Terra do Euskara

Europe » Spain » Basque Country » Bilbao
May 15th 2012
Published: July 23rd 2012

Athletic!Athletic!Athletic!

Casco Viejo com as cores do Athletic Club Bilbao, espalhadas por toda a cidade em faixas e mensagens de apoio ao time - que acabou perdendo a final do campeonato para o Barcelona.
Já pensando em mergulhar de cabeça nessa nova fase de vida, nossa ideia foi começar a jornada pelo Caminho de Santiago de Compostela, uma experiência que buscávamos há tempos - da qual falaremos mais em um próximo post - e que se inicia, tradicionalmente, na froteira entre Espanha e França.

Assim sendo, resolvemos aproveitar a oportunidade para já conhecer algumas das principais cidades do País Basco espanhol, região localizada a norte do país e muito conhecida pelos seus movimentos autonomistas e indepedentistas.

Os Bascos tem, de fato, um senso de identidade cultural muito forte, o que fica evidenciado pela valorização do idioma local, o Euskara, e pela falta de identidade que costumam sentir com o resto do país. A região histórico-cultural basca contempla as comunidades autônomas do País Basco e de Navarra, na Espanha, e o Iparralde, na França, e tem sua liberdade reinvindicada por muitos, como o grupo ETA, que já realizou inumeros ataques terroristas em prol de sua causa no passado, mas que atualmente diz buscar sua causa por vias democráticas.

Bilbao

Bilbao é a maior cidade do país Basco, com cerca de 350 mil habitantes. A cidade se desenvolveu muito a partir da força
Casco ViejoCasco ViejoCasco Viejo

Charmoso e revitalizado, é um bom lugar para começar o seu passeio e ouvir o idioma basco pelas ruas.
de sua indústria metalúrgica mas, desde de meados dos anos 90, vem passando por um processo de revitalização estética, social e econômica, que mudou sua cara. O principal símbolo desta mudança é o belo museu Guggenheim às margens do rio Ibaizabal. Também é evidente o fato de que a cidade dispõe de ótima estrutura, sobretudo no que tange ao transporte público, com uma completa e moderna linha de metrôs, trams e ônibus interligados que te levam a qualquer parte, sem dor de cabeça.

Chegamos para ficar apenas dois dias e três noites na cidade, o que foi suficiente para ter uma bela noção da cidade, mas sem grandes aprofundamentos. Já no espírito de economia que devemos ter para viabilizar nossa viagem, chegamos por um vôo da Ryan Air vindo de Barcelona (que custou apenas 23 euros para nós dois) e ficamos hospedados no Hostal Mardones, simples, mas bem localizado.

Realmente, percebe-se que a cidade está muito bem cuidada, sobretudo nos seus principais pontos turísticos. O centro histórico, conhecido como Casco Viejo, é bem arrumadinho e está todo revitalizado. Vale a pena se perder por suas ruazinhas e provar alguns "pintxos" (calma! já explicaremos o que é isso!!) pelo
Rio IbaizabalRio IbaizabalRio Ibaizabal

O agradável passeio pelas suas margens tem boas atrações, como o Museu Guggen
caminho. Como chegamos às vésperas de uma final de campeonato que seria disputada pelo Athletic Club (um dos mais tradicionais clubes de futebol da Espanha, que é um verdadeiro símbolo basco, já que só podem jogar atletas nascidos ou desenvolvidos no país basco), grande parte das ruas e prédios estavam coloridas por faixas vermelhas e brancas.

Também recomendamos o passeio às margens do Ibaizabal, que nos leva ao vanguardista Museu Guggenheim. Não chegamos a entrar para conhecer o acervo, mas o prédio é realmente impressionante, parecendo um navio de titânio ancorado no agradável rio que corta a cidade.

Por outro lado, fizemos um passeio que não achamos que valeu muito a pena. Fomos para Portugalete, uma pequena cidade nos arredores de Bilbao, para ver a ponte Vizcaia, considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO em 2006. Essa ponte foi obra de um discípulo de Gustave Eiffel (sim, o da torre Eiffel em Paris!), inaugurada em 1893 como a primeira ponte pênsil do mundo. Para engenheiros pode ser interessante, mas para nós pareceu apenas uma "balsa suspensa", pendurada em uma ponte e que se desloca de um lado para o outro para levar pedestres e carros de um lado para
Pintxos Pintxos Pintxos

Deliciosas combinações gastronômicas em cima de um pedaço de pão.
o outro do rio.

O povo Basco é muito orgulhoso de sua culinária, por muitos considerada como uma das melhores do mundo. A melhor forma de provar a sofisticada gastronomia basca sem desenbolsar muito é entrar em um bar, ir direto ao balcão e apontar os pintxos. Por todos os lados é possível encontrar essas deliciosas combinações de molhos, queijos, carnes, peixes, frutos do mar ou vegetais, equilibradas por um palitinho em cima de um pedaço de pão. São pedacinhos da cozinha basca, que devem ser devorados em duas mordidas, sempre acompanhado de um bom (e barato!) vinho ou, se você quiser fazer como os famosos chefes bascos, de um copo de Sidra, outra tradição local, que é sempre servida com uma boa distância entre copo e garrafa para maior oxigenação. Outra vantagem dos pintxos, é que te permitem uma verdadeira sessão de degustação gastronômica pelos mais diversos bares da cidade em apenas em noite. Provamos bons pintxos, os melhores foram no Bar Gaztandegi, um café localizado na parte nova na cidade, em uma rua cheia de barzinhos que ficam lotados durante o happy hour.

E é falando da gastronomia basca que nos despedimos de Bilbao rumo a San Sebastián, cidade basca que é a mais estrelada da Espanha pelo Guia Michelin.

Até lá!

Vestido de NoivaVestido de Noiva
Vestido de Noiva

Isso que é fanatismo pelo time. Orgulho basco! Imagine se a moda pega no Brasil.
Puente Colgante de PortugaletePuente Colgante de Portugalete
Puente Colgante de Portugalete

Para nós, dispensável...

24th July 2012

Parabens!!!
Ola Brothers, Achei o Blog muito bom: bem escrito, com bom conteudo, belas fotos e personagens carismaticos... Com certeza vou acompanha-lo de perto (daqui de longe)! Beijos & Abracos Pedro
20th August 2012

minha segunda casa!!!
oi Fá e Fê!!! gostei de ler o post sobre meu segundo lugar no mundo (por enquanto... rs!), acho que dei boas dicas, especialmente sobre o bar dos melhores pintxos, o que só poderia ser uma boa dica pois foi o marido chef de uma amiga que me levou lá!!! A ponte Vizcaya só foi muito especial para mim pq fui com meu irmão que vive em Paris lá (e por isso achei que era uma conexão entre nós... kkk!), mas é só uma balsa diferente mesmo rsrsrs... Ai, ai deu até para matar as saudades!!! Ah, não quero ser incoveniente, é euskera... rs!
3rd September 2012

Bilbao
Oi Cá, tudo bem? Suas dicas foram preciosas! Nos guiaram perfeitamente pela sua segunda casa! Quanto a ser Euskera ou Euskara, nós ficamos na dúvida para escrever e fomos pesquisar.. Ao que tudo indica, ambos estão certos, mas aparentemente o Euskera é a maneira de se referir à língua em castelhano ou inglês e Euskara é como se escreve em basco mesmo.. Tem até uma discussão na net:http://www.travelblog.org/fred.php?id=731144 Bjo e obrigadão pelas dicas!

Tot: 0.064s; Tpl: 0.011s; cc: 12; qc: 29; dbt: 0.0241s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 2; ; mem: 1.1mb