Quando a Ásia encontra a Europa


Advertisement
Turkey's flag
Middle East » Turkey » Marmara » Istanbul
April 28th 2010
Published: April 29th 2010
Edit Blog Post

Não foi preciso nem cinco minutos dentro do metrô para fazermos nossa primeira amizade na Turquia. E olha que sequer relatamos nossa recente conversão ao Islã para cair nas graças do simpático muçulmano. A ele juntou-se outro camarada que fez questão de nos informar um pouco sobre seu país, sobre o Fenerbahçe e, mais importante no momento, a estação certa a descer. Sim, os estereótipos todos são corretos: os turcos são gente boa, falam mais que a Voz do Brasil e, após saberem de onde somos, abrem um sorriso de orelha a orelha. Como o inglês é pra lá de meia-boca, citam todos os jogadores brasileiros que eles lembram. E dá-lhe Alex, Roberto Carlos e Jesus Christian nas conversas. Falaremos mais dos turcos. Esse aqui é para Istambul.

Istambul é, certamente, das mais interessantes cidades do mundo. São tantas atrações, tanta história que, mesmo ficando cinco dias na cidade, conhecemos uns 30% - isso falando apenas das atrações turísticas. E não é de coisa pequena que falemos, mas de construções que remetem ao império bizantino, da antiga Constantinopla, dos otomanos. A expressão "antes de Cristo” deve ter sido cunhada em Istambul. A área onde ficam os turistas, e basicamente a
Hagia SofiaHagia SofiaHagia Sofia

igreja que virou mesquita que virou museu
maioria das atrações, conhecida como Sultanamet, sozinha merece uma semana, e a chance de você não conhecer tudo é grande.

Impecável, com suas ruas estreitas de paralelepípedo e casinhas de madeira de sabe lá que ano, Sultanamet é uma atração a parte. Subir e descer as ruelas e ver o dia-a-dia dos turcos já vale qualquer viagem. Tem o tiozinho vendendo tapete, o outro com sua barraca de suco de romã, a velhinha de lenço na cabeça estendendo roupa em um varal que vai de um lado a outro da rua, a lojinha vendendo um pão típico melhor que o outro. E, dominando o horizonte, os minaretes do sem-número de mesquitas que, cinco vezes por dia, acionam seus mega-fones em cantos para chamar os Muhammeds da vida para a oração. Com um pôr-do-sol apropriado, a cena é de arrepiar.

As duas jóias-da-coroa da cidade, talvez, sejam a Mesquita Azul, construída lá por 1500 e de visual alucinante, e Hagia Sofia, uma igreja bizantina transformada em mesquita pelos otomanos e depois em museu por Ataturk, o pai da Turquia moderna. Essa última tem uma construção um pouco esquizofrênica, mas que compensa com um interior alucinante. Somam-se a elas atrações como o Topkaki Palace, usado por uma legião de sultões por mais de 600 anos, e a Basílica Cisterna. Essa última seria como qualquer reservatório subterrâneo urbano de água, mas aqui foi construída com pilares que remetem a uma basílica. Você anda sob passarelas rodeadas por água, a 40 metros de profundidade, com a sensação de estar caminhando em uma igreja.

O curioso é pensar que essas construções milenares continuam intactas e espalhadas no meio de uma cidade de 16 milhões de pessoas. Dividida entre Europa e Ásia pelo Estreito de Bósforo, e entre norte e sul pelo Golden Horn, Istambul é uma megalópole em constante movimento. Tudo é abarrotado de gente: do metrô que anda em trilhos no meio das ruas, como o nosso trólebus, ao mais antigo mercado do mundo, tido como pai dos shopping centers, o Grande Bazar. E o que mais se vê são os turcos comendo, comprando ou vendendo. Sociedade machista, os grupos de homens estão em toda parte (são eles que trabalham em basicamente todos os lugares). As mulheres, a maioria sem véu, apenas passeiam. E todos são tão bons de venda que não raro nos víamos com um produto na mão antes mesmo de ter decidido pegar a carteira do bolso. Claro, pagando mais e recebendo troco a menos.


Additional photos below
Photos: 63, Displayed: 24


Advertisement

Golden HornGolden Horn
Golden Horn

Topkapi Palace
muculmanasmuculmanas
muculmanas

no Topkapi Palace
estudoestudo
estudo

Chora Church
Golden HornGolden Horn
Golden Horn

visto do Topkapi Palace
TopkapiTopkapi
Topkapi

palacio por fora
Kariye MuzesiKariye Muzesi
Kariye Muzesi

igreja-mesquita-museu
trem trem
trem

no meio da cidade
PensadorPensador
Pensador

Hagia Sofia por dentro
rua tipicarua tipica
rua tipica

varal na janela, muralha...
KebabKebab
Kebab

churrasquinho grego eh a comida + popular
MuralhasMuralhas
Muralhas

mais de mil anos


Tot: 0.047s; Tpl: 0.012s; cc: 12; qc: 25; dbt: 0.0243s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb