Viagem a Paris - 3º dia

Europe » France » Île-de-France » Paris
May 20th 2007
Published: May 20th 2007

Museu do LouvreMuseu do LouvreMuseu do Louvre

Com uma pirâmide envidraçada à entrada, que combina muito bem com a arquitectura do Louvre do século XII. Arte à lá francesa... :)
Levantámo-nos cedíssimo, quase de madrugada (por volta das 9), fomos tomar o pequeno almoço e arranjámo-nos rápido. Ainda liguei ao Mário para ver se ele também se queria juntar a nós, mas ainda estava a "bezerrar" e disse que depois ia ter connosco ao Louvre.

Assim, eu e a Olga encaminhámo-nos para lá, na esperança de conseguirmos comprar depressa o bilhete e podermos ainda visitar bastante do museu durante a manhã. Fomos de metro para nos despacharmos e comprámos o bilhete numa das papelarias que ficava em caminho (bastante mais rápido do que se fosse nas bilheteiras do Louvre que estavam com filas enormes).

Adquirimos também o serviço de áudio, que por 5€ nos dava uma explicação breve sobre algumas das obras de arte expostas no museu, e seguimos por entre aqueles corredores, salas e tectos fantásticos, trabalhados e pintados a ouro, com frescos e bordados de verdadeira beleza. Para além do próprio espaço, a arte exposta está verdadeiramente organizada, com indicações aqui e ali das obras de maior destaque: Mona Lisa, Vénus do Milo, etc...

Decidimos então durante a manhã aproveitar para passearmos em direcção a essas duas obras, observando as salas que fossemos atravessando. Acabámos
Inside LouvreInside LouvreInside Louvre

Foto de uma das numerosas salas com tectos trabalhados a ouro e com frescos de elevada qualidade.
por nos "perder" (no bom sentido) no meio do museu, por entre obras de escultura e pintura da mais variada beleza. Passámos pela Vénus do Milo, onde vários orientais se acotovelavam para apanhar o melhor ângulo da maneta despida.

Depois de passarmos na sumptuosa sala onde estão expostas as Jóias da Coroa, percorremos o corredor onde habitam as várias pinturas do Da Vinci e outros artistas italianos. Numa das salas contíguas a esse corredor, fica a famosa sala da Mona Lisa, que está mais guardada que a embaixada Americana em Paris. Ali não é possível fotografar, nem filmar, nem pestanejar... nem sequer chegar muito perto da Mona Lisa, dado que podemos espirrar e sujar a pintura, o que seria difí­cil com o vidro à prova de bala que a protege. Na mesma sala podemos ainda observar o maior quadro do mundo, que para além de ser bastante grande é também de um detalhe e pintura excepcionais.

Foi nessa altura que nos encontrámos com o Mário e com a Joana, que tinham acabado de chegar ao museu e foram ali ter connosco. Ainda ficámos a ver mais uns quadros de pintores italianos e a fome começou a apertar. Sendo assim,
AlmoçoAlmoçoAlmoço

A almoçar num típico restaurante francês: típico na comida, no ambiente... e também no preço.
decidimos sair um bocado para ir visitar Notre-Dame e almoçar por lá.

Saí­mos do Louvre e apanhámos um autocarro para a zona de Notre-Dame, onde ainda vimos umas lojas de souvenirs, mas que não tinham nada de jeito. Entrámos num restaurante que nos pareceu catita e ficámos lá um bocado a comer e a beber à francesa! O almoço durou cerca de pouco mais de uma hora e em seguida, dirigimo-nos a Notre Dame. Nessa altura, chovia um pouco e não ficámos por ali muito tempo. Apenas tirámos umas fotos e filmámos um bocado, sendo presenteados com um mini-concerto da autoria do artista Mário Machado, que ia cantarolando enquanto andava... dormir muito e bem dá saúde e alegria. 😉

Depois da caminhada para fazer a digestão, apanhámos um autocarro de volta para o Louvre. O Mário e a Joana ainda foram à procura de umas serigrafias que se costumam vender numas barraquinhas ali ao pé de Notre-Dame e iriam ter connosco ao Louvre.

Durante a tarde, visitámos ainda mais algumas obras de arte, incluindo a Sala de Rubens, onde enormes quadros cobrem as quatro paredes da sala rectangular e comprida. Não deu para ver muito mais do museu, porque
Torre EiffelTorre EiffelTorre Eiffel

No cimo da torre Eiffel, onde pudemos tirar umas belas fotos com o rio Sena a espreitar lá em baixo.
pouco antes das 18h já nos estavam a avisar de que o museu iria fechar. Mas valeu a pena o tempo que lá estivemos.

Encontrámo-nos com o Mário e com a Joana e fizemos o caminho de regresso ao hotel. Eu e a Olga decidimos seguir directos à Torre Eiffel, para ver se conseguíamos subir desta vez. Estávamos mesmo dispostos a esperar o tempo que fosse necessário para o fazer. Quanto ao Mário e à Joana, não estavam muito pelos ajustes, pois o dia tinha sido bastante cansativo... 😊

Assim que chegámos à Torre Eiffel pensámos que estaria fechada, já que não havia ninguém na fila. Parecia impossível que com a quantidade de pessoas que havia na sexta-feira para subir, agora os elevadores estivessem desertos. E a verdade é que foi pagar e subir.. nada mais fácil. Ainda liguei ao Mário para que ele viesse visitar a Torre, mas ele estava mais interessado em vê-la da janela do quarto.

Lá em cima, maravilhámo-nos com a paisagem de Paris, embora com um pouco de nevoeiro, o que prejudicou algumas boas fotos que poderíamos tirar. Mas valeu bem a pena, já que se tem uma perspectiva completamente diferente da
Champs du MarsChamps du MarsChamps du Mars

Vistos de cima, estes jardins geometricamente organizados, dão uma excelente foto.
cidade, podendo apreciá-la de várias alturas diferentes, dependendo do andar da torre em que estamos.

Demorámo-nos por lá até à hora de jantar, altura em que fomos até ao hotel para nos arranjarmos e irmos ver o futebol a casa dos primos da Olga (jogava-se a última jornada do campeonato português e se o Porto empatasse, o Sporting podia ser campeão).

Quando chegámos ao hotel, o primo da Olga já estava à espera com o táxi preparado para nos levar perto de Saint-Denis, onde nos esperava um jantar descontraído e divertido.

Ficámos na conversa até às tantas e até deu para fazer uns joguinhos de Pro Evolution Soccer com o filho da prima da Olga. Acabámos por chegar ao hotel às 3h da manhã e teríamos de nos levantar por volta das 5h, para sairmos e apanharmos o autocarro de volta ao aeroporto. Sendo assim, bebemos um café e fizemos uma directa. Arrumámos todas as coisas, tomámos o pequeno almoço e esperámos pela hora de saída. Dormiríamos no regresso a Portugal...

29th May 2007

je viens de voir tes nouvelles tous les mots et tous les paiseges. Tres tres tres agreable. Ju suis heurex de voir mon sobrinho a se promener en Paris. Aurevoir

Tot: 0.073s; Tpl: 0.012s; cc: 6; qc: 46; dbt: 0.0479s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb