Haiti ... Ultimo dia na Escola e Orfanato


Advertisement
Published: August 1st 2012
Edit Blog Post

Resumo:Ultimo dia na Escola/Orfanato; Choro pela 2 vez desde que estou no Haiti; Estou bem.



Foi o meu ultimo dia na escola e no orfanato. Achei que seria mais fácil dizer tchau para as crianças. Na escola nao tive problemas, pois foi também o ultimo dia delas ate setembro (ferias). Assim, nao sinto que eu os abandonei. No orfanato que foi a minha surpresa.

Pensei muito hoje sobre como foi o meu período no orfanato. Conclui que eu nao posso morar com elas todo o tempo. 1) porque eu acabo nao tendo tempo para mim e consequentemente nao tenho tempo para pensar no que fazer com as criancas e qual projeto quero desenvolver com elas. e 2) porque elas se apegam de mais.

Chorei porque eu nao achei que as crianças fossem chorar. Eu nao fui a melhor Amy que eles poderiam ter, sabe? Por diversas vezes eu estava cansada, por dormir mal, por nao conseguir tomar banho, por nao lavar as minhas roupas, por nao ter eletricidade, etc. Assim, quando elas queriam brincar eu dizia: "depois, depois". Foi muito dificil eu conseguir energia para estar "24h" com elas. Nem meditar era possivel.

Sempre tenho a impressao que eu poderia ter feito mais. Assim, achei que a minha estadia la fosse algo superficial para elas .. mas nao. Recebi bilhetes dizendo que sentiriam a minha falta, abracos calorosos e lagrimas escorriam ate da empregada da escola (que mora no porao da casa). Eh dificil descrever como foi a minha despedida. Pois foi um mix de tristeza e de alivio tambem. Eu sabia que o Haiti seria dificil, mas nao sabia que seria tao cansativo.



Estou bem! Emocionalmente cansada, mas bem.

ps: a primeira vez que eu chorei foi ao ter Benley dormindo no meu colo. Benley eh um menino de 6 anos que mora no porao com a empregada da escola. A mae faleceu e o pai esta muito doente. Ele pediu para voltar para o Brasil comigo. Quando disse que nao voltaria tao cedo e que iria viajar, ele pediu para viajar comigo. Ele era super grudado em mim, mesmo na escola. Vou tentar ter noticias dele mais para frente.

Advertisement



11th November 2012

Updating!
Oi, Ge, estou atualizando a leitura dos seus posts e esse, em especial, me deixou super emocionada! Pq eu sei como vc ama criança e imagino como deve ter sido difícil se despedir delas, ainda mais d Benley q tanto se apegou a vc! A vida é assim, pessoas vêm e vão, a jornada continua! Fique bem! Beijão!
12th November 2012

Pessoas vem e vao
pois eh mari .. isso eh a parte bem triste da minha viagem. muitas pessoas vem e vao em uma velocidade q eu nao consigo acompanhar os meus sentimentos. =) mas eu sei q faz parte. ps: vc esta atrasada amiga! ainda no haiti? rs.

Tot: 0.304s; Tpl: 0.01s; cc: 14; qc: 63; dbt: 0.0736s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb