenhum mas so la estivemos 2 noites, mas que tem qualquer coisa tem, inexplicavel. Infelizmente ja tinhamos comprado o bilhete para mendoza e ainda tentei mudar para desfrutarmos ainda mais daquele lugar mas ja era complicado, havia que ir a uma agencia da empresa, a andesmar, e so havia em cordoba. Ja falei sobre isso anteriormente, a falta de flexibilidade condicionou nos essa estadia, mas sobretudo o importante e aproveitar bem o tempo e as 48 horas que la estivemos foram bem gozadas. No sabado de manha quando chegamos, estavamos cansados depois da noite no autocarro, aproveitamos para falar com a familia e ja saimos tarde. Fomos almocar a um restaurante new age, meio yoga meio budista mas com optima comida. Decidimos entao fazer um trekking no dia seguinte por um local tambem ele bastante especial. Aqui havia o famoso cerro uritorco, 1980 metros,subida de varias horas e onde os ovnis, em teoria, se poderiam avistar. Melhor ainda era ao nascer do sol, saindo da vila as 2 da manha. A mim atraiu me esta ideia mas ao mesmo tempo ia trocar nos o sono e concluimos que se calhar nao era o melhor. Fomos entao ver Los terrones, que vos peco para rapidamente porem no google e leiam um pouco, o silencio da natureza interrompido pelo ruido dos passaros, formacoes rochosas que dao lugar a imaginacao, onde umas parecem elefantes, outras tartarugas. Um caminho que serpenteia estas rochas, uma caminhada de media dificuldade espectacular onde vos anexo algumas fotos. A tarde, para relaxar fomos para uma especia de termas/fontes naturais que eles mencionavam mas foram uma desilusao. Eram pequenas, cheias de gente, a agua fria, mas valeu a experiencia. Fomos num domingo e grande partes dos locais e onde passa o dia com a familia. O resto do tempo aproveitamos para descansar e como iamos embora no dia seguinte havia que decidir o que fariamos de manha e decidimo nos por um passeio a cavalo, o segundo da nossa viagem e nao nos arrependemos. Foram 5 horas excelentes, um dia optimo, paisagem linda, muito verde, montanha e depois uma zona mais fechada, mais floresta. A nossa guia era nova e dentro de uns meses ia mesmo viver para o campo, sozinha e uma vez por semana ia cidade para mantimentos. Uma autentica cow girl do seculo xxi. Para quem viu o filme, era bastante parecida com a renee zellwegger no filme cold mountain. Capilla del monte fica nas montanhas e portanto tudo a volta e natureza. O passeio a cavalo permitiu juntar o prazer de cavalgar a conhecer uma zona mais alargada num menor espaco de tempo. Alias andar a cavalo e algo que espero poder continuar.

Bom, para entenderem a logistica, chegamos as 2 da tarde do passeio mas como fomos na segunda feira, dia em que saimos do hostel, tivemos que fazer o check out antes de irmos para o passeio, deixamos as malas com eles mas com roupa atempadamente posta a jeito para que quando voltassemos, pudessemos tomar banho, nas wcs partilhadas do hostel. Ja estavamos apertados de tempo porque ainda tinhamos 2,5 horas de autocarro ate cordoba onde nos esperava outro autocarro para mendoza que saia as 9 da noite. Entre chegar ao hostel, tomar banho, arrumar tudo ja eram quase 3 da tarde. Rapidamente pegamos nas coisas mas aquela hora ja estavamos esfomeados, compramos umas empanadas e snacks porque entretanto o autocarro saia as 3.15 e depois so havia as 4.30. O tempo tinha mudado e vinha ai muita chuva... Depois havia ainda que jantar antes do outro autocarro que nao tinha servico nenhum e saber de onde partia portanto nao tinhamos assim tanto tempo... Isto e so para terem uma ideia da complexidade que as vezes existe quando se tenta coordenar o tempo para se fazer um determinado numero de actividades e nem sempre e facil conciliar tudo isto. Bom, correu tudo bem, a estadia em capilla del monte soube talvez a pouco mas o pouco foi optimo. Chegamos a cordoba bem e o autocarro para mendoza ate saiu atrasado. Aproximava se o fim, Mendoza seria a ultima cidade na argentina! Chegamos terca de manha ja com hostel reservado para 2 noites marcado ainda em capilla del monte quando chegamos no sabado de manha. Tambem a precido tempo para ir coordenando o que vem a seguir.

Fyi, aqui sao 12.20 do dia 7 Abril e escrevo vos de bangkok, tailandia depois de uma bela corrida no maior parque da cidade com 35 graus e muita humidade... 😊

Obrigado a todos

Nuno

Tot: 0.089s; Tpl: 0.016s; cc: 14; qc: 25; dbt: 0.0433s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb